A deficiência na acessibilidade e desenvolvimento do surdo na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Lilian Moreira
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82440
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_11ca63e9d237c736aef156fefb7bc970
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82440
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A deficiência na acessibilidade e desenvolvimento do surdo na universidadeEngenharia de produçãoSurdos -EducacaoEducação especialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho reúne em um único documento as abordagens pedagógicas utilizadas na educação do surdo. O estudo se inicia através da indução do pesquisador a entender o significado da ação educativa, o que é a educação? Ao se chegar a uma definição própria, particular, deve-se perguntar. Este objetivo, quando se trata do surdo, esta sendo alcançado de maneira satisfatória?Ao se analisar os dados estatísticos oficiais, a resposta é não. Faz-se uma coletânea, resumida, sobre as técnicas de ensino utilizadas em nossas escolas de primeiro, segundo e terceiro graus. "Viaja-se" através do behaviorismo de Skinner ao construtivismo de Piaget, da estimulação do comportamento a motivação ao aprendizado, até chegarmos a Guillon, Mirshawka ,que define a maneira como se aprende, e finalmente Gardner com a "Teoria das Inteligências Múltiplas". No capítulo seguinte apresenta-se a história dos surdos, onde retrata-se o preconceito sofrido, e o seu avanço através dos séculos. Inicia-se uma coletânea a respeito das técnicas/metodologias pedagógicas utilizadas na alfabetização do deficiente auditivo, apontou-se que o bilingüismo como a corrente mais aceita na atualidade. Continuando os estudos, escolhe-se o universo a ser "explorado". Os surdos inseridos nas universidades da região metropolitana de Curitiba. Na análise dos dados, obtidos a partir dos estudos de caso, comprova-se a característica visual para aprendizagem, como se preconiza, porém observa-se em alguns casos uma diferença percentual pequena quanto a característica cinestésica. Baseado nestes dados, são apresentas idéias, relativas a educação do surdo, tais como: comportamento do professor, educação a distância, confecção das aulas utilizando diferentes técnicas, procurando trabalhar as diferentes inteligências com vistas a acelerar o processo de adaptação do surdo no sistema educacional.Florianópolis, SCRodriguez Martins, AlejandroUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcia, Lilian Moreira2012-10-19T15:05:05Z2012-10-19T15:05:05Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 f.| il., tabs., grafs.application/pdf196367http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82440porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T17:10:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82440Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T17:10:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A deficiência na acessibilidade e desenvolvimento do surdo na universidade
title A deficiência na acessibilidade e desenvolvimento do surdo na universidade
spellingShingle A deficiência na acessibilidade e desenvolvimento do surdo na universidade
Garcia, Lilian Moreira
Engenharia de produção
Surdos -
Educacao
Educação especial
title_short A deficiência na acessibilidade e desenvolvimento do surdo na universidade
title_full A deficiência na acessibilidade e desenvolvimento do surdo na universidade
title_fullStr A deficiência na acessibilidade e desenvolvimento do surdo na universidade
title_full_unstemmed A deficiência na acessibilidade e desenvolvimento do surdo na universidade
title_sort A deficiência na acessibilidade e desenvolvimento do surdo na universidade
author Garcia, Lilian Moreira
author_facet Garcia, Lilian Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Lilian Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Surdos -
Educacao
Educação especial
topic Engenharia de produção
Surdos -
Educacao
Educação especial
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T15:05:05Z
2012-10-19T15:05:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 196367
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82440
identifier_str_mv 196367
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652355023929344