BENEFÍCIOS DAS REDES DE TRABALHO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114884 |
Resumo: | A estratégia em rede vem sendo amplamente adotada nas organizações como recurso de melhoria do desempenho organizacional. Nisto, esta pesquisa teve por objetivo apresentar as principais propostas criadas por uma rede de trabalho colaborativa de administradores de departamentos didático-científicos em uma instituição de ensino superior. O recurso metodológico adotado foi a análise documental das atas das assembleias dos administradores, no período de 2009 a 2011. A análise documental, segundo Cellard (2008), contribuiu para o acompanhamento do processo de maturação ou de evolução do grupo, nos quesitos de compartilhamento e criação de: informação, conhecimentos, experiências, práticas, entre outros. As redes de trabalho são consideradas um recurso gerencial capaz de produzir esforços e prover informação crítica aos seus colaboradores, de forma prospectiva, proativa e empreendedora. Pelo estudo, observou-se que as redes de trabalho colaborativas contribuem para a melhoria do desempenho organizacional. Da mesma forma, promove a eficiência e eficácia dos processos que impactam diretamente na qualidade do ensino, haja vista que essas atividades administrativas são consideradas atividades que dão suporte à docência. O desafio para os dirigentes e gestores é fomentar essas redes no âmbito do serviço público. |
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