A poesia nos cursos de estética de Hegel e no Zibaldone de Leopardi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurgacz, Glaci
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99246
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura
id UFSC_0e4813d3420c131ef1dfea23a4870404
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99246
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A poesia nos cursos de estética de Hegel e no Zibaldone de LeopardiLiteraturaEsteticaPoesiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em LiteraturaA palavra estetica vem do grego IO0NTKN ou aisthesis e seu significado esta vinculado a percepcao e tambem a nocao do que e sensivel ou daquilo que se re-laciona com a sensibilidade. Baumgarten quando usou pela primeira vez, em 1735, a palavra estetica, descreveu-a como a ciencia da beleza. Nos Cursos de Estetica, publicado em 1835, Hegel descreve a sua filosofia da arte, a ciencia do belo, e, mais especificamente, do belo artistico, uma vez que dela se exclui o be-lo natural. Mostra a relacao da poesia com as demais artes e explicita de modo preciso o lugar da poesia como arte. Ja no Zibaldone di Pensieri (1817-1832), Leopardi elabora o seu pensamento estetico atraves da criacao de um sistema de Belas-Artes, especulando sobre o belo, o sublime, o prazer, a simplicidade, o habito, a novidade, a imitacao, a feiura, a surpresa, o gosto, entre outros. Por is-so, o objetivo principal desta tese e verificar como as esteticas de Hegel e Leo-pardi dialogam, especialmente, as formulacoes sobre poesia. A analise permitiu constatar que existem convergencias entre as abordagens esteticas na poesia en-tre o filosofo alemao e o poeta italiano no que tange a distincao entre belo e na-tural, a imaginacao, ao genio, ao elogio aos antigos e a critica aos romanticos, ao gosto, a feiura e a simplicidade. Mas o ponto central de convergencia entre os dois estudiosos deve ser atribuido a imaginacao, uma vez que em Leopardi ela tambem esta relacionada com a sensibilidade e com a criacao artistica. Ja os elementos divergentes sao a nocao de beleza, a hierarquizacao da poesia quanto aos generos literarios, a imitacao e o sublime. Mas o conceito de beleza e a grande diferenca entre Hegel e Leopardi, uma vez que o primeiro se move no terreno do espirito e da historia e o segundo se move no terreno da natureza. Em Hegel, a reflexao esta ancorada nos estimulos sensiveis. Em Leopardi, por outro lado, no habito.The word aesthetics comes from the Greek IO0NTKN or aisthesis and its mean-ing is tied to perception and also to the notion of what is sensitive or that which relates to sensitivity. When Baumgarten first used the word aesthetic in 1735, he described it as the science of beauty. In Courses in Aesthetics, pub-lished in 1835, Hegel describes his philosophy of art, the science of beauty, and more specifically, of artistic beauty, since it excludes natural beauty. He shows the relationship of poetry with other arts and explains precisely poet-ry#fs place as an art. In the Zibaldone di Pensieri (1817-1832), Leopardi de-velops his aesthetic ideas by creating a system of Fine Arts, speculating about the beautiful, the sublime, pleasure, simplicity and habit, novelty, imitation, the ugly, surprise, taste, among others. Therefore, the main objective of this thesis is to verify how the aesthetics of Hegel and Leopardi dialogue, espe-cially, the formulations about poetry. The analysis allowed noticing that there are similarities between the aesthetic approaches in poetry from the German philosopher and the Italian poet regarding the distinction between natural and beautiful, the imagination, the genius, the cheering of the old and the criticism of the Romantics, the taste, the ugliness, and simplicity. But the central point of convergence between the two scholars should be assigned to the imagina-tion, since in Leopardi it is also related to sensitivity and artistic creation. On the other hand, the divergent elements are the notion of beauty, poetry in the hierarchy of literary genres, the imitation and the sublime. Yet the concept of beauty is the main difference between Hegel and Leopardi, since the first moves on the grounds of spirit and history, and the second moves in the field of nature. In Hegel, the reflection is anchored in sensitive stimuli, in Leopardi on the other hand, in the habit.FlorianópolisGuerini, AndréiaStrappini, LuciaUniversidade Federal de Santa CatarinaGurgacz, Glaci2013-03-04T18:09:28Z2013-03-04T18:09:28Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis233 p.| il.application/pdf307994http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99246porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T23:29:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99246Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T23:29:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A poesia nos cursos de estética de Hegel e no Zibaldone de Leopardi
title A poesia nos cursos de estética de Hegel e no Zibaldone de Leopardi
spellingShingle A poesia nos cursos de estética de Hegel e no Zibaldone de Leopardi
Gurgacz, Glaci
Literatura
Estetica
Poesia
title_short A poesia nos cursos de estética de Hegel e no Zibaldone de Leopardi
title_full A poesia nos cursos de estética de Hegel e no Zibaldone de Leopardi
title_fullStr A poesia nos cursos de estética de Hegel e no Zibaldone de Leopardi
title_full_unstemmed A poesia nos cursos de estética de Hegel e no Zibaldone de Leopardi
title_sort A poesia nos cursos de estética de Hegel e no Zibaldone de Leopardi
author Gurgacz, Glaci
author_facet Gurgacz, Glaci
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerini, Andréia
Strappini, Lucia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gurgacz, Glaci
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Estetica
Poesia
topic Literatura
Estetica
Poesia
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-03-04T18:09:28Z
2013-03-04T18:09:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 307994
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99246
identifier_str_mv 307994
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 233 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652369437655040