Task-game: 'magic the gathering' and the implicit learning of english

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Filho, Raimundo Nonato de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205720
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018.
id UFSC_0f5f30ce2692d3bd87a506d2bb78af21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205720
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSousa Filho, Raimundo Nonato deD'Ely, Raquel Carolina Souza Ferraz2020-03-31T14:00:45Z2020-03-31T14:00:45Z2018360712https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205720Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018.Estudos recentes em Aquisição de Segunda Língua demonstram que a integração de novas tecnologias e a abordagem baseada em tarefas para o ensino de línguas (TBLT) pode produzir um ambiente de aprendizagem mais conectado às realidades dos estudantes (González Lloret & Ortega, 2014). Levando isso em consideração, o principal objetivo deste estudo foi examinar se o jogo de cartas Magic: the Gathering (MTG) impactaria significativamente na aprendizagem de inglês dos jogadores. Para tanto, o jogo foi sistematizado como uma tarefa de acordo com as características apresentadas por Ellis (2003) e denominado jogo-tarefa (task-game) pelo pesquisador. Dentro desta ideia, observou-se os tipos de processos envolvidos ao jogar o task-game, a percepção dos participantes sobre o impacto do jogo em seu próprio desenvolvimento no idioma inglês e se jogar MTG produz ou não aprendizado implícito. Para isso, foram coletados dados de quatro jogadores de MTG que participaram deste estudo. Os dados quantitativos foram obtidos através de dois tipos diferentes de testes, um teste de julgamento de gramaticalidade e um teste de completar lacunas, implementados em momentos de pré e pós-teste. Entre os pré e pós-testes, os jogadores participaram de três sessões do jogo-tarefa que duraram quatro horas cada. Os dados qualitativos foram coletados por meio de questionários de auto avaliação, gravações em vídeo e entrevistas. Os dados foram registrados e analisados quantitativa e qualitativamente. No entanto, não foram realizados testes estatísticos, pois não havia uma quantidade suficiente de participantes. Os resultados gerais não mostraram melhorias notáveis nos pós-testes, uma vez que os escores foram heterogêneos. No entanto, ao analisar os resultados individuais, é possível detectar melhorias por parte de alguns participantes. Embora parte dessas melhorias possa ser atribuída ao efeito do teste, parece haver evidências qualitativas que sugerem que o jogo-tarefa pode ter desempenhado um papel significativo nesse quadro. Além disso, diferenças individuais, como capacidade de processamento e experiência no jogo, podem ter contribuído para a melhoria ou o declínio na pontuação dos participantes nos pós-testes.Abstract : Recent studies in SLA demonstrate that integrating technologies such as games with the task-based approach to language teaching (TBLT) may produce a learning environment which is more connected to students realities (González Llorét & Ortega, 2014). Taking that into consideration, the main goal of this study was to examine if the Trading Card Game (TCG) Magic: the Gathering (MTG) would impact the learning of English of players significantly. For that purpose, the game was systematized as a task according to the criterial features presented by Ellis (2003) and named task-game. Within this idea, one would like to observe whether playing MTG yields implicit language learning or not, the kinds of processes involved in playing the task-game, and to understand how player participants perceive the impact of the game in their own development in the English language. In order to do so, data were gathered from four MTG players who participated of this study. Quantitative data were yielded through two different types of tests, a grammaticality judgement test and a fill in the blanks test, implemented both in pre and post-test moments. In between pre and post-tests, participants engaged in three sessions of the task-game which lasted four hours each. Qualitative data were gathered via self-report questionnaires, video recordings and interviews. The data were recorded and analyzed both quantitatively and qualitatively. However, no statistical tests were run since there were not enough participants. The general results did not show any noticeable improvements, since the scores were heterogeneous. However, when looking at the individual results, there were some improvements by some participants. Although part of these improvements could be attributed to test-effect, there seems to be qualitative evidence to suggest that the task-game might have influenced the participants performances. In addition, individual differences such as processing capacity and experience in the game may have contributed to participants improvement or decline in the post-tests.149 p.| il., gráfs., tabs.engLíngua inglesaJogos educativosAprendizagemTask-game: 'magic the gathering' and the implicit learning of englishinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPGI0142-D.pdfPPGI0142-D.pdfapplication/pdf2250480https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/205720/-1/PPGI0142-D.pdf1994f87fcd5ce02e043213b2d023125fMD5-1123456789/2057202020-03-31 11:00:45.345oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205720Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:00:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Task-game: 'magic the gathering' and the implicit learning of english
title Task-game: 'magic the gathering' and the implicit learning of english
spellingShingle Task-game: 'magic the gathering' and the implicit learning of english
Sousa Filho, Raimundo Nonato de
Língua inglesa
Jogos educativos
Aprendizagem
title_short Task-game: 'magic the gathering' and the implicit learning of english
title_full Task-game: 'magic the gathering' and the implicit learning of english
title_fullStr Task-game: 'magic the gathering' and the implicit learning of english
title_full_unstemmed Task-game: 'magic the gathering' and the implicit learning of english
title_sort Task-game: 'magic the gathering' and the implicit learning of english
author Sousa Filho, Raimundo Nonato de
author_facet Sousa Filho, Raimundo Nonato de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Filho, Raimundo Nonato de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv D'Ely, Raquel Carolina Souza Ferraz
contributor_str_mv D'Ely, Raquel Carolina Souza Ferraz
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Língua inglesa
Jogos educativos
Aprendizagem
topic Língua inglesa
Jogos educativos
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-31T14:00:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-31T14:00:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205720
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 360712
identifier_str_mv 360712
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205720
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/205720/-1/PPGI0142-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1994f87fcd5ce02e043213b2d023125f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805016647041024