Avaliação de efetividade da formação profissional ofertada em cursos na modalidade de educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204482 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2018. |
id |
UFSC_11aabd17a33f4833166fcbc29e85a74d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204482 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Avaliação de efetividade da formação profissional ofertada em cursos na modalidade de educação a distânciaEngenharia de produçãoFormação profissionalEnsino à distânciaTeoria da Resposta do ÍtemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2018.O objetivo do estudo é avaliar a efetividade da formação profissional ofertada em cursos na modalidade EaD. Para isso, foi proposta uma sistematização das facetas de efetividade da formação profissional com a finalidade de apresentar um protocolo de mensuração. Inicialmente, o estudo contemplou a realização de uma revisão integrativa de literatura para elaboração das definições constitutivas do construto e sua operacionalização na forma de itens. Em uma segunda etapa, os itens foram analisados teórica e empiricamente e, por fim, foi construída e interpretada a escala de efetividade da formação profissional ofertada no contexto da modalidade EaD. Para a etapa de análise teórica dos itens, optou-se pela utilização da técnica Delphi, com o propósito de realizar a validação de conteúdo do instrumento elaborado a partir da literatura. Na etapa subsequente, de análise empírica e construção da escala, optou-se pela utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI), que permite modelar traços latentes, ou seja, características que não podem ser medidas diretamente. Esse conjunto de modelos matemáticos e estatísticos tem sido aplicado em diversos estudos de construção de escalas por ser uma ferramenta adequada para validação, avaliação e refinamento de questionários. Por meio da utilização da escala proposta, as instituições públicas ou privadas ofertantes de cursos de formação profissional no contexto da modalidade EaD poderão identificar as características de efetividade que representam os cursos, na percepção dos egressos. Assim, considera-se relevante a apresentação de evidências teóricas e empíricas de validade da medida de efetividade da formação profissional ofertada no contexto da modalidade EaD, as quais poderão fomentar a discussão, reflexão e o avanço no conhecimento científico relacionado à temática, bem como propor ações de aprimoramento para as políticas públicas e privadas relacionadas à oferta de cursos de formação profissional nessa modalidade.Abstract : The objective of the study is to evaluate the effectiveness of the professional training offered in courses in the distance education modality. For this, a systematization of facets of effectiveness of professional training was proposed with the purpose of presenting a measurement protocol. Initially, the study contemplated the realization of an integrative literature review to elaborate the constitutive definitions of the construct and its operationalization in the form of items. In a second stage, the items were analyzed theoretically and empirically and, finally, the scale of effectiveness of the professional training offered in the context of the distance education modality was constructed and interpreted. For the theoretical analysis of the items, the use of the Delphi technique was chosen, in order to validate the content of the instrument elaborated from the literature. In the subsequent step of empirical analysis and scale construction, the use of Item Response Theory (IRT) was chosen, which allows us to model latent traits, that is, characteristics that cannot be measured directly. This set of mathematical and statistical models has been applied in several studies of scale construction as it is an adequate tool for validation, evaluation and refinement of questionnaires. Through the use of the proposed scale, public or private institutions that offer professional training courses in the context of the Distance education can identify the effectiveness characteristics that the courses represent, in the perception of the graduates. Thus, it is considered relevant to present theoretical and empirical evidences of validity of the effectiveness measure of the professional training offered in the context of the Distance education modality, which may encourage discussion, reflection and progress in the scientific knowledge related to the subject, as well as propose improvement actions for public and private policies related to the provision of professional training courses in this modality.Andrade, Dalton Francisco deCruz, Roberto MoraesUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Diego Eller2020-02-28T18:05:55Z2020-02-28T18:05:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis204 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf360679https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204482porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-28T18:05:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204482Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-28T18:05:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de efetividade da formação profissional ofertada em cursos na modalidade de educação a distância |
title |
Avaliação de efetividade da formação profissional ofertada em cursos na modalidade de educação a distância |
spellingShingle |
Avaliação de efetividade da formação profissional ofertada em cursos na modalidade de educação a distância Gomes, Diego Eller Engenharia de produção Formação profissional Ensino à distância Teoria da Resposta do Ítem |
title_short |
Avaliação de efetividade da formação profissional ofertada em cursos na modalidade de educação a distância |
title_full |
Avaliação de efetividade da formação profissional ofertada em cursos na modalidade de educação a distância |
title_fullStr |
Avaliação de efetividade da formação profissional ofertada em cursos na modalidade de educação a distância |
title_full_unstemmed |
Avaliação de efetividade da formação profissional ofertada em cursos na modalidade de educação a distância |
title_sort |
Avaliação de efetividade da formação profissional ofertada em cursos na modalidade de educação a distância |
author |
Gomes, Diego Eller |
author_facet |
Gomes, Diego Eller |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Dalton Francisco de Cruz, Roberto Moraes Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Diego Eller |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Formação profissional Ensino à distância Teoria da Resposta do Ítem |
topic |
Engenharia de produção Formação profissional Ensino à distância Teoria da Resposta do Ítem |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2018. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-02-28T18:05:55Z 2020-02-28T18:05:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
360679 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204482 |
identifier_str_mv |
360679 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
204 p.| il., gráfs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652353438482432 |