MST in the british and brazilian press: metaphorical reading in a FL classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Carla Aparecida Marinho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89727
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2007
id UFSC_2a24399fcb597c1dad272728bdae2be9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89727
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBorba, Carla Aparecida MarinhoVieira, Josalba Ramalho2012-10-23T02:05:02Z2012-10-23T02:05:02Z2012-10-23T02:05:02Z290088http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89727Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2007Since the paradigmatic change set out in early 80s metaphor formerly depicted as an ornament of language started to receive a new status, i.e. as a cognitive tool. Scholars have drawn their attention to the fact that metaphor locus is not only in language but also in thought. Bearing that in mind, it can be claimed that metaphor is present in our everyday life permeating our reasoning of all sort of issues, from the most complex to the most ordinary ones such as society and politics. In this investigation, similarly, metaphor underlies this new paradigm, which views this linguistic phenomenon as an element inherent to our conceptual system. Such idea is presented grounded on Lakoff and Johnson (1980)´s study in which they argue that "the essence of metaphor is understanding and experiencing one thing in terms of another" (p.5). Under this perspective of metaphor, it was investigated how a group of undergraduate students of Languages course co-construct (Flower, 1994) the metaphorical expressions encountered in journalistic texts in Portuguese and English about the Brazilian Landless Movement (MST). The data was collected within a foreign language classroom setting in order to observe real readers - teachers to be - within an approach which views metaphor in talking-and-thinking (Cameron, 2003), as well as in language as use (Gibbs, 1994). This is an exploratory-interpretive (Nunan, 1992) study which was carried out within an educational setting, namely a university. Reading tasks were designed in order to foster metaphorical reading of a culture-specific issue, that is, the agrarian reform in Brazil. Lessons were video and tape recorded. The qualitative analysis of both oral and written data reveals that participants conceptualize LAND ISSUE AS WAR. The mappings made by the participants retrieve the conceptualization of this social political issue found in the texts. However, students appear to rely on the biased representation of the MST (Rodrigues, 2002) present in the texts published in Brazil. This outcome suggests the great impact of cultural models and cross-cultural differences (Kövecses, 2005) within the co-construction of the metaphorical language encountered in journalistic texts.Desde a virada paradigmática estabelecida no começo dos anos 80, a metáfora, anteriormente descrita com um ornamento lingüístico, começou a receber um novo status, ou seja, o status de uma ferramenta da cognição. Estudiosos têm voltado sua atenção para o fato de que o lócus da metáfora não é apenas a linguagem, mas também o pensamento. Tendo isso em mente, pode-se afirmar que a metáfora está presente em nosso cotidiano permeando nosso pensar em relação aos mais diversos assuntos, dos mais complexos aos mais comuns, tais como sociedade e política. Nesta investigação, similarmente, a metáfora está subjacente a este novo paradigma, que vê o fenômeno lingüístico como um elemento inerente ao nosso sistema conceitual. Tal idéia é apresentada com fundamento no estudo de Lakoff e Johnson (1980), no qual eles argumentam que "a essência da metáfora é entender e experenciar uma coisa em termos de outra" (p. 5). Sob essa perspectiva, investigou-se como um grupo de graduandos em Letras co-constroem (Flower, 1994) as expressões metafóricas encontradas em textos jornalísticos em língua portuguesa e inglesa a respeito do Movimento dos Sem-Terra do Brasil (MST). Os dados foram coletados em uma sala de aula de língua estrangeira com o propósito de se observar leitores reais - futuros professores - dentro de uma abordagem que vê a metáfora na "fala-e-mente" (Cameron, 2003), como também, na linguagem como uso (Gibbs, 1994). Este é um estudo exploratório-interpretativo (Nunan, 1992), o qual foi conduzido em um ambiente educacional, nominalmente uma universidade. Tarefas de leitura foram desenhadas com objetivo de contemplar a leitura metafórica de um tema cultural específico, que é a reforma agrária no Brasil. As aulas foram gravadas e filmadas. A análise qualitativa de ambos os dados, orais e escritos, revelam que os participantes conceitualizam a questão da terra como guerra. Os mapeamentos feitos pelos participantes refletem a conceitualizaçao deste tema político e social encontrada nos textos. Entretanto, os estudantes parecem sustentar a representação parcial do MST (Rodrigues, 2002), presente nos textos publicados no Brasil. Este resultado sugere o grande impacto de modelos e diferenças culturais (Kövecses,2005) na co-construção de sentido da linguagem metafórica encontrada em textos jornalísticos.xiv, 203 f.| il., tabs.engLiteraturaLingua inglesaMetaforaJornalismoReforma agrariaMST in the british and brazilian press: metaphorical reading in a FL classroominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL290088.pdfapplication/pdf2640892https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89727/1/290088.pdf395084463addc20e77241dcf26df3658MD51TEXT290088.pdf.txt290088.pdf.txtExtracted Texttext/plain430815https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89727/2/290088.pdf.txt26c9f73b21fc686f09848b5aca59f891MD52THUMBNAIL290088.pdf.jpg290088.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg796https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89727/3/290088.pdf.jpg9fa94ee6da09ade49b1de9441dc05fcfMD53123456789/897272013-05-04 03:31:52.993oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89727Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T06:31:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv MST in the british and brazilian press: metaphorical reading in a FL classroom
title MST in the british and brazilian press: metaphorical reading in a FL classroom
spellingShingle MST in the british and brazilian press: metaphorical reading in a FL classroom
Borba, Carla Aparecida Marinho
Literatura
Lingua inglesa
Metafora
Jornalismo
Reforma agraria
title_short MST in the british and brazilian press: metaphorical reading in a FL classroom
title_full MST in the british and brazilian press: metaphorical reading in a FL classroom
title_fullStr MST in the british and brazilian press: metaphorical reading in a FL classroom
title_full_unstemmed MST in the british and brazilian press: metaphorical reading in a FL classroom
title_sort MST in the british and brazilian press: metaphorical reading in a FL classroom
author Borba, Carla Aparecida Marinho
author_facet Borba, Carla Aparecida Marinho
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Carla Aparecida Marinho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Josalba Ramalho
contributor_str_mv Vieira, Josalba Ramalho
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa
Metafora
Jornalismo
Reforma agraria
topic Literatura
Lingua inglesa
Metafora
Jornalismo
Reforma agraria
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2007
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T02:05:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T02:05:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-23T02:05:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89727
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 290088
identifier_str_mv 290088
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89727
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiv, 203 f.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89727/1/290088.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89727/2/290088.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/89727/3/290088.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 395084463addc20e77241dcf26df3658
26c9f73b21fc686f09848b5aca59f891
9fa94ee6da09ade49b1de9441dc05fcf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805440185761792