Proposta de ações para ingresso e permanência de estudantes indígenas e quilombolas no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steffens, Taylon Brutus Barros
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254855
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2024.
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spelling Proposta de ações para ingresso e permanência de estudantes indígenas e quilombolas no ensino superiorUniversidades e faculdadesIndígenasAdministração universitáriaQuilombolaEnsino superiorDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2024.A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das instituições pioneiras na implementação de cotas no ensino superior, e, por este motivo, tem se tornado objeto de diversos estudos que abordam o ingresso e a permanência estudantil. Contudo, ainda havia uma lacuna de pesquisa no que tange aos estudantes indígenas e quilombolas. Assim, o presente estudo buscou propor ações evoluindo o aperfeiçoamento de políticas e ações voltadas ao ingresso e à permanência de estudantes indígenas e quilombolas nos cursos de graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), trazendo como objeto de pesquisa a UFSC. Para tanto, buscando atingir este objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada e de abordagem descritiva, a qual utilizou métodos qualitativos e quantitativos. Para a coleta de dados, além de pesquisas bibliográficas e documentais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas englobando gestores da UFSC que atuam diretamente com ações e políticas voltadas para estes estudantes. Assim, foram analisados, à luz da estatística descritiva, dados de estudantes indígenas e quilombolas que já ingressaram na UFSC e realizaram entrevistas com 5 gestores, as quais foram posteriormente evidenciadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Como resultados, foi possível analisar as legislações e políticas institucionais desenvolvidas pela IFES que contemplam o ingresso e a permanência de estudantes indígenas e quilombolas no ensino superior. Posteriormente foram identificadas as políticas de ingresso e permanência desenvolvidas pela UFSC voltadas para esses estudantes, bem como as principais barreiras vivenciadas pelos estudantes. Ao final, foram apresentadas sugestões para melhoria do acesso e permanência de estudantes indígenas e quilombolas no ensino superior, além de propostas específicas para a UFSC tendo em vista as particularidades identificadas.Resumen: La Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC) es una de las instituciones pioneras en implementar cuotas en la educación superior y, por eso, se ha convertido en objeto de varios estudios que abordan el ingreso y la retención de estudiantes. Sin embargo, todavía existía un vacío en la investigación sobre los estudiantes indígenas y quilombolas. Así, el presente estudio buscó proponer acciones orientadas a mejorar políticas y acciones orientadas a la entrada y permanencia de estudiantes indígenas y quilombolas en cursos de pregrado en Instituciones Federales de Educación Superior (IFES), utilizando la UFSC como objeto de investigación. Para ello, buscando alcanzar este objetivo, se desarrolló una investigación de carácter aplicado y enfoque descriptivo, que utilizó métodos cualitativos y cuantitativos. Para la recolección de datos, además de búsquedas bibliográficas y documentales, se realizaron entrevistas semiestructuradas con directivos de la UFSC que actúan directamente con acciones y políticas dirigidas a esos estudiantes. Así, a la luz de la estadística descriptiva, se analizaron datos de estudiantes indígenas y quilombolas que ya ingresaron a la UFSC y se realizaron entrevistas a cinco directivos, que posteriormente fueron analizados mediante la técnica de análisis de contenido. Como resultado, fue posible analizar la legislación y las políticas institucionales desarrolladas por IFES que cubren el ingreso y permanencia de estudiantes indígenas y quilombolas en la educación superior. Posteriormente, se identificaron las políticas de admisión y retención desarrolladas por la UFSC dirigidas a estos estudiantes, así como las principales barreras vividas por los estudiantes. Al final, se presentaron sugerencias para mejorar el acceso y la retención de estudiantes indígenas y quilombolas en la educación superior, además de propuestas específicas para la UFSC teniendo en cuenta las particularidades identificadas.Pacheco, Andressa Sasaki VasquesSilva, Fernanda Cristina daUniversidade Federal de Santa CatarinaSteffens, Taylon Brutus Barros2024-03-26T23:23:38Z2024-03-26T23:23:38Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis166 p.application/pdf386663https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254855porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T23:23:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254855Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-26T23:23:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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