O estado da arte sobre as temáticas de gênero na pesquisa em ensino de química no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Tamara Rossweiler Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214860
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
id UFSC_1012f9667f488d09d9f862e515a81383
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214860
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O estado da arte sobre as temáticas de gênero na pesquisa em ensino de química no BrasilEducação científica e tecnológicaQuímicaRelações de gêneroDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.O presente trabalho teve por objetivo analisar como a área de Ensino de Química vêm abordando as questões de gênero e diversidade. Para isso, buscou-se aportes teóricos nos Estudo de Gênero, constituindo-se um breve histórico e a discussão das categorias gênero, identidade de gênero, papeis de gênero e a orientação afetivo-sexual. Discute-se também algumas relações entre estas categorias e suas relações com a Escola. Pontuamos a Legislação vigente que dá suporte, ou invisiliza a discussão de Gênero na Educação e destacamos como a área de Pesquisa em Educação em Ciências vem abordando a temática a partir de trabalhos de revisão sobre o tema. A metodologia empregada foi do tipo Estado da Arte e corpus de análise foi construído a partir de teses e dissertações do banco de dados da CAPES, de periódicos Qualis A1 em Ensino ou Educação e Anais de Eventos nacionais de Ensino de Química. Foram analisados, ao final, 34 trabalhos. Como resultados, destacamos uma predominância de trabalhos que analisavam ou relatavam práticas de ensino ou extensão com foco em discussões de Gênero no Ensino de Química e de trabalhos que discutem a importância de mulheres cientistas no Ensino de Química, seja apresentando nomes importantes da História da Ciência, seja promovendo ações que visem inserir as mulheres na Ciência) Para além disso, foram verificados trabalhos que analisavam concepções de Ciência e suas relações com Gênero, entre professores e estudantes de Química; currículos de cursos de Química com relação à temática de Gênero; artefatos educativos, como páginas e vídeos da web; processos de ensino-aprendizagem de conteúdos químicos e suas relações com o gênero; trabalhos de pesquisa que analisam a quantidade e motivações de mulheres e homens em diferentes cursos; as concepções de gênero de professores e, por fim, outros trabalhos de revisão sobre o tema. Conclui-se que há uma pluralidade de trabalhos que entrelaçam o Ensino de Química às questões de gênero e que as justificativas deles sempre perpassam o objetivo de dar visibilidade à participação de mulheres na Ciência, a promoção de práticas de ensino mais equitativas com relação ao gênero e outras diversidades presentes na Escola.Abstract: The present work aimed to analyze how the area of Chemistry Teaching has been addressing gender and diversity issues. For this, we sought theoretical contributions in the Gender Study, constituting a brief history and the discussion of the categories gender, gender identity, gender roles and affective-sexual orientation. It also discusses some relations between these categories and their relations with the School. We highlight the current Legislation that supports or obscures the discussion of Gender in Education and we highlight how the area of Research in Science Education has been approaching the theme from review work on the subject. The methodology used was of the State of Art type and analysis corpus was built from theses and dissertations of the CAPES database, Qualis A1 journals in Teaching or Education and Proceedings of national Chemistry Teaching Events. In the end, 34 papers were analyzed. As a result, we highlight a predominance of papers that analyzed or reported teaching or extension practices focusing on Gender discussions in Chemistry Teaching and papers that discuss the importance of female scientists in Chemistry Teaching, either by presenting important names in the History of Science. (promoting actions aimed at inserting women in science) In addition, there were studies that analyzed conceptions of science and its relations with gender, between teachers and students of chemistry; Chemistry course curricula in relation to Gender; educational artifacts, such as web pages and videos; chemical content teaching and learning processes and their relations with gender; research papers that analyze the number and motivations of women and men in different courses; the gender conceptions of teachers and, finally, other revision works on the subject. It is concluded that there is a plurality of works that intertwine the teaching of chemistry to gender issues and that their justifications always go beyond the objective of giving visibility to the participation of women in science, the promotion of more gender-equitable teaching practices. and other diversities present at the School.Ramos, Mariana BrasilUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Tamara Rossweiler Marques2020-10-21T21:10:36Z2020-10-21T21:10:36Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131 p.| il.application/pdf368934https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214860porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:10:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214860Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:10:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O estado da arte sobre as temáticas de gênero na pesquisa em ensino de química no Brasil
title O estado da arte sobre as temáticas de gênero na pesquisa em ensino de química no Brasil
spellingShingle O estado da arte sobre as temáticas de gênero na pesquisa em ensino de química no Brasil
Cardoso, Tamara Rossweiler Marques
Educação científica e tecnológica
Química
Relações de gênero
title_short O estado da arte sobre as temáticas de gênero na pesquisa em ensino de química no Brasil
title_full O estado da arte sobre as temáticas de gênero na pesquisa em ensino de química no Brasil
title_fullStr O estado da arte sobre as temáticas de gênero na pesquisa em ensino de química no Brasil
title_full_unstemmed O estado da arte sobre as temáticas de gênero na pesquisa em ensino de química no Brasil
title_sort O estado da arte sobre as temáticas de gênero na pesquisa em ensino de química no Brasil
author Cardoso, Tamara Rossweiler Marques
author_facet Cardoso, Tamara Rossweiler Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Mariana Brasil
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Tamara Rossweiler Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Química
Relações de gênero
topic Educação científica e tecnológica
Química
Relações de gênero
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:10:36Z
2020-10-21T21:10:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 368934
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214860
identifier_str_mv 368934
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652271717711872