Ocorrência de alterações auditivas condutivas em alunos da educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133544 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
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Ocorrência de alterações auditivas condutivas em alunos da educação infantilPerda auditiva condutiva; triagem; audição; pré-escolarTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Introdução: A audição é extremamente importante para o desenvolvimento da linguagem oral e da comunicação. A criança deve ser capaz de prestar atenção, detectar, discriminar e localizar sons, e ainda memorizar e integrar as experiências auditivas, para que possa reconhecer e compreender a fala. As perdas auditivas mais comuns em crianças em idade escolar são as perdas auditivas condutivas, as quais, em sua maioria, são perdas auditivas temporárias causadas por otite média. As perdas auditivas condutivas de graus leve e moderado em crianças são difíceis de serem detectadas, devido a criança não sabe referir o que está sentindo, pois muitas vezes não provocam dor. Levando em consideração este dado e o quanto a perda auditiva pode interferir na aprendizagem, linguagem e desenvolvimento social do indivíduo, torna-se fundamental a realização da triagem auditiva em escolares para detectar esse tipo de alteração auditiva. Objetivo: Verificar a ocorrência de alterações auditivas condutivas em crianças de cinco a seis anos de idade da educação infantil. Métodos: O estudo é do tipo observacional transversal. A população foi composta por 35 crianças de cinco a seis anos de idade, estudantes do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foram realizados os seguintes procedimentos audiológicos: meatoscopia, triagem audiométrica e triagem de imitância acústica. Para a análise dos resultados obtidos na triagem auditiva, anamnese e questionários para os professores, os dados foram apresentado em figuras, gráficos e tabelas. Frente aos resultados optou-se em fazer dois tipos de análise, uma considerando os critérios sugeridos pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e uma análise mais detalhada, considerando os resultados por frequências testadas em cada procedimento. Resultados: Na inspeção do meato acústico a maioria dos sujeitos passou (83% na orelha direita e 77% na orelha esquerda), na triagem audiométrica a maioria das crianças passou (71% na orelha direita e 84% na orelha esquerda). Na triagem timpanométrica houve um grande número de alterações, sendo 31% na orelha direita e 42% na orelha esquerda, com resultados sugestivos de comprometimento auditivo condutivo. E, quando referido os resultados da pesquisa do reflexo acústico, houve um grande número de falhas (90% na orelha direita e 94% na orelha esquerda). Considerando os resultados de forma geral, a população desta pesquisa apresentou um alta ocorrência de alterações condutivas sendo um total de 55% do total de 35 crianças. Em relação a anamnese, os pais demonstraram estarem atentos aos sinais de dificuldades relacionadas a audição, ao contrário do que foi encontrado no questionário aplicado aos professores, no qual somente três crianças foram citadas com alguma dificuldade de atenção ou audição. Conclusão: Diante das alterações encontradas é importante que haja programas de prevenção e promoção de saúde auditiva em escolares e orientações aos pais e professores para que estejam atentos aos sinais de possíveis comprometimentos auditivos.Roggia, Simone MariottiUniversidade Federal de Santa CatarinaPires, Michelle Lima de Oliveira2015-07-03T11:15:36Z2015-07-03T11:15:36Z2015-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisxx f.Introduction: Hearing is extremely important for the development of oral language and communication. A child should be able to pay attention, detect, discriminate and locate sounds, and even memorize and integrate auditory experiences, so they can recognize and understand speech. The most common hearing loss in children of school age is conductive hearing loss, which, in most cases, is temporary hearing loss caused by otitis media. The conductive hearing losses of mild or moderate level, in children, are difficult to detect because the child does not know what it is feeling exactly, especially when no pain is involved. Taking this data in consideration and how hearing loss can interfere with learning, language, and social development of the individual, it is essential to carry out hearing screening in children to detect conductive hearing loss. Objective: Check the occurrence of conductive hearing loss in children five to six years of early childhood education. Methods: The type of the study is cross-sectional. The population consisted of 35 Child Development Center (NDI) students from five to six years old. The following audiological procedures were conducted: meatoscopy, testing of hearing thresholds by pure tone audiometry and acoustic impedance screening. The results obtained from the hearing screening, interview and questionnaires applied with teachers were presented in figures, graphs and charts. Based on the results found, it was made two types of analysis, one considering the criteria suggested by CFFa and a more detailed analysis, considering the results by frequencies tested in each procedure. Results: In the inspection of the auditory canal most subjects passed with 83% in the right ear and 77% in the left ear; in audiometric screening most children passed, presenting 71% in the right ear and 84% in the left ear. In the tympanometric screening, a large number of alterations occurred, with 31% in the right ear and 42% in the left ear. These findings are suggestive of conductive hearing loss. And when referred to the search results of acoustic reflex, there were a lot of failure results, considering the analysis of CFFa 90% in the right ear and 94% in the left ear. Considering the results in general, the population of this research showed a high occurrence of conductive hearing problems, appearing in 55% of all children. Regarding the interview, the parents were attentive for signs of difficulties related to hearing, contrary to what we found in the questionnaires applied with the teachers, in which only three children were cited with some type of hearing or attention problems. Conclusion: From the results found, it is important to create and maintain preventive programs, hearing health promotion in schools, and guidance to parents and teachers to be vigilant for signs of possible hearing impairment.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133544porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-03T11:15:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133544Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-03T11:15:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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