Pirataria digital de audiovisuais no Brasil: representações sociais e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tristão, Lourenço Kawakami
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215801
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2020.
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spelling Pirataria digital de audiovisuais no Brasil: representações sociais e reflexõesAdministraçãoPirataria (Direitos autorais)CibercrimeRepresentações sociaisParadigmas (Ciências sociais)Acesso à informaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2020.Esta pesquisa teve por objetivo compreender a pirataria digital de audiovisuais no Brasil a partir de uma perspectiva multidimensional, considerando tanto o ponto de vista dos piratas quanto do grupo antipirataria. Nesta pesquisa a pirataria é contextualizada dentro de uma problemática mais ampla, que diz respeito à questão do acesso à informação e ao conhecimento. A base para a construção dos pontos de vista dos grupos foi a TRS (Teoria das Representações Sociais) de Serge Moscovici, e a proposta de trabalhar com está perspectiva dialógica foi construída sobre o Paradigma da Complexidade de Edgar Morin. Procurei demonstrar que embora os piratas ajam na ilegalidade, existem reivindicações legítimas por parte do grupo, que possui uma concepção do audiovisual como cultura, diferentemente do grupo antipirataria que possui uma concepção do audiovisual como produto. Sem desconsiderar a legitimidade das reivindicações da indústria, procurei realizar um diálogo que inexiste no mundo real, procurando caminhos para a superação dos conflitos entre os grupos, que preservem a capacidade da indústria de produzir filmes e remunerar artistas, mas que também consigam tornar os audiovisuais mais acessíveis aos espectadores. Os resultados da pesquisa indicaram que por trás das representações sociais identificadas nos grupos existem diferentes concepções de desenvolvimento, a dos piratas mais voltada para as potencialidades de transformação social da internet e a do grupo antipirataria voltada para concepções mais tradicionais de desenvolvimento. Neste sentido a Teoria N e a Teoria P de Guerreiro Ramos surgem como forma de compreender as diferenças entre estas percepções. Outras questões como a delimitação dos enclaves sociais de Guerreiro Ramos, e o conceito de Estado democrático de direito de Habermas, também aparecem como forma de ajudar a interpretação das representações sociais de um ponto de vista teórico. Durante o estudo também procurei ser propositivo em relação à superação dialógica dos conflitos identificados, procurando demonstrar que existem formas de superação do conflito entre o grupo dos piratas e o grupo antipirataria capazes de atender as principais reivindicações de cada grupo de forma negociada.Abstract: This research was constructed with the intent of understanding the digital piracy of audio-visual in Brazil from a multidirectional perspective, considering the point of view of the pirates and the antipiracy group. In this research the piracy is contextualized inside a wider problematic, related to the question of access to information and knowledge. The basis for the construction of the points of view is the TRS (Theory of Social Representations) by Serge Moscovici, and the proposal about working with this dialogical approach was built over the Complexity Paradigm by Edgar Morin. I intended to demonstrate that even the pirates were acting illegal, there are some legit revindications by the group, that concepts audio-visual as culture, different from the antipiracy group that have a product conception about the audio-visual. Without let the consideration about the legitimacy of the industry revindications, I intent to create a dialogue that don?t exist in the real world, suggesting ways to overcome the conflicts between the groups, that preserve the capacity of the industry of produce audio-visuals and remunerate creators, but also could made audio-visuals more accessible for the spectators. The results of the research indicate that behind the identified social representations in the groups exist different conceptions about development, the pirates are toward to the potential of social transformation of the internet, and the antipirates group toward to more traditional conceptions of development. In this sense the Theory N and Theory P of Guerreiro Ramos emerge as a way to understand the differences between these perceptions. Other questions like the delimitation of social enclaves of Guerreiro Ramos, and the concept of democratic State of right of Habermas, also emerge as a way to support the interpretation of the social representations from a theoretical point of view. As the study was constructed, I also intended to be purposeful in relation to the dialogic overcoming of the identified conflicts, aiming to demonstrate that there are ways of overcoming the conflict between the group of the pirates and the antipiracy group that could attend to the main revindications of each group in a negotiated form.Boeira, Sérgio LuisUniversidade Federal de Santa CatarinaTristão, Lourenço Kawakami2020-10-21T21:22:06Z2020-10-21T21:22:06Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis264 p.| il., tabs.application/pdf369515https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215801porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:22:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215801Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:22:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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