Metaphors in magazine texts on business
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89656 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
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Metaphors in magazine texts on businessLiteraturaLingua inglesaMetaforaLinguistica aplicadaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.In the introduction of Metaphors we live by, Lakoff and Johnson (1980) highlighted the importance of metaphor and metaphor awareness to the field of applied linguistics based on the assumption that metaphors structure the way we think, act and perceive the world. It is claimed that metaphors are not only a rhetorical flourish of literature texts but actually pervasive even in the most trivial details of our lives. Lakoff and Johnson explain that investigating metaphors may be a way of unveiling how our conceptual system is structured and consequently what we perceive, the way we behave in the world and the way we relate to other people. These assumptions motivated the emergence of a great number of studies regarding metaphors directly or indirectly. Among these studies is the one conducted by Boers (1997) which aimed at shedding some light on how different clusters of metaphors may influence the comprehension and decision making of readers. Boers's study was replicated in the present one, which offers a cognitive semantic analysis of "Health", "Fitness", "Race", "Fight" and "Warfare" metaphors as instantiated in magazine business discourse, and argues that the use of these metaphors may reflect and consolidate certain thought patterns about general business processes. This cognitive semantic analysis was put to test in a problem-solving experiment with university students and revealed that exposure to particular metaphors to describe an business scenario may affect participants' decision-making processes in accordance with the cognitive semantic expectations. The objectives of this study were to: (1) identify what metaphors are more frequently used in magazine texts about business in Brazilian Portuguese and (2) to carry a problem-solving experiment to assess the potential cognitive impact of the metaphors under investigation. The research question that this study intended to answer was: How do different clusters of metaphors influence the comprehension and decision making of EFL readers? The findings of this research tried to show how metaphors may influence our way of thinking and perceiving the world according to our reactions to these metaphors and therefore shaping reality. Explaining this to EFL learners and showing them how it works may help them become aware of this fact and become able to identify and reproduce legitimate metaphorical meanings. Furthermore, learners' awareness may identify underlying ideologies and multiplicity of meanings of metaphorical language in texts. Therefore, this should provide the tools they need to interpret and produce information according to their own beliefs, allowing readers in general to reach their own conclusions about what they read, thus enhancing autonomous literacy. Na introdução do livro Metáforas da vida cotidiana Lakoff e Johnson (1980) ressaltam a importância da metáfora e da consciência metafórica para o campo da Lingüística Aplicada. Baseados na suposição de que metáforas estruturam a forma como pensamos, agimos, e percebemos o mundo, Lakoff e Johnson declaram que as metáforas não são somente um ornamento da retórica presente em textos literários mas sim que elas também estão infiltradas nas atividades mais triviais do nosso dia-a-dia. Investigar essas metáforas pode ser uma forma de desvendar como nosso sistema conceitual é estruturado e como as metáforas estruturam nossa forma de perceber, se comportar no mundo e se relacionar com outras pessoas. Essas suposições motivaram o surgimento de uma série de estudos relacionados direta e indiretamente às metáforas. Dentre esses estudos está o de Boers (1997) que tinha por objetivo fornecer insight de como diferentes grupos de metáforas podem influenciar a compreensão e a tomada de decisão dos leitores. O estudo presente é uma réplica do estudo de Boers e oferece uma análise semântica cognitiva de metáforas relacionadas a noções de "Saúde", "Fitness", "Corrida", "Luta" e "Guerra" no discurso econômico em revistas. Este estudo também discute como o uso dessas metáforas pode refletir e consolidar certos padrões de pensamento sobre processos econômicos em geral. Essa análise cognitiva foi posta A prova em um experimento de solução de problemas com alunos universitários e revelou que a exposição a certas metáforas usadas na descrição de um cenário econômico pode afetar o processo de tomada de decisão dos participantes de acordo com as expectativas semânticas cognitivas dessas metáforas. Os objetivos desse estudo são: (1) identificar que metáforas são mais freqüentemente usadas em textos de revistas sobre economia no Brasil e (2) realizar um experimento de solução de problemas a fim de acessar o potencial impacto cognitivo das metáforas sendo investigadas. A pergunta de pesquisa é: como diferentes grupos de metáforas influenciam a compreensão e a tomada de decisão de leitores de Inglês como língua estrangeira? Os resultados dessa pesquisa mostraram que as metáforas podem influenciar nossa forma de pensar e perceber o mundo de acordo com nossas reações a essas metáforas, e conseqüentemente de estruturar a realidade. Explicar este fato para alunos de línguas estrangeiras, e mostrar como as metáforas funcionam, pode ajudá-los a ter consciência dessa influência e torná-los aptos a identificar e reproduzir significados metafóricos legítimos. Além disso, ter consciência do funcionamento das metáforas pode ajudar os alunos a identificar ideologias subjacentes e a multiplicidade de significados da linguagem metafórica dos textos. Sendo assim, os alunos terão as ferramentas que precisam para interpretar e produzir informações de acordo com suas próprias crenças, o que irá habilitá-los a chegar às suas próprias conclusões sobre o que estão lendo, aumentando assim a sua autonomia.Florianópolis, SCVieira, Josalba RamalhoUniversidade Federal de Santa CatarinaLucena, Camila Araújo de2012-10-23T01:10:59Z2012-10-23T01:10:59Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf254495http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89656engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T20:01:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89656Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T20:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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