Simulação computacional aplicada à medição de emissões em terminais depot

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Laura Moreira Lessa de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255984
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval.
id UFSC_b666dbe7f7ca9de0588111a78c867a64
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/255984
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Simulação computacional aplicada à medição de emissões em terminais depotGases de efeito estufaTerminais depotEstimativa de emissõesSimulação computacionalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval.As emissões de gases de efeito estufa são a principal causa das mudanças climáticas, sendo o transporte marítimo responsável por 3% das emissões globais. Para enfrentar esse desafio, a OMI e ONU propõem regras de redução de emissões considerando não apenas as embarcações como também outros agentes envolvidos no setor. Nesse contexto, estudos com temas voltados questões de emissões no setor têm grande relevância. Para isso, este trabalho propõe a adaptação de um modelo de simulação computacional dos fluxos internos de caminhões e reach stackers em um terminal depot para estimar as emissões envolvidas. Com o objetivo de obter essas estimativas, também foram utilizadas equações de emissões disponíveis na literatura, considerando distâncias percorridas ou tempo de uso, além de dados sobre o consumo das máquinas e os fatores de emissão dos combustíveis. Foram, portanto, definidos quatro cenários de simulação para compreender quais mudanças nos parâmetros definidos promovem maiores melhorias nas emissões e como essas mudanças afetam os tempos de atendimento e o número de caminhões atendidos. A análise dos resultados apresenta problemas encontrados na operação do próprio terminal e, principalmente, uma visão de como a qualidade do combustível utilizado e os rendimentos das máquinas influencia nas emissões. Estudos desse tipo fomentam discussões importantes sobre preservação ambiental, promovendo conscientização e esclarecimento sobre as operações de empresas públicas e privadas, possibilitando a busca por estratégias objetivas e eficientes para mitigar emissões e desacelerar o processo de aquecimento global.Greenhouse gas emissions are the main cause of climate change, with maritime transport accounting for 3% of global emissions. To address this challenge, the IMO and UN propose emission reduction rules that consider not only vessels but also other sector agents. In this context, studies focusing on emissions in the sector are highly relevant. This work proposes adapting a computational simulation model of internal truck and reach stacker flows in a depot terminal to estimate associated emissions. To obtain these estimates, emission equations from the literature were used, considering distances traveled or time in use, as well as data on machine consumption and fuel emission factors. Four simulation scenarios were defined to understand which parameter changes yield the greatest emission improvements and how these changes affect service times and the number of trucks served. The results analysis highlights operational issues within the terminal and, importantly, how fuel quality and machine efficiency influence emissions. Studies like this foster important discussions on environmental preservation, raising awareness and understanding of public and private company operations, and enabling the pursuit of effective strategies to mitigate emissions and slow global warming.Joinville, SC.Zagheni, Elisete Santos da SilvaUniversidade Federal de Santa Catarina.Pinho, Laura Moreira Lessa de2024-07-12T12:39:19Z2024-07-12T12:39:19Z2024-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255984Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-12T12:39:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255984Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-12T12:39:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação computacional aplicada à medição de emissões em terminais depot
title Simulação computacional aplicada à medição de emissões em terminais depot
spellingShingle Simulação computacional aplicada à medição de emissões em terminais depot
Pinho, Laura Moreira Lessa de
Gases de efeito estufa
Terminais depot
Estimativa de emissões
Simulação computacional
title_short Simulação computacional aplicada à medição de emissões em terminais depot
title_full Simulação computacional aplicada à medição de emissões em terminais depot
title_fullStr Simulação computacional aplicada à medição de emissões em terminais depot
title_full_unstemmed Simulação computacional aplicada à medição de emissões em terminais depot
title_sort Simulação computacional aplicada à medição de emissões em terminais depot
author Pinho, Laura Moreira Lessa de
author_facet Pinho, Laura Moreira Lessa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zagheni, Elisete Santos da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Laura Moreira Lessa de
dc.subject.por.fl_str_mv Gases de efeito estufa
Terminais depot
Estimativa de emissões
Simulação computacional
topic Gases de efeito estufa
Terminais depot
Estimativa de emissões
Simulação computacional
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-12T12:39:19Z
2024-07-12T12:39:19Z
2024-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255984
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC.
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652041815326720