EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E CIDADANIA: NOVOS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COPPETE, Maria Conceição
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: WEBER, Cátia, NARDI, Ivanete, FLEURI, Reinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181389
Resumo: O referido artigo tem por finalidade apresentar e refletir sobre as possibilidades de formar professores na temática da diversidade e cidadania numa abordagem intercultural de educação, na modalidade de ensino semipresencial, mediante um programa de formação lançado pelo governo federal, por meio da Universidade Aberta do Brasil, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, pela Rede para a Diversidade do Ministério da Educação. Trata-se da análise de um curso de extensão que se encontra em andamento, ofertado por uma universidade pública federal, e realizado através de um de seus núcleos de pesquisa voltado para a Educação Intercultural e os Movimentos Sociais. O público beneficiário é de quatrocentos professores da rede pública de ensino que atuam na Educação Básica do estado sede da universidade. Para verificar a eficácia e o alcance dos objetivos propostos no referido curso, propôs-se um projeto de pesquisa em uma combinação de abordagem qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório. Os principais instrumentos de coleta de dados são os relatos sistematizados pelos professores tutores, elaborados durante a realização do curso, e o questionário aplicado na fase de entrada e de saída junto ao público envolvido. Por se tratar de um curso em andamento e, por conseguinte, de um projeto de pesquisa que acontece paralelamente à realização do curso, neste estudo são apresentados os resultados preliminares decorrentes dos relatos dos professores tutores principalmente em relação aos encontros presenciais. Como resultado final do curso é esperado formar professores da educação básica, capazes de compreender os temas da diversidade e sua introdução transversal na prática pedagógica escolar. Nesse sentido, é fundamental o acompanhamento de sua realização mediante projeto de pesquisa.
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