Uso do teste de Torrance para avaliar a técnica dos seis chapéus
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198511 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018. |
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Uso do teste de Torrance para avaliar a técnica dos seis chapéusEngenharia e gestão do conhecimentoCriatividadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.Hoje em dia a criatividade é o capital de valor, não mais a memória. Até porque confiamos em máquinas ou até e-mail para armazenar os dados. Necessita-se de pessoas que se adaptem, que estejam treinadas para as mudanças tecnológicas, organizacionais e comportamentais. O presente trabalho tem por objetivo verificar como ocorre o estímulo da criatividade em alunos identificando técnicas de estímulo da criatividade mais especificamente na etapa inicial da criatividade que é a geração de ideias. O foco, portanto, é estimular a criatividade em alunos. O estudo teve como objetivo geral resolver o problema da pesquisa: como o uso de técnicas funciona para promover a criatividade? O objetivo geral é geral é avaliar o grau de criatividade de turmas no ensino superior através da técnica dos seis chapéus do conhecimento. A pesquisa é exploratória quali-quantitativa. A amostra do estudo constituiu de 3 grupos. Primeiro grupo: 5 alunos da pós-graduação para grupo de controle, segundo grupo: 46 alunos da graduação da UFSC. e terceiro grupo: 6 alunos da graduação da UDESC. Diversas técnicas foram identificadas na pesquisa bibliográfica: brainstorm, brainwriting, construção de cenários, quadro morfológico, modelos mentais word café, tilmag, seis chapéus do conhecimento. A técnica escolhida foi a dinâmica dos seis chapéus do conhecimento devido sua diversidade de benefícios. Foi aplicado, também, o teste de Torrance dividido em duas partes (Figural e Verbal) para identificar se a dinâmica melhorou a criatividade dos alunos no teste de Torrance e em quais dimensões foram mais evidenciadas antes e depois de aplicar a dinâmica. Foi feito a comparação do antes e depois das oito dimensões do teste de Torrance com o teste não-paramétrico Wilcoxon. Como resultados, no teste Figural da UDESC e da UFSC, as dimensões: fluência, flexibilidade e elaboração tiveram mais diferenças significativas em ambos os grupos. No teste Verbal da UDESC e UFSC, a dimensão que obteve diferença significativa foi a perspectiva incomum. A criatividade é, portanto, um valor da sociedade e merece estudos mais aprofundados. O compartilhamento foi um item identificado para criatividade. Por fim, sugere-se um melhor teste em menor tempo. Sugere-se uma proposta de avaliação e metodologia que envolva: estímulo da criatividade, técnicas, avaliação da criatividade e compartilhamento de ideias.Abstract : Nowadays creativity is the capital of value, no longer a memory. Partially accurate in machines or even email to store the data. Need people to adapt, be trained for technological, organizational and behavioral changes. The present work aims to verify if there is or is not what is more creative in the creativity class that is a generation of ideas. The focus, therefore, is to stimulate creativity in students. The goal of the study was to solve the research problem: how does the use of techniques work to promote creativity? General education is higher than the average of six years of knowledge. The research is qualitative- quantitative exploration. A sample of the study consisted of 3 groups. First group: 5 students of the post-graduation in control group, second group: 46 undergraduate students from UFSC. and third group: 6 undergraduate students from UDESC. Several techniques have been researches in the bibliographical bibliography: brainstorming, brainwriting, scenario building, morphological framework, mental term word coffee, tilmag, six guardian of knowledge. One technique chosen was one of the six times smarter because of its diversity of benefits. It was also applied the Torrance test in two parts for better execution and later application of dynamics. Preoperative and postoperative comparison of the torrance measurement with the Wilcoxon nonparametric test was performed. As a result, there is no performance test in UDESC and UFSC, as the variables: flexibility, flexibility and performance have been more significant in both groups. No verbal test from UDESC and UFSC, a series that was more comprehensive for an unusual perspective. Creativity is thus a value of society and deserves further study. The album was an item identified for creativity. Finally, a better test is suggested in a shorter time. It is suggested a proposal of evaluation and its methodology: stimulation to the creativity techniques, evaluation of the creativity and sharing of ideas.Fialho, Francisco Antonio PereiraLapolli, Édis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaAlemsan, Nárima2019-07-25T11:48:24Z2019-07-25T11:48:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf360513https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198511porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:48:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198511Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:48:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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