Profissionais negras na educação infantil da rede municipal de Florianópolis: narrativas que reverberam resiliência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Fabienne Neide da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214615
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
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spelling Profissionais negras na educação infantil da rede municipal de Florianópolis: narrativas que reverberam resiliênciaEducaçãoNegrasProfessorasEducação infantilDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.A presente pesquisa versa sobre mulheres negras da Educação Infantil e irá analisar os percursos de vida e formação das profissionais negras que atuam como professoras regentes, professoras auxiliares e auxiliares de sala na Educação Infantil na Educação Básica da Rede Municipal de Florianópolis a fim de compreender por que as mulheres negras que desempenham a função de auxiliar de sala escolhemessecargo mesmo quando possuem formação profissional acima do exigido para o mesmo. O estudo tem enfoque na metodologia campo-tema, utilizamos a abordagem qualitativa e o recurso metodológico da entrevista semi-estruturada. Buscamos tecer diálogos e reflexões com teóricas(os) que discutem os temas aqui expostos: BARDIN (2011), BENTO (1995; 2002; 2002a), BUTLER (2016), CARNEIRO (2003; 2004; 2011), CARDOSO (2014; 2014a; 2010; 2017), CASTELLS (1999; 2010), CERISARA (1996), CRENSHAW (2002), DAVIS (2017), FREITAS (2017), GONZALEZ (1984); GOMES (1999; 2002; 2005; 2017), HALL (2011), HOOKS (2013), NASCIMENTO (1968; 1978; 1982), MUNANGA (1996; 1996a; 2006; 2012), PASSOS (2012), RIBEIRO (2017; 2018), ROMÃO (2001; 2005), SILVA (2003; 2009), SCOTT(1995), SCHUCMAN (2014), SCHWARCZ (1996; 1996a), SPINK (2003), WERNECK (2003; 2010) e dentre outros que contribuíram para o desenvolvimento da investigação. Concluímos que as profissionais que estão como auxiliar de sala ocupam esse lugar por três motivos: primeiro, estão na espera de futuros concursos públicos para ascenderem na carreira profissional, desse modo, enquanto não se materializam, algumas profissionais negras continuam seguindo na trilha da qualificação profissional, seja com mais especializações ou pleiteando vaga no mestrado em Universidades Públicas. As mulheres negras relataram que é necessário estar na procura de mais formações (níveis de estudos) para estarem ocupando os cargos que ficam acima do ser auxiliar de sala na hierarquização do poder e saber, pois, para quem é negra e/ou negro, o seu percurso formativo deve comprovar que sua capacidade intelectual independe do seu pertencimento étnico-racial; segundo uma parte parece estar satisfeita com o cargo e as atribuições que realiza; e, terceiro a minoria está para se aposentar, logo almejam fazer outras coisas, porém ligadas à área da educação também e, ainda, de acordo com as narrativas, algumas expressaram a vontade de viajar e descansar após anos dedicando-se à educação e contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.Abstract: The present research is about black women in kindergarten and will analyze the life pathways and formation of black professionals who act as conducting teachers, auxiliary teachers and classroom assistants in kindergarten in the Basic Education of Florianópolis Municipal Network in order to understand by that black women who perform the function of room assistant choose this position even when they have vocational training above that required for it. The study focuses on the field-theme methodology, we used the qualitative approach and the methodological feature of the semi-structured interview.We seek to weave dialogues and reflections with theorists who discuss the themes presented here:BARDIN (2011), BENTO (1995; 2002; 2002a), BUTLER (2016), CARNEIRO (2003; 2004; 2011), CARDOSO (2014; 2014a; 2010; 2017), CASTELLS (1999; 2010), CERISARA (1996), CRENSHAW (2002), DAVIS (2017), FREITAS (2017), GONZALEZ (1984); GOMES (1999; 2002; 2005; 2017), HALL (2011), HOOKS (2013), NASCIMENTO (1968; 1978; 1982), MUNANGA (1996; 1996a; 2006; 2012), PASSOS (2012), RIBEIRO (2017; 2018), ROMÃO (2001; 2005), SILVA (2003; 2009), SCOTT(1995), SCHUCMAN (2014), SCHWARCZ (1996; 1996a), SPINK (2003), WERNECK (2003; 2010)and others that contributed to the development of research.We conclude that the professionals who serve as a classroom assistant occupy this place for three reasons: first, they are waiting for future public competitions to ascend their professional career, so that, until they materialize, some black professionals continue to follow the path of professional qualification , either with more specializations or applying for a post in the Master's degree in Public Universities.Black women reported that it is necessary to be in search of more formations (levels of studies) to be occupying the positions that are above the auxiliary of room in the hierarchization of the power and to know, therefore, for who is black and / or black, the his formative course must prove that his intellectual capacity is independent of his ethnic-racial belonging; according to one party, he seems to be satisfied with his position and the duties he performs; and, third, the minority is about to retire, they soon aim to do other things, but linked to the area of education as well, and according to the narratives, some expressed the desire to travel and rest after years of dedicating themselves to education and contributing for the integral development of children.Passos, Joana Celia dosUniversidade Federal de Santa CatarinaCunha, Fabienne Neide da2020-10-21T21:07:55Z2020-10-21T21:07:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis239 p.| il., gráfs.application/pdf368217https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214615porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:07:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214615Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:07:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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