Contato improvisação: uma estética vivida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204917 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Filosofia. |
id |
UFSC_0f8a34a3707ac58f81eb83a46871ee8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204917 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaWundervald, Antônio Augusto MenezesBraida, Celso Reni2020-03-19T18:23:56Z2020-03-19T18:23:56Z2019-11-29https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204917TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Filosofia.Este trabalho se desenvolve como uma investigação sobre um gênero da dança contemporânea, chamado Contato Improvisação. Tomando-o como objeto de pesquisa em que teorias filosóficas orbitam como um instrumento de análise. Contemplando a gênese e desenvolvimento histórico do Contato Improvisação, para contemplar suas principais características como uma dança do simples mover que requer uma profunda concentração nas percepções. Após o evidenciar do objeto, se questiona a possibilidade artístico-estético de sua prática, que será analisada através de três arcabouços teóricos. Iniciando com “Verdade e Método” de Gadamer, investigando os conceitos de jogo e vivência, que demonstram a capacidade da lúdica e envolvente da arte. Depois, analisamos a obra “Produção de presença” de Hans Ulrich Gumbrecht, que reflete sobre uma arte não representativa, através de reflexão sobre a predominância do paradigma hermenêutica na contemporaneidade. Com tal diagnóstico de Gumbrecht, se percebe o Contato Improvisação como uma arte sem representação, que surgiu como um dispositivo contra a saturação da tradição. Com o último escopo teórico analisado, o texto “T.A.Z.” de Hakim Bay, indica-se a possibilidade de uma arte acontecimento, fora do museu e do palco, sem deixar qualquer objeto posterior, pois é uma arte que se dá na vivência. Ao fim do trabalho, percebe-se um gênero de dança que possibilita e busca uma fruição artístico-estética para seus próprios dançarinos, quando focam sua atenção nas percepções do corpo.43Florianópolis, SCContato improvisação; Presença; Dança; Autonomia.Contato improvisação: uma estética vividainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/204917/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC.pdfTCC.pdfTCCapplication/pdf416495https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/204917/1/TCC.pdf9421d3d3b5417a0945d7dd0f2304713eMD51123456789/2049172020-03-19 15:23:56.652oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-19T18:23:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contato improvisação: uma estética vivida |
title |
Contato improvisação: uma estética vivida |
spellingShingle |
Contato improvisação: uma estética vivida Wundervald, Antônio Augusto Menezes Contato improvisação; Presença; Dança; Autonomia. |
title_short |
Contato improvisação: uma estética vivida |
title_full |
Contato improvisação: uma estética vivida |
title_fullStr |
Contato improvisação: uma estética vivida |
title_full_unstemmed |
Contato improvisação: uma estética vivida |
title_sort |
Contato improvisação: uma estética vivida |
author |
Wundervald, Antônio Augusto Menezes |
author_facet |
Wundervald, Antônio Augusto Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wundervald, Antônio Augusto Menezes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Braida, Celso Reni |
contributor_str_mv |
Braida, Celso Reni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contato improvisação; Presença; Dança; Autonomia. |
topic |
Contato improvisação; Presença; Dança; Autonomia. |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Filosofia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-11-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-19T18:23:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-19T18:23:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204917 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
43 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/204917/2/license.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/204917/1/TCC.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 9421d3d3b5417a0945d7dd0f2304713e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805357037879296 |