PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: CONTEXTO E PROCESSO DE SELEÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Will, Anderson Renan
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Soares, Sandro Vieira, Miranda, Maura Paula, Pfitscher, Elisete Dahmer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/29744
Resumo: A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES - possibilita a cada Instituição de Ensino Superior determinar os critérios dos processos seletivos para ingresso em programas de pós-graduação Stricto sensu de mestrado e doutorado. Os programas de pós-graduação Stricto sensu de Contabilidade no país estão distribuídos em 19 instituições públicas e privadas, e ofertaram, em 2010, um total de 343 vagas de mestrado e 39 vagas de doutorado. O objetivo desta pesquisa é mapear os critérios utilizados por estes programas para admissão de alunos no mestrado e doutorado. Esta pesquisa foi classificada como descritiva, qualitativa, documental e bibliográfica. Como resultado, verificou-se que é comum, nos processos seletivos das IES no Brasil, a adesão aos processos de análise curricular, entrevista e arguição de projeto de pesquisa, aplicação de provas de conhecimentos específicos, e utilização dos resultados do teste da Anpad. Por meio da leitura completa do artigo é possível verificar: a assimetria existente entre o número de vagas disponibilizadas nos programas de pós-graduação em Contabilidade e em outras áreas afins; as divergências existentes entre os processos seletivos; e a necessidade de discussão e regulamentação mais completa sobre a admissão e sobre os próprios objetivos da pósgraduação no Brasil.
id UFSC_111056c997d5d6b7f8cc73961e4a1ba2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/29744
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: CONTEXTO E PROCESSO DE SELEÇÃOA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES - possibilita a cada Instituição de Ensino Superior determinar os critérios dos processos seletivos para ingresso em programas de pós-graduação Stricto sensu de mestrado e doutorado. Os programas de pós-graduação Stricto sensu de Contabilidade no país estão distribuídos em 19 instituições públicas e privadas, e ofertaram, em 2010, um total de 343 vagas de mestrado e 39 vagas de doutorado. O objetivo desta pesquisa é mapear os critérios utilizados por estes programas para admissão de alunos no mestrado e doutorado. Esta pesquisa foi classificada como descritiva, qualitativa, documental e bibliográfica. Como resultado, verificou-se que é comum, nos processos seletivos das IES no Brasil, a adesão aos processos de análise curricular, entrevista e arguição de projeto de pesquisa, aplicação de provas de conhecimentos específicos, e utilização dos resultados do teste da Anpad. Por meio da leitura completa do artigo é possível verificar: a assimetria existente entre o número de vagas disponibilizadas nos programas de pós-graduação em Contabilidade e em outras áreas afins; as divergências existentes entre os processos seletivos; e a necessidade de discussão e regulamentação mais completa sobre a admissão e sobre os próprios objetivos da pósgraduação no Brasil.INPEAU2012-09-21T18:34:57Z2012-09-21T18:34:57Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/29744Will, Anderson RenanSoares, Sandro VieiraMiranda, Maura PaulaPfitscher, Elisete Dahmerporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T03:16:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/29744Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T03:16:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: CONTEXTO E PROCESSO DE SELEÇÃO
title PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: CONTEXTO E PROCESSO DE SELEÇÃO
spellingShingle PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: CONTEXTO E PROCESSO DE SELEÇÃO
Will, Anderson Renan
title_short PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: CONTEXTO E PROCESSO DE SELEÇÃO
title_full PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: CONTEXTO E PROCESSO DE SELEÇÃO
title_fullStr PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: CONTEXTO E PROCESSO DE SELEÇÃO
title_full_unstemmed PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: CONTEXTO E PROCESSO DE SELEÇÃO
title_sort PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL: CONTEXTO E PROCESSO DE SELEÇÃO
author Will, Anderson Renan
author_facet Will, Anderson Renan
Soares, Sandro Vieira
Miranda, Maura Paula
Pfitscher, Elisete Dahmer
author_role author
author2 Soares, Sandro Vieira
Miranda, Maura Paula
Pfitscher, Elisete Dahmer
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Will, Anderson Renan
Soares, Sandro Vieira
Miranda, Maura Paula
Pfitscher, Elisete Dahmer
description A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES - possibilita a cada Instituição de Ensino Superior determinar os critérios dos processos seletivos para ingresso em programas de pós-graduação Stricto sensu de mestrado e doutorado. Os programas de pós-graduação Stricto sensu de Contabilidade no país estão distribuídos em 19 instituições públicas e privadas, e ofertaram, em 2010, um total de 343 vagas de mestrado e 39 vagas de doutorado. O objetivo desta pesquisa é mapear os critérios utilizados por estes programas para admissão de alunos no mestrado e doutorado. Esta pesquisa foi classificada como descritiva, qualitativa, documental e bibliográfica. Como resultado, verificou-se que é comum, nos processos seletivos das IES no Brasil, a adesão aos processos de análise curricular, entrevista e arguição de projeto de pesquisa, aplicação de provas de conhecimentos específicos, e utilização dos resultados do teste da Anpad. Por meio da leitura completa do artigo é possível verificar: a assimetria existente entre o número de vagas disponibilizadas nos programas de pós-graduação em Contabilidade e em outras áreas afins; as divergências existentes entre os processos seletivos; e a necessidade de discussão e regulamentação mais completa sobre a admissão e sobre os próprios objetivos da pósgraduação no Brasil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-21T18:34:57Z
2012-09-21T18:34:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/29744
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/29744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652111086354432