Representações de gênero e a prática pedagógica: relações, conflitos e a urgência do tema na formação de educadoras infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junckes, Penelope
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173863
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
id UFSC_11cf02680c45cbc80c30b8714b1b0c61
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173863
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Representações de gênero e a prática pedagógica: relações, conflitos e a urgência do tema na formação de educadoras infantisgêneroeducação infantilrepresentações de professorasTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.Esse trabalho analisa como as representações de gênero se apresentam nas falas, mediações com as crianças e organização do material pedagógico para um grupo de oito educadoras infantis efetivas da Rede Municipal de Itajaí/SC. A investigação ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas com as participantes do estudo e os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial. As perspectivas feministas, pós-estruturalistas e foucaultianas pautam a reflexão sobre o conteúdo e os discursos coletados. Os resultados demonstram que as representações de gênero atravessam a docência na Educação Infantil desde a percepção sobre a profissão “professora”, ligando-a à maternidade e a um amor altruísta, até a mediação com as crianças durante momentos de brincadeira livre e escolha de brinquedos. Entretanto, os maiores conflitos entre suas representações e atividades pedagógicas são expostos nas situações de transgressão da masculinidade hegemônica, principalmente. A heteronormatividade surge como preceito do discurso pedagógico, bem como exigência e vigilância constante das famílias. Como consequência, este estudo reitera a necessidade do diálogo sobre gênero na formação de professoras para que se alcance uma educação mais igualitária e rica em experiências multiculturais, bem como um exercício do magistério mais seguro e profissional.This paper analyzes how gender representations are presented in speeches, mediations with children and organization of the pedagogical material for a group of eight effective children’s educators of the Municipal Education System of Itajaí/SC. The research was developed through semi-structured interviews with the participants of the study and the data were analyzed using the categorial technique of content analysis. Feminist, post-structuralist, and Foucauldian perspectives base the reflection on the content and discourses collected. The results demonstrate that gender representations cross the teaching in the Early Childhood Education from the perception about the "teacher" profession, linking it to motherhood and an unselfish love, to the mediation with children during moments of free play and choice of the toys. However, the greatest conflicts between their representations and pedagogical practices are mainly exposed in the transgression of hegemonic masculinity situations. The heteronormativity emerges as a precept of the pedagogical discourse, as well as a constant demand and surveillance from families. Consequently, this study reiterates the necessity of gender dialogue in the teachers’ training to achieve a more egalitarian education, rich in multicultural experiences, and a more confident and professional teaching practice.Florianópolis, SCOltramari, Leandro CastroUniversidade Federal de Santa CatarinaJunckes, Penelope2017-03-01T14:32:54Z2017-03-01T14:32:54Z2017-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173863porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-01T14:32:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173863Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-03-01T14:32:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de gênero e a prática pedagógica: relações, conflitos e a urgência do tema na formação de educadoras infantis
title Representações de gênero e a prática pedagógica: relações, conflitos e a urgência do tema na formação de educadoras infantis
spellingShingle Representações de gênero e a prática pedagógica: relações, conflitos e a urgência do tema na formação de educadoras infantis
Junckes, Penelope
gênero
educação infantil
representações de professoras
title_short Representações de gênero e a prática pedagógica: relações, conflitos e a urgência do tema na formação de educadoras infantis
title_full Representações de gênero e a prática pedagógica: relações, conflitos e a urgência do tema na formação de educadoras infantis
title_fullStr Representações de gênero e a prática pedagógica: relações, conflitos e a urgência do tema na formação de educadoras infantis
title_full_unstemmed Representações de gênero e a prática pedagógica: relações, conflitos e a urgência do tema na formação de educadoras infantis
title_sort Representações de gênero e a prática pedagógica: relações, conflitos e a urgência do tema na formação de educadoras infantis
author Junckes, Penelope
author_facet Junckes, Penelope
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oltramari, Leandro Castro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Junckes, Penelope
dc.subject.por.fl_str_mv gênero
educação infantil
representações de professoras
topic gênero
educação infantil
representações de professoras
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-01T14:32:54Z
2017-03-01T14:32:54Z
2017-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173863
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651909193531392