A inserção dos temas transversais no currículo escolar através do uso da internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81496 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_10c4fe2a36e8f22475fb09aa2bf3fc63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81496 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A inserção dos temas transversais no currículo escolar através do uso da internetEngenharia de produçãoEnsino de segundo grauEnsino de primeiro grauInternet (Redes de computadores)Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacaoAprendizagemConstrutivismo (Educação)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Pesquisa realizada para verificar a inserção do uso da Internet na sala de aula como meio para o ensino dos Temas Transversais no Ensino Fundamental e Médio. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, estão incluídos os Temas Transversais, onde se preconiza a Interdisciplinaridade e a Transversalidade de assuntos referentes a sociedade e suas questões relevantes, tais como a ética, o meio ambiente, o consumo, a pluralidade cultural, a saúde, a sexualidade. Abordar estes temas conectados aos conteúdos programáticos da diversas disciplinas, e fazer do computador um meio de transferencia do conhecimento usando a internet como estratégia de ensino é colocado como desafio deste século e que já esta previsto na LDB/96. Contando com estratégias pedagógicas atuais, metodologias de ensino e aprendizagem focadas no aluno e seu saber; usar a Internet e suas variadas ferramentas de acessibilidade, transformam o professor em um mediador no processo. A construção do saber passa pelo professor e o uso de meios tecnologicamente inovadores contribuem para o rendimento na aprendizagem. A pesquisa levanta a realidade da sala de aula, com questionamento aos professores de escolas tradicionais de Curitiba, que investem em tecnologia de educação e aperfeiçoamento de seus docentes. Os resultados mostram uma disponibilidade do professor que leciona nesta faixa etária em se manter atualizado e usar a Internet como meio, e alguns já o fazem em seus conteúdos, mas da interdisciplinaridade entre os temas transversais e a tecnologia ainda exige um preparo e um treinamento especifico.Florianópolis, SCLapolli, Edis MafraUniversidade Federal de Santa CatarinaStinghen, Fábio Mucio2012-10-19T04:41:38Z2012-10-19T04:41:38Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 154 f.| grafs.application/pdf185252http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81496porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-04T20:48:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81496Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-04T20:48:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção dos temas transversais no currículo escolar através do uso da internet |
title |
A inserção dos temas transversais no currículo escolar através do uso da internet |
spellingShingle |
A inserção dos temas transversais no currículo escolar através do uso da internet Stinghen, Fábio Mucio Engenharia de produção Ensino de segundo grau Ensino de primeiro grau Internet (Redes de computadores) Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao Aprendizagem Construtivismo (Educação) |
title_short |
A inserção dos temas transversais no currículo escolar através do uso da internet |
title_full |
A inserção dos temas transversais no currículo escolar através do uso da internet |
title_fullStr |
A inserção dos temas transversais no currículo escolar através do uso da internet |
title_full_unstemmed |
A inserção dos temas transversais no currículo escolar através do uso da internet |
title_sort |
A inserção dos temas transversais no currículo escolar através do uso da internet |
author |
Stinghen, Fábio Mucio |
author_facet |
Stinghen, Fábio Mucio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lapolli, Edis Mafra Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stinghen, Fábio Mucio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino de segundo grau Ensino de primeiro grau Internet (Redes de computadores) Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao Aprendizagem Construtivismo (Educação) |
topic |
Engenharia de produção Ensino de segundo grau Ensino de primeiro grau Internet (Redes de computadores) Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao Aprendizagem Construtivismo (Educação) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T04:41:38Z 2012-10-19T04:41:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
185252 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81496 |
identifier_str_mv |
185252 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ii, 154 f.| grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652081490296832 |