SOCIALIZAÇÃO EM FÓRUNS VIRTUAIS – PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA CURSOS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Paula Patrícia Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/63288
Resumo: O objetivo desse artigo é descrever a proposta pedagógica adotada numa instituição de ensino superior que utiliza a modalidade semipresencial como alternativa para promover aprendizagem formal. No aporte teórico, utilizou-se autores como: Behar, Passerino e Bernardi (2007), Piaget (1973), Becker (1994), Behar, Kist e Schneider (2004), Vasconcelos (1995), dentre outros. A metodologia, caracterizada como participativa, privilegiou a cooperação online, tomando por base a interação entre os participantes, especificamente na vivência docente dos alunos-professores em serviço. Apesar de o público-alvo ser bastante heterogêneo (de diversas áreas do conhecimento), o diferencial esteve nas ações tutoriais, dentre elas, na postura provocativa e investigativa da professora-tutora. Como contribuição, a proposta pedagógica mostrou alternativas positivas de serem trabalhadas com professores em serviço, tais como: a desconstrução das certezas professorais, através da socialização das práticas e do conhecimento teórico-prático das interações interindividuais; o incentivo à pesquisa, possibilitando o aluno-professor a (re)pensar os métodos de ensino utilizados; o exercício da autoria e co-autoria, incentivando a valorização das ideias discentes e, sobretudo, os processos avaliativos num curso semipresencial. O sucesso da proposta se deu à utilização de um planejamento flexível, de familiaridade e aprofundamento teórico com o objeto a ser trabalhado, pois o importante quando se utilizam determinadas propostas, é privilegiar a problematização, a cooperação e os saberes construídos em conjunto, todos eles fundamentados em uma concepção epistemológica progressista de educação.
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