Comunicação terapêutica na pandemia da Covid-19: perspectivas de trabalhadores de enfermagem e usuários da atenção básica à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Diego Leonardo Fortuna
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235522
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2022.
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spelling Comunicação terapêutica na pandemia da Covid-19: perspectivas de trabalhadores de enfermagem e usuários da atenção básica à saúdeEnfermagemTelemonitoramentoAtenção primária à saúdeCOVID-19Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2022.A doença Coronavírus (Covid-19) é uma infecção viral altamente transmissível entre humanos, que se espalhou pelo mundo. Intervenções, como restrição de circulação, distanciamento físico, isolamento social, foram recomendadas. A comunicação é uma necessidade humana básica que torna o ser humano um ser social. A Enfermagem utiliza tecnologias na prática assistencial de forma sistemática e contínua e, durante a pandemia da Covid-19, aplicou o telemonitoramento e a comunicação remota por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Assim, estabeleceu-se como pergunta de pesquisa: Quais os desafios dos trabalhadores de enfermagem da Atenção Básica de Saúde, na comunicação com os usuários em isolamento por Covid-19? E como objetivo geral: Compreender os desafios da comunicação entre os trabalhadores de enfermagem da Atenção Básica à Saúde e os usuários em isolamento por Covid-19. Este estudo é qualitativo, exploratório e descritivo, desenvolvido em duas Unidades Básicas de Saúde, localizadas em um município de Santa Catarina, com três enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e quinze usuários do sistema de saúde. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, em formato presencial com os profissionais da enfermagem ? com um profissional de forma remota ? e presencial com os usuários, após o período de isolamento por Covid-19, tendo todos os cuidados sanitários. Na análise dos dados, foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados estão retratados em dois manuscritos. O primeiro, ?Comunicação terapêutica dos profissionais de enfermagem da Atenção Básica com os usuários com Covid19?, objetivou compreender quais os desafios da comunicação terapêutica entre as equipes de enfermagem de unidades de Atenção Básica à Saúde e usuários em isolamento por Covid-19. Originou três categorias: novas abordagens na comunicação terapêutica; ruídos na comunicação terapêutica a distância; obstáculos superados, desenvolvendo novas habilidades na comunicação. A conclusão desse artigo permitiu conhecer barreiras: maneira de se comunicar, linguagem; e os facilitadores: sensação de segurança e atendimento das necessidades dos usuários, características identificadas pela enfermagem no monitoramento dos usuários. O segundo manuscrito, ?Telemonitoramento de enfermagem no contexto da Atenção Básica à Saúde: o discurso de usuários em isolamento por Covid-19?, objetivou conhecer como os usuários em isolamento por Covid-19 percebem a comunicação não presencial com as equipes de enfermagem e quais os tipos de comunicação estabelecidos. Foi organizado em quatro ideias centrais: mensagens frequentes, esclarecimento de dúvidas, atenção constante; a enfermagem passou segurança na comunicação, no monitoramento; a videochamada como sugestão para melhorar a comunicação; telemonitoramento de outras situações de saúde como estratégia de comunicação terapêutica. Os usuários referiram satisfação na comunicação por telemonitoramento, na resolução dos seus problemas e nas respostas aos questionamentos, envolvendo a comunicação verbal e não verbal. Os resultados dessa pesquisa retratam a realidade de uma região com distintas características, obstáculos e superações ocorridas e uma nova forma de exercer enfermagem, utilizando comunicação terapêutica por meio das TICs, além da resposta dos usuários frente às mudanças na rotina das unidades de saúde. Este estudo contribui com a reflexão sobre uma nova abordagem de comunicação terapêutica na Enfermagem em meio à pandemia da Covid-19.Abstract: The Coronavirus disease (Covid-19) is a highly transmissible human-to-human viral infection that has spread across the world. Interventions such as restriction of movement, physical distancing, social isolation, were recommended. Communication is a basic human need that makes the human being a social being. Nursing uses technologies in care practice in a systematic and continuous way and, during the Covid-19 pandemic, applied telemonitoring and remote communication through Information and Communication Technologies (ICT). Thus, the following research question was established: What are the challenges of Primary Health Care nursing workers in communicating with users in isolation due to Covid-19? And as a general objective: To understand the challenges of communication between nursing workers in Primary Health Care and users in isolation due to Covid-19. Qualitative, exploratory and descriptive study, developed in two Basic Health Units located in a city of Santa Catarina, with three nurses, four nursing technicians and fifteen users of the health system. Data collection took place through a semi-structured interview, in a face-to-face format with nursing professionals - with a professional remotely - and face-to-face with users, after the period of isolation by Covid-19 with all health care. In data analysis, the Collective Subject Discourse technique was used. The results are depicted in two manuscripts. The first one is entitled ?Therapeutic communication of Primary Care nursing professionals with users with Covid-19?, whose objective was to understand the challenges of therapeutic communication between the nursing teams of Primary Health Care units and users in isolation. by Covid-19. It originated three categories: new approaches in therapeutic communication; noise in therapeutic communication at a distance; obstacles overcome/developing new communication skills. The conclusion of this article made it possible to discover barriers: way of communicating, language; and the facilitators: feeling of security and meeting the needs of users, characteristics identified by nursing in monitoring users. The second manuscript, ?Nursing telemonitoring in the context of Primary Health Care: the discourse of users in isolation due to Covid-19?, aimed to know how users in isolation due to Covid-19 perceive non-face-to-face communication with the nursing teams and what types of communication are established. It was organized into four central ideas: frequent messages, clarification of doubts, constant attention; the nursing passed security in the communication, in the monitoring; video calling as a suggestion to improve communication; telemonitoring of other health situations as a therapeutic communication strategy. Users reported satisfaction in communication via telemonitoring, in solving their problems and in answering questions, involving verbal and non-verbal communication. The results of this research portray the reality of a region with different characteristics, obstacles and overcomings that have occurred and a new way of practicing nursing, using therapeutic communication through ICTs, in addition to the users' response to changes in the routine of health units. This study contributes to the reflection on a new approach to therapeutic communication in Nursing in the midst of the Covid-19 pandemic.Schneider, Dulcinéia GhizoniNascimento, Eliane Regina Pereira doUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Diego Leonardo Fortuna2022-06-08T23:16:02Z2022-06-08T23:16:02Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis90 p.| il.application/pdf376480https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235522porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-08T23:16:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235522Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-08T23:16:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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