Com-posições na educação infantil: a hipótese de uma dança-invenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mees, Rosângela
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123032
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
id UFSC_112efd881a9ae6ba714b10af2790aadb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123032
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Com-posições na educação infantil: a hipótese de uma dança-invençãoEducaçãoDança na educaçãoEstudo e ensinoEducação infantilDançaHistóriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.Esta dissertação objetiva pensar as possibilidades da dança não formal para a Educação da Infância, principalmente - mas não exclusivamente- para o trabalho em Instituições de Educação Infantil que lidam com crianças de 0 a 6 anos. Para tanto, parte de uma breve arqueologia da dança, suas variações e esforços conceituais, recolhendo traços importantes de cada um deles, no sentido da elaboração de um conceito - "A Dança-Invenção" - que responda às demandas do cotidiano educativo. A pesquisa naturalmente desloca-se para as possibilidades subjetivas do trabalho com dança inventiva, de maneira a integrar movimento e imaginário. <br>Riassunto : Questa tesi ha l'obiettivo di riflettere sui possibili usi della danza non formale nell'Educazione dell'Infanzia principalmente - ma non esclusivamente - per leattività in Istituzioni di Educazione Infantile che si occupano di bambini da 0 a 6 anni. Per questo motivo, partendo da una breve archeologia della danza, dellesue varianti ed impegni concettuali, verranno raccolti importanti elementi dientrambi, allo scopo di elaborare un concetto - "La Danza-Invenzione" - che risponda alle richieste della quotidianità educativa. La ricerca, naturalmente, siestende alle possibilità soggettive del lavoro con la danza inventiva, così da integrare movimento ed immaginario.Garcia, Wladimir Antonio da CostaUniversidade Federal de Santa CatarinaMees, Rosângela2014-08-06T17:42:35Z2014-08-06T17:42:35Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis99 p.| il.application/pdf322396https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123032porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:42:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123032Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:42:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Com-posições na educação infantil: a hipótese de uma dança-invenção
title Com-posições na educação infantil: a hipótese de uma dança-invenção
spellingShingle Com-posições na educação infantil: a hipótese de uma dança-invenção
Mees, Rosângela
Educação
Dança na educação
Estudo e ensino
Educação infantil
Dança
História
title_short Com-posições na educação infantil: a hipótese de uma dança-invenção
title_full Com-posições na educação infantil: a hipótese de uma dança-invenção
title_fullStr Com-posições na educação infantil: a hipótese de uma dança-invenção
title_full_unstemmed Com-posições na educação infantil: a hipótese de uma dança-invenção
title_sort Com-posições na educação infantil: a hipótese de uma dança-invenção
author Mees, Rosângela
author_facet Mees, Rosângela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Wladimir Antonio da Costa
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mees, Rosângela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Dança na educação
Estudo e ensino
Educação infantil
Dança
História
topic Educação
Dança na educação
Estudo e ensino
Educação infantil
Dança
História
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-08-06T17:42:35Z
2014-08-06T17:42:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 322396
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123032
identifier_str_mv 322396
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 99 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652298840178688