Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pivetta,Elisa Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Saito,Daniela Satomi, Ulbricht,Vânia Ribas
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de educação especial (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100011
Resumo: A Educação a Distância (EaD) possui potencial para ampliar o acesso à educação. No entanto, ela tem sido incipiente ao tratar das necessidades específicas do público surdo. Isso se deve em parte pela abordagem superficial em relação à acessibilidade nos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA). O presente artigo teve como objetivo avaliar a acessibilidade de um AVEA para usuários surdos, através de um estudo de caso. A avaliação foi realizada por uma ferramenta automática e por meio de avaliação subjetiva humana. Pelas evidências dos resultados das abordagens de avaliação, fica aparente a diferença entre os métodos em termos de efetividade, eficiência e utilidade. Visto suas características complementares, recomenda-se o uso concomitante das técnicas.
id ABPEE-1_907c09755e905f294d115de3ae1a754e
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-65382014000100011
network_acronym_str ABPEE-1
network_name_str Revista brasileira de educação especial (Online)
repository_id_str
spelling Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagemEducação EspecialSurdosAvaliação de AcessibilidadeA Educação a Distância (EaD) possui potencial para ampliar o acesso à educação. No entanto, ela tem sido incipiente ao tratar das necessidades específicas do público surdo. Isso se deve em parte pela abordagem superficial em relação à acessibilidade nos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA). O presente artigo teve como objetivo avaliar a acessibilidade de um AVEA para usuários surdos, através de um estudo de caso. A avaliação foi realizada por uma ferramenta automática e por meio de avaliação subjetiva humana. Pelas evidências dos resultados das abordagens de avaliação, fica aparente a diferença entre os métodos em termos de efetividade, eficiência e utilidade. Visto suas características complementares, recomenda-se o uso concomitante das técnicas.Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE2014-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100011Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.1 2014reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)instacron:ABPEE10.1590/S1413-65382014000100011info:eu-repo/semantics/openAccessPivetta,Elisa MariaSaito,Daniela SatomiUlbricht,Vânia Ribaspor2016-08-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-65382014000100011Revistahttp://www.scielo.br/rbeehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@abpee.net1980-54701413-6538opendoar:2016-08-09T00:00Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem
title Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem
spellingShingle Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem
Pivetta,Elisa Maria
Educação Especial
Surdos
Avaliação de Acessibilidade
title_short Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem
title_full Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem
title_fullStr Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem
title_sort Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem
author Pivetta,Elisa Maria
author_facet Pivetta,Elisa Maria
Saito,Daniela Satomi
Ulbricht,Vânia Ribas
author_role author
author2 Saito,Daniela Satomi
Ulbricht,Vânia Ribas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pivetta,Elisa Maria
Saito,Daniela Satomi
Ulbricht,Vânia Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Surdos
Avaliação de Acessibilidade
topic Educação Especial
Surdos
Avaliação de Acessibilidade
description A Educação a Distância (EaD) possui potencial para ampliar o acesso à educação. No entanto, ela tem sido incipiente ao tratar das necessidades específicas do público surdo. Isso se deve em parte pela abordagem superficial em relação à acessibilidade nos Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA). O presente artigo teve como objetivo avaliar a acessibilidade de um AVEA para usuários surdos, através de um estudo de caso. A avaliação foi realizada por uma ferramenta automática e por meio de avaliação subjetiva humana. Pelas evidências dos resultados das abordagens de avaliação, fica aparente a diferença entre os métodos em termos de efetividade, eficiência e utilidade. Visto suas características complementares, recomenda-se o uso concomitante das técnicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382014000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial v.20 n.1 2014
reponame:Revista brasileira de educação especial (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron:ABPEE
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
instacron_str ABPEE
institution ABPEE
reponame_str Revista brasileira de educação especial (Online)
collection Revista brasileira de educação especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@abpee.net
_version_ 1754212573844078592