O método crítico dialético no Serviço Social: o debate no âmbito da formação profissional
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199212 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
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O método crítico dialético no Serviço Social: o debate no âmbito da formação profissionalFormaçãoProfissionalMétodoCríticoDialéticoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.O Serviço Social assume a perspectiva crítico-dialético como matriz para a formação profissional e como embasamento para o exercício da profissão de acordo com as diretrizes curriculares elaboradas no âmbito da ABEPSS. A formação do assistente social deve ter como requisito fundamental a viabilização de uma capacitação ético-política, teórico-metodológica que fundamente as atividades técnico-operativas tendo o profissional, uma apreensão crítica dos processos sociais, analisando-os sob uma perspectiva de totalidade. Outro requisito fundamental é a capacidade de realizar análises sobre o movimento histórico da sociedade em que está inserido levando em consideração todas as particularidades do sistema capitalista e de seu desenvolvimento no Brasil assim como compreender integralmente o significado da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico. Neste sentido, sendo o assistente social um profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais, este deve apropriar-se amplamente do método crítico dialético, haja vista seu potencial heurístico para a produção de conhecimento sobre a realidade social. Deste modo, o objetivo geral deste trabalho é analisar o debate do Método Crítico Dialético na formação profissional do assistente social nas Instituições de Ensino Superior do Sul do Brasil a partir da análise de ementas, planos de ensino e Projetos Pedagógicos. Com vistas a alcançar este objetivo foi feito um estudo teórico e uma análise documental com base em documentos acadêmicos disponibilizados por Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas na região sul do país (constituída pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) – compreendida como a Região Sul I da ABEPSS e que possuem cursos de serviço social na modalidade presencial. Estes documentos foram: Projeto Político Pedagógico, Currículo e Ementas das disciplinas de Método Crítico Dialético, Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social e Economia Política. Os resultados dessa pesquisa possibilitam uma reflexão sobre a importância e as tendências dos debates sobre o método marxiano no espaço da formação profissional do assistente social.Florianópolis, SCHillesheim, JaimeUniversidade Federal de Santa CatarinaOuriques, Ana Carolina Nunes2019-07-26T11:24:39Z2019-07-26T11:24:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis77 Fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199212info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-16T12:44:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199212Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-16T12:44:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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