Projeção e Análise comparativa das emissões de veículos elétricos até 2050: um modelo de dinâmica de sistemas
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212580 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção Elétrica |
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Projeção e Análise comparativa das emissões de veículos elétricos até 2050: um modelo de dinâmica de sistemasVeículos elétricosEmissões de gases de efeito estufaDinâmica de SistemasSimulaçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção ElétricaDadas as preocupações de agentes governamentais internacionais com a redução das emissões de gases de efeito estufa, nas atividades industriais e particularmente no setor de transportes, faz-se recorrente o incentivo à difusão de tecnologias ditas limpas, isto é, menos poluentes. Esse é o caso dos veículos elétricos e híbridos, os quais, respectivamente, eliminam ou reduzem as emissões locais de escapamento. No caso dos veículos elétricos a bateria (BEV), o potencial de redução de emissões é ainda mais alto, sobretudo em países com a matriz elétrica predominantemente renovável, tal qual a matriz brasileira. Contudo, ainda existem incertezas quanto ao tipo de veículo elétrico mais adequado à realidade do país, considerando particularmente as emissões equivalentes de gases de efeito estufa (GEE). O objetivo deste trabalho é, portanto, avaliar a influência de distintos cenários e políticas na difusão de veículos elétricos e híbridos no Brasil, tendo em vista a redução das emissões equivalentes totais. Para isso é desenvolvido um modelo de dinâmica de sistemas que simula o crescimento da frota de veículos elétricos até 2050 e calcula as emissões equivalentes de cada tecnologia. A partir dos cenários de dominância de determinada tecnologia de veículo elétrico, parcial ou total, ainda é possível verificar-se a intersecção com possíveis políticas para o incentivo da compra desses produtos, como a redução dos impostos (IPI, II, etc) para esses veículos, a perspectiva de redução do custo em R$/kWh das baterias, isenções ou reduções de IPVA, entre outros, reduzindo o custo total de propriedade/operação do produto. O trabalho conclui que o tipo de veículo elétrico que menos emissões produzirá é o veículo elétrico a bateria, considerando o horizonte de 2050.Florianópolis, SCMaldonado, Mauricio UrionaUniversidade Federal de Santa CatarinaGarbelotto, Caio Cesar2020-09-01T17:19:39Z2020-09-01T17:19:39Z2020-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis158application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212580info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-09-01T17:19:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212580Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-01T17:19:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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