Caminhos e entraves para o sucesso de foruns digitais pedagogicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mario Luiz Nunes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607516
Resumo: Orientador: Denise Bertoli Braga
id UNICAMP-30_7b1435d24a7c68f2cc6152c1fe4f820f
oai_identifier_str oai::429603
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Caminhos e entraves para o sucesso de foruns digitais pedagogicosPathways and obstacles to achieve success using asynchoronou forum teachingEnsino a distânciaEnsino para a compreensãoGrupos de discussão pela InternetOn-line forumDistance educationTeaching understandingOrientador: Denise Bertoli BragaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A meta do estudo é analisar quais fatores podem interferir no desempenho e no sucesso de fóruns digitais pedagógicos e como tais fatores podem ser articulados para beneficiar o planejamento das atividades em disciplinas que contenham atividades realizadas em ambientes virtuais. A pesquisa considerou dois estudos de caso nos quais a ferramenta fórum foi utilizada com fins pedagógicos O primeiro estudo teve por foco uma disciplina de graduação em Língua Inglesa, na qual a professora visava simultaneamente discutir Inteligências Múltiplas, elaboração de projetos e formação de professores de Língua Inglesa. Como a discussão era realizada em língua estrangeira, era esperado que os alunos praticassem e desenvolvessem, por meio de tais discussões, seu domínio da língua-alvo. Esse primeiro estudo mostrou um conjunto de entraves que podem ter prejudicado a interação esperada. Na busca de explicar esses possíveis entraves, foram levantadas sete hipóteses distintas: proficiência na língua de interação, letramento no gênero ¿fóruns educacionais¿, organização do cronograma, organização do ambiente, comunidade, papel do docente e metas adequadas. O segundo estudo empírico foi realizado em uma condição mais privilegiada ¿ formação em tutoria virtual ¿ e visou retomar as hipóteses construídas no primeiro estudo com o objetivo de melhor delinear caminhos para o sucesso de fóruns virtuais. A conclusão do estudo sugere que o Ensino para a Compreensão pode ser um direcionamento produtivo na construção de fóruns digitais, se atrelado ao conjunto de fatores levantados no bojo das sete hipóteses explicativas construídas no âmbito do primeiro estudoAbstract: This research intends to discuss ways of using digital forum on asynchronous courses. Its discussion is based on a master degree research which goal was to answer two questions: 1) which factors can influence on the success of digital forum with pedagogical purposes? 2) how could those factors be managed in order to promote meaningful activities for virtual environments? The research was carried out considering two different courses. The first one is a blended mode course offered in a Brazilian undergraduate Languages and Literatures Program, which is a face-to-face program. The professor in charge held an asynchronous forum as a tool to promote discussion after the face-to-face classes. From the evaluation the interaction that took place in the forums, seven hypotheses were put forward in order to explain possible reasons for success or failures while using asynchronous discussion in virtual environment, that are: proficiency on the interaction language, literacy on ¿educational forum¿ genre, schedule organization, virtual environment organization, community, coaches duties and problem solving. The second course analyzed was offered online. The aim of this course was to prepare teachers to work as virtual coaches on distance undergraduate programs of the same institution. The asynchronous interactions of the forums held in both courses have validated the seven formulated hypotheses, which could be considered on the designing of blended or online coursesMestradoLinguagem e TecnologiaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Braga, Denise Bértoli, 1953-Lima, Denise Martins de Abreu eSilva, Daniel RibeiroUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlves, Mario Luiz Nunes20082008-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf154p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607516ALVES, Mario Luiz Nunes. Caminhos e entraves para o sucesso de foruns digitais pedagogicos. 2008. 154p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607516. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/429603porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:15:34Zoai::429603Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:15:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos e entraves para o sucesso de foruns digitais pedagogicos
Pathways and obstacles to achieve success using asynchoronou forum teaching
title Caminhos e entraves para o sucesso de foruns digitais pedagogicos
spellingShingle Caminhos e entraves para o sucesso de foruns digitais pedagogicos
Alves, Mario Luiz Nunes
Ensino a distância
Ensino para a compreensão
Grupos de discussão pela Internet
On-line forum
Distance education
Teaching understanding
title_short Caminhos e entraves para o sucesso de foruns digitais pedagogicos
title_full Caminhos e entraves para o sucesso de foruns digitais pedagogicos
title_fullStr Caminhos e entraves para o sucesso de foruns digitais pedagogicos
title_full_unstemmed Caminhos e entraves para o sucesso de foruns digitais pedagogicos
title_sort Caminhos e entraves para o sucesso de foruns digitais pedagogicos
author Alves, Mario Luiz Nunes
author_facet Alves, Mario Luiz Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Denise Bértoli, 1953-
Lima, Denise Martins de Abreu e
Silva, Daniel Ribeiro
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mario Luiz Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ensino para a compreensão
Grupos de discussão pela Internet
On-line forum
Distance education
Teaching understanding
topic Ensino a distância
Ensino para a compreensão
Grupos de discussão pela Internet
On-line forum
Distance education
Teaching understanding
description Orientador: Denise Bertoli Braga
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-07-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607516
ALVES, Mario Luiz Nunes. Caminhos e entraves para o sucesso de foruns digitais pedagogicos. 2008. 154p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607516. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607516
identifier_str_mv ALVES, Mario Luiz Nunes. Caminhos e entraves para o sucesso de foruns digitais pedagogicos. 2008. 154p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607516. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/429603
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
154p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138441985785856