LADO B LADO A”: REFLEXÕES SOBRE O LAZER E A ARTE COMO RESISTÊNCIA DOS CORPOS PERIFÉRICOS NAS CIDADES
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240777 |
Resumo: | No presente texto realizamos uma análise sociocultural de um produto artístico, o álbum Lado B Lado A (1999), da banda carioca O Rappa. O contexto da pandemia serviu de inspiração para pensarmos o papel da arte como elemento de resistência dos indivíduos frente ao confinamento e isolamento social e ao mesmo tempo como elemento de resistência dos indivíduos que vivem nas periferias na busca por se fazerem ouvir. Para isso nos propomos a estabelecer um diálogo com autores dos campos da sociologia (Norbert Elias e Pierre Bourdieu) e da história (Michel de Certeau), considerando aspectos das políticas públicas e a intervenção Estatal na esfera social, bem como as manifestações do lazer e sua potencialidade mimética e catártica. Inicialmente apresentamos o contexto da pandemia e a sua relação com a esfera micro e macrossocial e uma pequena digressão sobre o contexto sociocultural de que a obra em análise foi produzida. Num segundo momento partimos para análise de algumas músicas selecionadas do álbum “Lado b, Lado a, e por fim apresentamos nossas considerações finais. |
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