Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41679 |
Resumo: | No presente estudo avaliámos a autopercepção da criatividade de um grupo de estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú e o resultado da aplicação do Teste de Criatividade de Torrance a 12 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Em termos metodológicos recorremos à investigação qualitativa do tipo pesquisa- ação e ao uso de um formulário com uma pergunta aberta e o referido Teste de Criatividade, ambos aplicados antes e após a ação. Podemos observar que os estudantes que se autoavaliam como pouco criativos apresentam resultados acima da média no Teste de Torrance, assim como registamos uma evolução significativa do grupo face à primeira e a segunda avaliação, tanto no Teste de Torrance quanto na perceção da sua criatividade. A oficina (40 horas) agregou elementos propícios à expressão da criatividade dos participantes, especificamente na ampliação da visão de si mesmo como ser criativo. |
id |
RCAP_15bc5d331ae4527c0d529e1f3efa0ace |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41679 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torranceThe creativity of university students: self-perception and evaluation in torrance testEducaçãoCriatividadeEnsino superiorAvaliaçãoCreativityEducationEvaluationHigher educationNo presente estudo avaliámos a autopercepção da criatividade de um grupo de estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú e o resultado da aplicação do Teste de Criatividade de Torrance a 12 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Em termos metodológicos recorremos à investigação qualitativa do tipo pesquisa- ação e ao uso de um formulário com uma pergunta aberta e o referido Teste de Criatividade, ambos aplicados antes e após a ação. Podemos observar que os estudantes que se autoavaliam como pouco criativos apresentam resultados acima da média no Teste de Torrance, assim como registamos uma evolução significativa do grupo face à primeira e a segunda avaliação, tanto no Teste de Torrance quanto na perceção da sua criatividade. A oficina (40 horas) agregou elementos propícios à expressão da criatividade dos participantes, especificamente na ampliação da visão de si mesmo como ser criativo.This study presents an evaluation regarding the perception of creativity of a group of students from the University of Vale do Acaraú and the result of Torrance Creativity Test as applied to 12 Scholarship Fellows from the Institutional Program for Scientific Initiation and Development. Concerning the methodology, we used the qualitative research of action research type, a questionnaire with an open question and the referred Creativity Test, both applied before and after the action. We can thus observe that students who self-assessed themselves as uncreative have presented results above the average results within the Torrance test, and we identified a significant evolution of the group when it comes to the first and the second evaluation, both in the Torrance test and in their perception of creativity. The workshop (40 hours) added elements that supported the very expression of creativity by the participants, specifically their personal perception as creative beings.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaViana, Rebeca SalesSilva, Levi Leonido F.Morgado, Elsa M. G.2023-07-12T13:30:57Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41679por2316-990710.14571/brajets.v15.nse1.92-99000982326500007info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-18T01:39:39Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:55.130887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance The creativity of university students: self-perception and evaluation in torrance test |
title |
Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance |
spellingShingle |
Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance Viana, Rebeca Sales Educação Criatividade Ensino superior Avaliação Creativity Education Evaluation Higher education |
title_short |
Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance |
title_full |
Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance |
title_fullStr |
Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance |
title_full_unstemmed |
Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance |
title_sort |
Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance |
author |
Viana, Rebeca Sales |
author_facet |
Viana, Rebeca Sales Silva, Levi Leonido F. Morgado, Elsa M. G. |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Levi Leonido F. Morgado, Elsa M. G. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Rebeca Sales Silva, Levi Leonido F. Morgado, Elsa M. G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Criatividade Ensino superior Avaliação Creativity Education Evaluation Higher education |
topic |
Educação Criatividade Ensino superior Avaliação Creativity Education Evaluation Higher education |
description |
No presente estudo avaliámos a autopercepção da criatividade de um grupo de estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú e o resultado da aplicação do Teste de Criatividade de Torrance a 12 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Em termos metodológicos recorremos à investigação qualitativa do tipo pesquisa- ação e ao uso de um formulário com uma pergunta aberta e o referido Teste de Criatividade, ambos aplicados antes e após a ação. Podemos observar que os estudantes que se autoavaliam como pouco criativos apresentam resultados acima da média no Teste de Torrance, assim como registamos uma evolução significativa do grupo face à primeira e a segunda avaliação, tanto no Teste de Torrance quanto na perceção da sua criatividade. A oficina (40 horas) agregou elementos propícios à expressão da criatividade dos participantes, especificamente na ampliação da visão de si mesmo como ser criativo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-07-12T13:30:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/41679 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/41679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2316-9907 10.14571/brajets.v15.nse1.92-99 000982326500007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132075593302016 |