The use of games in the english classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doré, Caroline
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200158
Resumo: Esse estudo tem por objetivo discutir o uso de jogos no ensino de inglês. Falamos sobre jogos em geral, tanto jogos eletrônicos como não eletrônicos. Em um tempo em que videogames são mais populares do que nunca, jogos se tornaram uma maneira de engajar pessoas em diferentes atividades, sendo o aprendizado de línguas uma delas. Para alcançar o objetivo, primeiramente são analisadas as definições de jogos ao longo do tempo. Então, é analisado o que é dito sobre jogos nos manuais de metodologia de Ensino de inglês e apresentamos uma pesquisa feita com professores de inglês com o intuito de descobrir quais são suas percepções sobre jogos na sala de aula. Analisando os manuais, a conclusão é que jogos na sala de aula costumavam ser simples, praticamente não eram discutidos, e majoritariamente usados com crianças. Agora, uma vez que jogos se tornaram mais populares, a discussão e a complexidade dos jogos na sala de aula estão crescendo, e adultos também mostram interesse em aprender usando jogos.
id UFRGS-2_8282130e7dfe8fa4510e75b4156d3fd0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200158
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Doré, CarolineSarmento, Simone2019-10-05T03:56:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/200158001102354Esse estudo tem por objetivo discutir o uso de jogos no ensino de inglês. Falamos sobre jogos em geral, tanto jogos eletrônicos como não eletrônicos. Em um tempo em que videogames são mais populares do que nunca, jogos se tornaram uma maneira de engajar pessoas em diferentes atividades, sendo o aprendizado de línguas uma delas. Para alcançar o objetivo, primeiramente são analisadas as definições de jogos ao longo do tempo. Então, é analisado o que é dito sobre jogos nos manuais de metodologia de Ensino de inglês e apresentamos uma pesquisa feita com professores de inglês com o intuito de descobrir quais são suas percepções sobre jogos na sala de aula. Analisando os manuais, a conclusão é que jogos na sala de aula costumavam ser simples, praticamente não eram discutidos, e majoritariamente usados com crianças. Agora, uma vez que jogos se tornaram mais populares, a discussão e a complexidade dos jogos na sala de aula estão crescendo, e adultos também mostram interesse em aprender usando jogos.This study aims at discussing the use of games in English teaching. We talk about games is general, meaning electronic games and non-electronic games. In a time when video games are more popular than ever, games have become a way to engage people in different activities, learning languages being of them. In order to achieve the objective, firstly this work analyzes the definitions of games through the years. Then, it analyzes what is said about games in English teaching methodology manuals and presents a survey done with English teachers to find out what their perceptions about games in the classroom are. By the manuals, the conclusion is that games in the classroom used to be simple, barely discussed, and mostly used with children. Now, since games have become more popular, the discussion and the complexity of games in the classroom are growing, and adults also show interest on learning by using games.application/pdfengJogos educativosEnsino de língua estrangeira (inglês)ManuaisGamesEnglish teachingMethodology ManualsThe use of games in the english classroominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2019Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102354.pdf.txt001102354.pdf.txtExtracted Texttext/plain41609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200158/2/001102354.pdf.txtb5d10f919c2f6e2c7d8bc734a033ed32MD52ORIGINAL001102354.pdfTexto completo (inglês)application/pdf413159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200158/1/001102354.pdfc9a4c342e0511bd0ae420c7e8c4dae47MD5110183/2001582022-08-06 04:51:30.543858oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200158Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:51:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The use of games in the english classroom
title The use of games in the english classroom
spellingShingle The use of games in the english classroom
Doré, Caroline
Jogos educativos
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Manuais
Games
English teaching
Methodology Manuals
title_short The use of games in the english classroom
title_full The use of games in the english classroom
title_fullStr The use of games in the english classroom
title_full_unstemmed The use of games in the english classroom
title_sort The use of games in the english classroom
author Doré, Caroline
author_facet Doré, Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Doré, Caroline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarmento, Simone
contributor_str_mv Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Manuais
topic Jogos educativos
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Manuais
Games
English teaching
Methodology Manuals
dc.subject.eng.fl_str_mv Games
English teaching
Methodology Manuals
description Esse estudo tem por objetivo discutir o uso de jogos no ensino de inglês. Falamos sobre jogos em geral, tanto jogos eletrônicos como não eletrônicos. Em um tempo em que videogames são mais populares do que nunca, jogos se tornaram uma maneira de engajar pessoas em diferentes atividades, sendo o aprendizado de línguas uma delas. Para alcançar o objetivo, primeiramente são analisadas as definições de jogos ao longo do tempo. Então, é analisado o que é dito sobre jogos nos manuais de metodologia de Ensino de inglês e apresentamos uma pesquisa feita com professores de inglês com o intuito de descobrir quais são suas percepções sobre jogos na sala de aula. Analisando os manuais, a conclusão é que jogos na sala de aula costumavam ser simples, praticamente não eram discutidos, e majoritariamente usados com crianças. Agora, uma vez que jogos se tornaram mais populares, a discussão e a complexidade dos jogos na sala de aula estão crescendo, e adultos também mostram interesse em aprender usando jogos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-05T03:56:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200158
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102354
url http://hdl.handle.net/10183/200158
identifier_str_mv 001102354
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200158/2/001102354.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200158/1/001102354.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b5d10f919c2f6e2c7d8bc734a033ed32
c9a4c342e0511bd0ae420c7e8c4dae47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486934443524096