Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Rebeca Sales
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Levi Leonido F., Morgado, Elsa M. G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41679
Resumo: No presente estudo avaliámos a autopercepção da criatividade de um grupo de estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú e o resultado da aplicação do Teste de Criatividade de Torrance a 12 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Em termos metodológicos recorremos à investigação qualitativa do tipo pesquisa- ação e ao uso de um formulário com uma pergunta aberta e o referido Teste de Criatividade, ambos aplicados antes e após a ação. Podemos observar que os estudantes que se autoavaliam como pouco criativos apresentam resultados acima da média no Teste de Torrance, assim como registamos uma evolução significativa do grupo face à primeira e a segunda avaliação, tanto no Teste de Torrance quanto na perceção da sua criatividade. A oficina (40 horas) agregou elementos propícios à expressão da criatividade dos participantes, especificamente na ampliação da visão de si mesmo como ser criativo.
id RCAP_15bc5d331ae4527c0d529e1f3efa0ace
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41679
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torranceThe creativity of university students: self-perception and evaluation in torrance testEducaçãoCriatividadeEnsino superiorAvaliaçãoCreativityEducationEvaluationHigher educationNo presente estudo avaliámos a autopercepção da criatividade de um grupo de estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú e o resultado da aplicação do Teste de Criatividade de Torrance a 12 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Em termos metodológicos recorremos à investigação qualitativa do tipo pesquisa- ação e ao uso de um formulário com uma pergunta aberta e o referido Teste de Criatividade, ambos aplicados antes e após a ação. Podemos observar que os estudantes que se autoavaliam como pouco criativos apresentam resultados acima da média no Teste de Torrance, assim como registamos uma evolução significativa do grupo face à primeira e a segunda avaliação, tanto no Teste de Torrance quanto na perceção da sua criatividade. A oficina (40 horas) agregou elementos propícios à expressão da criatividade dos participantes, especificamente na ampliação da visão de si mesmo como ser criativo.This study presents an evaluation regarding the perception of creativity of a group of students from the University of Vale do Acaraú and the result of Torrance Creativity Test as applied to 12 Scholarship Fellows from the Institutional Program for Scientific Initiation and Development. Concerning the methodology, we used the qualitative research of action research type, a questionnaire with an open question and the referred Creativity Test, both applied before and after the action. We can thus observe that students who self-assessed themselves as uncreative have presented results above the average results within the Torrance test, and we identified a significant evolution of the group when it comes to the first and the second evaluation, both in the Torrance test and in their perception of creativity. The workshop (40 hours) added elements that supported the very expression of creativity by the participants, specifically their personal perception as creative beings.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaViana, Rebeca SalesSilva, Levi Leonido F.Morgado, Elsa M. G.2023-07-12T13:30:57Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41679por2316-990710.14571/brajets.v15.nse1.92-99000982326500007info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-18T01:39:39Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:55.130887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance
The creativity of university students: self-perception and evaluation in torrance test
title Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance
spellingShingle Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance
Viana, Rebeca Sales
Educação
Criatividade
Ensino superior
Avaliação
Creativity
Education
Evaluation
Higher education
title_short Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance
title_full Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance
title_fullStr Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance
title_full_unstemmed Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance
title_sort Criatividade de estudantes universitários: autopercepção e avaliação no teste de torrance
author Viana, Rebeca Sales
author_facet Viana, Rebeca Sales
Silva, Levi Leonido F.
Morgado, Elsa M. G.
author_role author
author2 Silva, Levi Leonido F.
Morgado, Elsa M. G.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Rebeca Sales
Silva, Levi Leonido F.
Morgado, Elsa M. G.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Criatividade
Ensino superior
Avaliação
Creativity
Education
Evaluation
Higher education
topic Educação
Criatividade
Ensino superior
Avaliação
Creativity
Education
Evaluation
Higher education
description No presente estudo avaliámos a autopercepção da criatividade de um grupo de estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú e o resultado da aplicação do Teste de Criatividade de Torrance a 12 bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico. Em termos metodológicos recorremos à investigação qualitativa do tipo pesquisa- ação e ao uso de um formulário com uma pergunta aberta e o referido Teste de Criatividade, ambos aplicados antes e após a ação. Podemos observar que os estudantes que se autoavaliam como pouco criativos apresentam resultados acima da média no Teste de Torrance, assim como registamos uma evolução significativa do grupo face à primeira e a segunda avaliação, tanto no Teste de Torrance quanto na perceção da sua criatividade. A oficina (40 horas) agregou elementos propícios à expressão da criatividade dos participantes, especificamente na ampliação da visão de si mesmo como ser criativo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-07-12T13:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/41679
url http://hdl.handle.net/10400.14/41679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2316-9907
10.14571/brajets.v15.nse1.92-99
000982326500007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132075593302016