Professoras auxiliares de educação infantil: olhares e vozes das profissionais sobre o processo de constituição da sua docência na rede municipal de ensino de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Marcela Carolina Zen de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252476
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.
id UFSC_b40d6e0ecd139897b4a7f70df6c68f1d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252476
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Professoras auxiliares de educação infantil: olhares e vozes das profissionais sobre o processo de constituição da sua docência na rede municipal de ensino de FlorianópolisEducaçãoEducação infantildocentesSocialização profissionalProfessoresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.A presente pesquisa, em nível de Mestrado, teve como objeto analítico, a partir da perspectiva das/os Professoras/es Auxiliares de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, como se estabeleceram a docência dos profissionais que ocupam esta carga. Como estratégia metodológica elegeu-se a pesquisa quanti-qualitativa e os seguintes instrumentos metodológicos: i) análise de documentos legais a exemplo de documentos curriculares municipais, portarias e decretos e; ii) realização de um questionário com todas/os as/os Professoras/es Auxiliares de Educação Infantil da rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Para organização e análise dos dados foi desenvolvida como procedimento metodológico a Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977) e Cecília de Souza Minayo (2009). A partir da organização dos dados gerados, emergiram três categorias de análise: i) dimensões estruturais, ii) dimensão das estratégias da ação pedagógica e iii) dimensão das relações profissionais. Para as análises dos dados contorno-se com o esporte teórico de Batista (2013), Buss-Simão e Rocha (2018), Castro (2014), Cerisara (2002), Côco (2018), Duarte (2011), Dubar (2005) ), Furtado (2020), Gonçalves (2014), Hoyuelos e Riera (2019), Nóvoa (2017), Ostetto (2000), Schmitt (2014) e Tardif e Lessard (2008, 2014). As análises dos dados trazem elementos que revelam o quanto a docência das Professoras Auxiliares de Educação Infantil da RMEF tem sido demarcada pelas dimensões estruturais no que diz respeito à organização de tempo e espaço, à nomenclatura da carga, às atribuições, à organização da hora-atividade e ao reconhecimento e valorização do exercício de sua docência. Como também, pelas dimensões das estratégias da ação docente, ou seja, pelas estratégias que envolvem para exercer suas atribuições, abarcando a elaboração da documentação pedagógica, sendo esta composta de quatro eixos estruturantes: a observação, o registro, o planejamento e a avaliação. Por fim, não menos importante, pela dimensão das relações profissionais, visto que o exercício da sua docência implica estabelecer relações educativo-pedagógicas com as crianças, desde bebês, mesmo que Professoras de Educação Infantil e Professoras Auxiliares de Educação Infantil atuam em períodos alternados com o grupo de crianças.Abstract: This Masters-level research aimed to analyze how the teaching role of Assistant Teachers in Early Childhood Education within the Municipal Education Network of Florianópolis has been constituted, from Assistant Teachers' perspective. The methodological strategy was mixed methods research, employing: i) analysis of legal documents like municipal curriculum guidelines, ordinances, and decrees; and ii) a questionnaire administered to all Assistant Teachers in Early Childhood Education. Content analysis methodology was used to organize and analyze the data. Three categories of analysis emerged: i) structural dimensions concerning time, space, job titles, responsibilities, work hours, and recognition; ii) pedagogical action strategy dimensions encompassing observation, documentation, planning, and evaluation; and iii) professional relationship dimensions with children and Teachers. Theoretical contributions came from Batista, Buss-Simão and Rocha, Castro, Cerisara, Côco, Conceição, Duarte, Dubar, Furtado, Gonçalves, Hoyuelos and Riera, Nóvoa, Ostetto, Schmitt, and Tardif and Lessard.The findings provide insights into how structural dimensions, pedagogical strategies, and professional relationships have influenced the teaching role constitution of Assistant Teachers in Early Childhood Education. The data analyses reveal how the teaching role of Assistant Teachers has been shaped by structural dimensions including time, space, job titles, duties, work hours, and recognition of their teaching. The analyses also highlight pedagogical strategy dimensions comprising observation, documentation, planning, and assessment. These strategies are used to carry out their responsibilities. Finally, professional relationships are equally significant, as Assistant Teachers must build educational and pedagogical bonds with children, including infants. This occurs even when Teachers and Assistant Teachers alternate with the children's group during different times.Simão, Márcia BussUniversidade Federal de Santa CatarinaAndrade, Marcela Carolina Zen de2023-12-05T23:29:47Z2023-12-05T23:29:47Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis261 p.| tabs.application/pdf385216https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252476porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-05T23:29:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252476Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-05T23:29:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professoras auxiliares de educação infantil: olhares e vozes das profissionais sobre o processo de constituição da sua docência na rede municipal de ensino de Florianópolis
title Professoras auxiliares de educação infantil: olhares e vozes das profissionais sobre o processo de constituição da sua docência na rede municipal de ensino de Florianópolis
spellingShingle Professoras auxiliares de educação infantil: olhares e vozes das profissionais sobre o processo de constituição da sua docência na rede municipal de ensino de Florianópolis
Andrade, Marcela Carolina Zen de
Educação
Educação infantil
docentes
Socialização profissional
Professores
title_short Professoras auxiliares de educação infantil: olhares e vozes das profissionais sobre o processo de constituição da sua docência na rede municipal de ensino de Florianópolis
title_full Professoras auxiliares de educação infantil: olhares e vozes das profissionais sobre o processo de constituição da sua docência na rede municipal de ensino de Florianópolis
title_fullStr Professoras auxiliares de educação infantil: olhares e vozes das profissionais sobre o processo de constituição da sua docência na rede municipal de ensino de Florianópolis
title_full_unstemmed Professoras auxiliares de educação infantil: olhares e vozes das profissionais sobre o processo de constituição da sua docência na rede municipal de ensino de Florianópolis
title_sort Professoras auxiliares de educação infantil: olhares e vozes das profissionais sobre o processo de constituição da sua docência na rede municipal de ensino de Florianópolis
author Andrade, Marcela Carolina Zen de
author_facet Andrade, Marcela Carolina Zen de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Márcia Buss
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Marcela Carolina Zen de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
docentes
Socialização profissional
Professores
topic Educação
Educação infantil
docentes
Socialização profissional
Professores
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05T23:29:47Z
2023-12-05T23:29:47Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 385216
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252476
identifier_str_mv 385216
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 261 p.| tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652349454942208