PERCURSO PARA A META-AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PAÍSES LATINO-AMERICANOS: OS CASOS DA ARGENTINA, BRASIL, CHILE E MÉXICO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96846 |
Resumo: | As exigências que se impõem no mundo contemporâneo, na sociedade do conhecimento, requerem que os países conquistem a democratização do acesso à educação superior de qualidade. Portanto, com a finalidade de aprofundar as pesquisas que direcionam a educação no sentido da qualidade, o estudo teve como objetivo: Analisar o percurso para metaavaliação na educação superior em países Latino- Americanos, nomeadamente Argentina, Brasil, Chile e México. Tendo como conceito que meta-avaliação pode ser entendida como um meio para assegurar e comprovar a qualidade da avaliação na educação, a pesquisa foi desenvolvida. Deste modo, para responder ao problema pesquisa, o procedimento metodológico adotado foi eminentemente de cunho exploratório e descritivo do caso, em cada país. Ao concluir a pesquisa, tem-se como resultado um percurso racional, com datas que estão dispostas em uma seqüência lógica em todos os países da pesquisa, e que o Percurso para a Meta- Avaliação da Educação Superior compõe-se em: Criação, Expansão, Regulação, Avaliação e Meta-avaliação – CERAM, independente das condições a que são submetidos e, sobretudo, das datas em que ocorrem. Enfim, obteve-se como resposta que: O percurso para a meta-avaliação na Argentina, Brasil, Chile e México tem sido – salvaguardado o ritmo e especificidades dos eventos, condicionados por um ambiente social, econômico e político distinto – caracterizado por macro-fases, que se compõem em cinco momentos CERAM da Educação Superior. Portanto, obedecendo a um amadurecimento lógico e natural de cada sistema educacional. |
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