Avaliação funcional de pavimento flexível em trechos das rodovias BR-426 e PB -306, na cidade de Princesa Isabel-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Raquel Patriota.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27219
Resumo: Tendo em vista que o nível de degradação das rodovias influencia diretamente na qualidade da mobilidade e na segurança dos usuários, estudou-se a avaliação funcional de pavimentos flexíveis, considerando três trechos pertencentes às rodovias que cruzam o município de Princesa Isabel-PB, sendo elas, BR-426 e PB-306. O trabalho teve como objetivo analisar a superfície destes trechos, visando a identificação e quantificação de manifestações patológicas, bem como conceituar o estado de conservação das vias por meio de duas metodologias: Levantamento Visual Contínuo (LVC) e Índice de Gravidade Global (IGG). Através da execução destes procedimentos, foi determinado o Índice de Condição de Pavimentos Flexíveis (ICPF), Índice de Gravidade Global Expedito (IGGE), Índice do Estado de Superfície do Pavimento (IES) e Índice de Gravidade Global (IGG). Por último, foi desenvolvida uma análise comparativa entre os métodos aplicados, onde atestou-se o estado de conservação das rodovias nos referidos trechos. Considerando os conceitos “péssimo” e “ruim”, os resultados mostraram que houve convergência dos métodos executados em dois terços dos trechos analisados, havendo, portanto, divergência em apenas um segmento. Para o segmento da PB-306, classificado como “péssimo” pelos dois métodos, recomenda-se a intervenção nos trechos considerados. Já para o trecho coincidente BR-426/PB306, classificado como “ruim”' por ambos os métodos, é sugerida a realização de manutenções em áreas localizadas, a fim de efetuar correções de panelas, bem como das demais irregularidades longitudinais e transversais encontradas na superfície. Por fim, o segmento da BR-426 foi conceituado como “bom” pelo LVC e como regular pelo IGG, necessitando apenas de algumas correções em pontos específicos da via.
id UFCG_289ee4cd31209f7c90994066990cbdb1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27219
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling CHAGAS, Rodrigo Mendes Patrício.CHAGAS, Rodrigo. M. P.http://lattes.cnpq.br/5977213819094643SOUSA NETO, Valter Ferreira de.NETO, Valter Ferreira de Sousahttp://lattes.cnpq.br/2556654243832003CARVALHO, Carla Caroline Alves de.LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.ALVES, R. P.http://lattes.cnpq.br/0152982173994701ALVES, Raquel Patriota.Tendo em vista que o nível de degradação das rodovias influencia diretamente na qualidade da mobilidade e na segurança dos usuários, estudou-se a avaliação funcional de pavimentos flexíveis, considerando três trechos pertencentes às rodovias que cruzam o município de Princesa Isabel-PB, sendo elas, BR-426 e PB-306. O trabalho teve como objetivo analisar a superfície destes trechos, visando a identificação e quantificação de manifestações patológicas, bem como conceituar o estado de conservação das vias por meio de duas metodologias: Levantamento Visual Contínuo (LVC) e Índice de Gravidade Global (IGG). Através da execução destes procedimentos, foi determinado o Índice de Condição de Pavimentos Flexíveis (ICPF), Índice de Gravidade Global Expedito (IGGE), Índice do Estado de Superfície do Pavimento (IES) e Índice de Gravidade Global (IGG). Por último, foi desenvolvida uma análise comparativa entre os métodos aplicados, onde atestou-se o estado de conservação das rodovias nos referidos trechos. Considerando os conceitos “péssimo” e “ruim”, os resultados mostraram que houve convergência dos métodos executados em dois terços dos trechos analisados, havendo, portanto, divergência em apenas um segmento. Para o segmento da PB-306, classificado como “péssimo” pelos dois métodos, recomenda-se a intervenção nos trechos considerados. Já para o trecho coincidente BR-426/PB306, classificado como “ruim”' por ambos os métodos, é sugerida a realização de manutenções em áreas localizadas, a fim de efetuar correções de panelas, bem como das demais irregularidades longitudinais e transversais encontradas na superfície. Por fim, o segmento da BR-426 foi conceituado como “bom” pelo LVC e como regular pelo IGG, necessitando apenas de algumas correções em pontos específicos da via.Considering that the level of degradation of the highways directly influences the quality of mobility and the safety of users, the functional evaluation of flexible pavements was studied, considering three sections belonging to the highways that cross the municipality of Princesa Isabel-PB, which are, BR-426 and PB-306. The objective of this work was to analyze the surface of these stretches, aiming at the identification and quantification of defects, as well as conceptualizing the state of conservation of the roads through two methodologies: Continuous Visual Survey (CVS) and Global Severity Index (GSI). Through the execution of these procedures, the Flexible Pavement Condition Index (FPCI), Expedito Global Severity Index (EGSI), Pavement Surface Condition Index (PSCI), and Global Severity Index (GSI) were determined. Finally, a comparative analysis was developed between the applied methods, where the state of conservation of the highways in the referred sections was attested. Considering the concepts “very bad” and “bad”, the results showed that there was the convergence of the methods performed in two-thirds of the analyzed sections, with, therefore, divergence in only one segment. For the PB-306 segment, classified as “very bad” by both methods, intervention in the considered sections is recommended. As for the coincident stretch BR-426/PB306, classified as "bad"' by both methods, it is suggested to carry out maintenance in localized areas, in order to make corrections of potholes, as well as other longitudinal and transverse irregularities found in the surface. Finally, the BR-426 segment was considered “good” by the CVS and as regular by the GSI, requiring only some corrections at specific points of the road.Submitted by JOELMA NASCIMENTO (joelma_goldmann@hotmail.com) on 2022-09-15T13:31:09Z No. of bitstreams: 1 RAQUEL PATRIOTA ALVES – TCC – ENGENHARIA CIVIL – 2022.pdf: 8725792 bytes, checksum: 7d762e179ec5ab92e5938e6b0f3b4d8e (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-15T13:31:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAQUEL PATRIOTA ALVES – TCC – ENGENHARIA CIVIL – 2022.pdf: 8725792 bytes, checksum: 7d762e179ec5ab92e5938e6b0f3b4d8e (MD5) Previous issue date: 2022-08-22Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTAAvaliação funcional de pavimento flexível em trechos das rodovias BR-426 e PB -306, na cidade de Princesa Isabel-PB.Functional evaluation of flexible pavement in sections of highways BR-426 and PB-306, in the city of Princesa Isabel-PB.2022-08-222022-09-15T13:31:09Z2022-09-152022-09-15T13:31:09Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27219ALVES, Raquel Patriota. Avaliação funcional de pavimento flexível em trechos das rodovias BR-426 e PB -306, na cidade de Princesa Isabel-PB. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2022.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPavimento flexívelDefeitos em pavimentoAvaliação funcional - pavimentoFunctional assessment - floorFlexible flooringPavement defectsRodovias - Manifestações patológicasHighways - Pathological ManifestationsCidade de Princesa Isabel - PBCity of Princess Isabel - PBporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27219/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALRAQUEL PATRIOTA ALVES – TCC – ENGENHARIA CIVIL – 2022.pdfRAQUEL PATRIOTA ALVES – TCC – ENGENHARIA CIVIL – 2022.pdfapplication/pdf8725792http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27219/1/RAQUEL+PATRIOTA+ALVES+%E2%80%93+TCC+%E2%80%93+ENGENHARIA+CIVIL+%E2%80%93+2022.pdf7d762e179ec5ab92e5938e6b0f3b4d8eMD51riufcg/272192022-09-15 10:31:09.279oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:31:41.041190Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação funcional de pavimento flexível em trechos das rodovias BR-426 e PB -306, na cidade de Princesa Isabel-PB.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Functional evaluation of flexible pavement in sections of highways BR-426 and PB-306, in the city of Princesa Isabel-PB.
title Avaliação funcional de pavimento flexível em trechos das rodovias BR-426 e PB -306, na cidade de Princesa Isabel-PB.
spellingShingle Avaliação funcional de pavimento flexível em trechos das rodovias BR-426 e PB -306, na cidade de Princesa Isabel-PB.
ALVES, Raquel Patriota.
Pavimento flexível
Defeitos em pavimento
Avaliação funcional - pavimento
Functional assessment - floor
Flexible flooring
Pavement defects
Rodovias - Manifestações patológicas
Highways - Pathological Manifestations
Cidade de Princesa Isabel - PB
City of Princess Isabel - PB
title_short Avaliação funcional de pavimento flexível em trechos das rodovias BR-426 e PB -306, na cidade de Princesa Isabel-PB.
title_full Avaliação funcional de pavimento flexível em trechos das rodovias BR-426 e PB -306, na cidade de Princesa Isabel-PB.
title_fullStr Avaliação funcional de pavimento flexível em trechos das rodovias BR-426 e PB -306, na cidade de Princesa Isabel-PB.
title_full_unstemmed Avaliação funcional de pavimento flexível em trechos das rodovias BR-426 e PB -306, na cidade de Princesa Isabel-PB.
title_sort Avaliação funcional de pavimento flexível em trechos das rodovias BR-426 e PB -306, na cidade de Princesa Isabel-PB.
author ALVES, Raquel Patriota.
author_facet ALVES, Raquel Patriota.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CHAGAS, Rodrigo Mendes Patrício.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CHAGAS, Rodrigo. M. P.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5977213819094643
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv SOUSA NETO, Valter Ferreira de.
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv NETO, Valter Ferreira de Sousa
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2556654243832003
dc.contributor.referee1.fl_str_mv CARVALHO, Carla Caroline Alves de.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv ALVES, R. P.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0152982173994701
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Raquel Patriota.
contributor_str_mv CHAGAS, Rodrigo Mendes Patrício.
SOUSA NETO, Valter Ferreira de.
CARVALHO, Carla Caroline Alves de.
LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.
dc.subject.por.fl_str_mv Pavimento flexível
Defeitos em pavimento
Avaliação funcional - pavimento
Functional assessment - floor
Flexible flooring
Pavement defects
Rodovias - Manifestações patológicas
Highways - Pathological Manifestations
Cidade de Princesa Isabel - PB
City of Princess Isabel - PB
topic Pavimento flexível
Defeitos em pavimento
Avaliação funcional - pavimento
Functional assessment - floor
Flexible flooring
Pavement defects
Rodovias - Manifestações patológicas
Highways - Pathological Manifestations
Cidade de Princesa Isabel - PB
City of Princess Isabel - PB
description Tendo em vista que o nível de degradação das rodovias influencia diretamente na qualidade da mobilidade e na segurança dos usuários, estudou-se a avaliação funcional de pavimentos flexíveis, considerando três trechos pertencentes às rodovias que cruzam o município de Princesa Isabel-PB, sendo elas, BR-426 e PB-306. O trabalho teve como objetivo analisar a superfície destes trechos, visando a identificação e quantificação de manifestações patológicas, bem como conceituar o estado de conservação das vias por meio de duas metodologias: Levantamento Visual Contínuo (LVC) e Índice de Gravidade Global (IGG). Através da execução destes procedimentos, foi determinado o Índice de Condição de Pavimentos Flexíveis (ICPF), Índice de Gravidade Global Expedito (IGGE), Índice do Estado de Superfície do Pavimento (IES) e Índice de Gravidade Global (IGG). Por último, foi desenvolvida uma análise comparativa entre os métodos aplicados, onde atestou-se o estado de conservação das rodovias nos referidos trechos. Considerando os conceitos “péssimo” e “ruim”, os resultados mostraram que houve convergência dos métodos executados em dois terços dos trechos analisados, havendo, portanto, divergência em apenas um segmento. Para o segmento da PB-306, classificado como “péssimo” pelos dois métodos, recomenda-se a intervenção nos trechos considerados. Já para o trecho coincidente BR-426/PB306, classificado como “ruim”' por ambos os métodos, é sugerida a realização de manutenções em áreas localizadas, a fim de efetuar correções de panelas, bem como das demais irregularidades longitudinais e transversais encontradas na superfície. Por fim, o segmento da BR-426 foi conceituado como “bom” pelo LVC e como regular pelo IGG, necessitando apenas de algumas correções em pontos específicos da via.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-15T13:31:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-15
2022-09-15T13:31:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27219
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Raquel Patriota. Avaliação funcional de pavimento flexível em trechos das rodovias BR-426 e PB -306, na cidade de Princesa Isabel-PB. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27219
identifier_str_mv ALVES, Raquel Patriota. Avaliação funcional de pavimento flexível em trechos das rodovias BR-426 e PB -306, na cidade de Princesa Isabel-PB. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27219/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/27219/1/RAQUEL+PATRIOTA+ALVES+%E2%80%93+TCC+%E2%80%93+ENGENHARIA+CIVIL+%E2%80%93+2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
7d762e179ec5ab92e5938e6b0f3b4d8e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396835744677888