Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de educação especial (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100011 |
Resumo: | A Educação a Distância (EaD) possui potencial para ampliar o acesso à educação. No entanto, ela tem sido incipiente ao tratar das necessidades específicas do público surdo. Isso se deve em parte pela abordagem superficial em relação à acessibilidade nos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA). O presente artigo teve como objetivo avaliar a acessibilidade de um AVEA para usuários surdos, através de um estudo de caso. A avaliação foi realizada por uma ferramenta automática e por meio de avaliação subjetiva humana. Pelas evidências dos resultados das abordagens de avaliação, fica aparente a diferença entre os métodos em termos de efetividade, eficiência e utilidade. Visto suas características complementares, recomenda-se o uso concomitante das técnicas. |
id |
ABPEE-1_907c09755e905f294d115de3ae1a754e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-65382014000100011 |
network_acronym_str |
ABPEE-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagemEducação EspecialSurdosAvaliação de AcessibilidadeA Educação a Distância (EaD) possui potencial para ampliar o acesso à educação. No entanto, ela tem sido incipiente ao tratar das necessidades específicas do público surdo. Isso se deve em parte pela abordagem superficial em relação à acessibilidade nos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA). O presente artigo teve como objetivo avaliar a acessibilidade de um AVEA para usuários surdos, através de um estudo de caso. A avaliação foi realizada por uma ferramenta automática e por meio de avaliação subjetiva humana. Pelas evidências dos resultados das abordagens de avaliação, fica aparente a diferença entre os métodos em termos de efetividade, eficiência e utilidade. Visto suas características complementares, recomenda-se o uso concomitante das técnicas.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2014-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100011Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.1 2014reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382014000100011info:eu-repo/semantics/openAccessPivetta,Elisa MariaSaito,Daniela SatomiUlbricht,Vânia Ribaspor2016-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382014000100011Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2016-08-09T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
title |
Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem Pivetta,Elisa Maria Educação Especial Surdos Avaliação de Acessibilidade |
title_short |
Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
title_full |
Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem |
author |
Pivetta,Elisa Maria |
author_facet |
Pivetta,Elisa Maria Saito,Daniela Satomi Ulbricht,Vânia Ribas |
author_role |
author |
author2 |
Saito,Daniela Satomi Ulbricht,Vânia Ribas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pivetta,Elisa Maria Saito,Daniela Satomi Ulbricht,Vânia Ribas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Surdos Avaliação de Acessibilidade |
topic |
Educação Especial Surdos Avaliação de Acessibilidade |
description |
A Educação a Distância (EaD) possui potencial para ampliar o acesso à educação. No entanto, ela tem sido incipiente ao tratar das necessidades específicas do público surdo. Isso se deve em parte pela abordagem superficial em relação à acessibilidade nos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA). O presente artigo teve como objetivo avaliar a acessibilidade de um AVEA para usuários surdos, através de um estudo de caso. A avaliação foi realizada por uma ferramenta automática e por meio de avaliação subjetiva humana. Pelas evidências dos resultados das abordagens de avaliação, fica aparente a diferença entre os métodos em termos de efetividade, eficiência e utilidade. Visto suas características complementares, recomenda-se o uso concomitante das técnicas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-65382014000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.1 2014 reponame:Revista brasileira de educação especial (Online) instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) instacron:ABPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
instacron_str |
ABPEE |
institution |
ABPEE |
reponame_str |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
collection |
Revista brasileira de educação especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@abpee.net |
_version_ |
1754212573844078592 |