Análise da evolução de defeitos no pavimento asfático em quatro trechos de rodovias federais no Estado de MS: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Deodoro Barbosa de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177976
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Especialização em Operações Rodoviárias.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRezende, Deodoro Barbosa deMarcon, Antônio FortunatoSantos, Silvio dos2017-08-02T16:12:03Z2017-08-02T16:12:03Z2017-08-02https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177976TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Especialização em Operações Rodoviárias.Este trabalho trata de estudo do comportamento dos pavimentos de quatro trechos de rodovias federais de Mato Grosso do Sul, com base em levantamentos pesquisados junto ao DNIT e a ANTT, os quais foram realizados nos anos de 2004, 2008, 2012, 2014 e 2016. Qual é a contribuição das equações de previsão de desempenho dos pavimentos para o sistema de gerência de pavimentos? A hipótese é que o uso adequado das equações de previsão de desempenho pelos gestores viários é mais eficaz técnica e economicamente nas atividades de planejamento viário, em detrimento da ingerência política, para a estimativa dos recursos financeiros necessários para uma adequada conservação e/ou manutenção das vias públicas. Este trabalho tem como objetivo comparar a evolução dos defeitos de pavimentos de quatro trechos de rodovias federais de MS, com as previsões de equações de desempenho, que foram desenvolvidas em pesquisas nacionais e internacionais, as quais predizem a evolução da condição de pavimentos flexíveis, ao longo do tempo e do tráfego atuante. O método empregado foi, do ponto de vista da abordagem da questão em epígrafe, qualitativo e quantitativo, além de revisão bibliográfica; dados de projetos e relatórios, dados de levantamentos de campo e comparação dos resultados foram utilizados para alcançar os objetivos. Os resultados encontrados indicam que a idade do pavimento, o tráfego, o número estrutural corrigido e a pluviometria são alguns dos fatores importantes que influenciam a evolução dos defeitos de pavimentos flexíveis. A conclusão é que o uso das linhas de tendência de desempenho do pavimento pode ser utilizado com boa eficiência, pelos gestores viários, para a previsão das condições futuras dos pavimentos.This work deals with the study of pavement behavior of four sections of federal highways of Mato Grosso do Sul State (MS), based on surveys executed by DNIT and ANTT, which were carried out in the years 2004, 2008, 2012, 2014 and 2016. What is the contribution of the pavement performance prediction equations to the pavement management system? The hypothesis is that the proper use of performance prediction equations by road managers is technical and economically more efficient for road planning activities, to the detriment of political interference, in estimating the financial resources necessary for proper conservation and/or maintenance of public roads. The objective of this work is to compare the evolution of the pavement distresses of four sections of federal highways of MS, with predictions of the performance equations, which were developed in national and international researches, which predict the condition evolution of flexible pavements, based on time and traffic. The method used was, from the point of view of the approach of the above question, qualitative and quantitative, besides bibliographical review; data from projects and reports, data from field surveys and results comparisons were used to meet the objectives. The results indicate that the age of the pavement, the traffic, the modified structural number and the rainfall are factors, among others, that have influence on the distress evolution of flexible pavements. The conclusion is that the pavement performance trend lines can be used with good efficiency by road managers to predict the future conditions of the pavements.102 f.Gerenciamento de PavimentoModelo de DesempenhoDefeitos SuperficiaisRodovia FederalPavement ManagementPerformance ModelDistressesHighwayAnálise da evolução de defeitos no pavimento asfático em quatro trechos de rodovias federais no Estado de MS: estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALAnálise da evolução de defeitos no pavimento asfáltico em quatro trechos de rodovias federais no Estado de MS.pdfAnálise da evolução de defeitos no pavimento asfáltico em quatro trechos de rodovias federais no Estado de MS.pdfTCCapplication/pdf3019605https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177976/1/An%c3%a1lise%20da%20evolu%c3%a7%c3%a3o%20de%20defeitos%20no%20pavimento%20asf%c3%a1ltico%20em%20quatro%20trechos%20de%20rodovias%20federais%20no%20Estado%20de%20MS.pdfd348c68d902f813f66caf39f10461de8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/177976/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1779762017-08-02 13:12:04.097oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-02T16:12:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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