Alfabetização financeira, vieses comportamentais, piramides financeiras e esquemas Ponzi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Pedro Henrique Catulio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248297
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
id UFSC_0d2ee5792ad994d4653fe8392d4a8606
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248297
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Alfabetização financeira, vieses comportamentais, piramides financeiras e esquemas PonziFinancial literacy, behavioral biases, financial pyramids, and Ponzi schemes.Financial LiteracyBehavioral FinancePonzi SchemeEducação FinanceiraFinanças ComportamentaisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.O objetivo deste estudo acadêmico foi investigar os padrões comportamentais que influenciam as decisões dos indivíduos ao participarem de esquemas Ponzi ou pirâmides financeiras. A pesquisa foi conduzida utilizando a metodologia de pesquisa qualitativa exploratória indutiva e os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade com 8 participantes que tiveram exposição a esquemas fraudulentos. O questionário semiestruturado considerou três blocos de pesquisa: (1) Perfil sociodemográfico (2) Alfabetização Financeira e (3) Perfil Comportamental e Vieses Cognitivos. A análise dos participantes revelou a presença de vieses cognitivos, como o viés de confirmação, aversão à perda e otimismo, que influenciam as decisões financeiras. Para uma tomada de decisão financeira mais racional e informada, é fundamental superar esses vieses. Além disso, identificou-se que a falta de conhecimento financeiro e informações claras sobre investimentos é uma das principais causas dessas fraudes. Além disso, o estudo classificou os participantes em perfis comportamentais, identificando diferenças em seus processos de investigação, avaliação e tomada de decisão em investimentos. Uma limitação do estudo foi encontrar pessoas dispostas a compartilhar eventos prejudiciais e, em alguns casos, traumáticos relacionados aos esquemas fraudulentos. Por fim, espera-se que este trabalho contribua para a formulação e implementação de programas de alfabetização financeira que abordem as necessidades identificadas pelos participantes e sensibilizem sobre os temas sensíveis relacionados aos esquemas fraudulentosThe objective of this academic study was to investigate the behavioral patterns that influence individuals' decision-making when participating in Ponzi or pyramid financial schemes. The research was conducted using the methodology of inductive, exploratory qualitative research, and the data were collected through in-depth interviews with 8 participants who had been exposed to fraudulent schemes. The semi-structured questionnaire considered three research blocks: (1) Sociodemographic Profile, (2) Financial Literacy, and (3) Behavioral Profile and Cognitive Biases. The analysis of the participants revealed the presence of cognitive biases, such as confirmation bias, loss aversion, and optimism, which influence financial decisions. Overcoming these biases is essential for a more rational and informed financial decision-making process. Additionally, it was identified that the lack of financial knowledge and clear information about investments is one of the main causes of these frauds. Moreover, the study classified the participants into behavioral profiles, identifying differences in their processes of investigation, evaluation, and decision-making in investments. One limitation of the study was finding individuals willing to share detrimental and, in some cases, traumatic events related to fraudulent schemes. Finally, it is expected that this work will contribute to the formulation and implementation of financial literacy programs that address the needs identified by the participants and raise awareness about sensitive topics related to fraudulent schemes.Florianópolis, SC.Paraboni, Ana LuizaUniversidade Federal de Santa Catarina.Anjos, Pedro Henrique Catulio2023-07-06T21:32:34Z2023-07-06T21:32:34Z2023-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis94application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248297Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-06T21:32:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248297Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-06T21:32:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização financeira, vieses comportamentais, piramides financeiras e esquemas Ponzi
Financial literacy, behavioral biases, financial pyramids, and Ponzi schemes.
title Alfabetização financeira, vieses comportamentais, piramides financeiras e esquemas Ponzi
spellingShingle Alfabetização financeira, vieses comportamentais, piramides financeiras e esquemas Ponzi
Anjos, Pedro Henrique Catulio
Financial Literacy
Behavioral Finance
Ponzi Scheme
Educação Financeira
Finanças Comportamentais
title_short Alfabetização financeira, vieses comportamentais, piramides financeiras e esquemas Ponzi
title_full Alfabetização financeira, vieses comportamentais, piramides financeiras e esquemas Ponzi
title_fullStr Alfabetização financeira, vieses comportamentais, piramides financeiras e esquemas Ponzi
title_full_unstemmed Alfabetização financeira, vieses comportamentais, piramides financeiras e esquemas Ponzi
title_sort Alfabetização financeira, vieses comportamentais, piramides financeiras e esquemas Ponzi
author Anjos, Pedro Henrique Catulio
author_facet Anjos, Pedro Henrique Catulio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paraboni, Ana Luiza
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Pedro Henrique Catulio
dc.subject.por.fl_str_mv Financial Literacy
Behavioral Finance
Ponzi Scheme
Educação Financeira
Finanças Comportamentais
topic Financial Literacy
Behavioral Finance
Ponzi Scheme
Educação Financeira
Finanças Comportamentais
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-06T21:32:34Z
2023-07-06T21:32:34Z
2023-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248297
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 94
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652410655080448