O Ensino do Empreendedorismo nos Cursos de Administração das Instituições de Ensino Superior Paranaenses e Catarinenses: Uma Análise Comparativa
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97189 |
Resumo: | Preparar empreendedores é uma questão importante, sendo que as Instituições de Ensino Superior (IES) podem contribuir para o desenvolvimento destes novos profissionais. Com este entendimento, realizou-se uma análise comparativa do ensino do empreendedorismo nos cursos de graduação em Administração, nas IES paranaenses e catarinenses. Os aspectos considerados foram: a) a estrutura curricular destes cursos e as disciplinas com enfoque em empreendedorismo; b) as ementas, a bibliografia e as fases em que são oferecidos as disciplinas com enfoque em empreendedorismo; c) as características dos docentes coordenadores dos cursos de administração e dos professores que ministram disciplinas com enfoque de empreendedorismo, nas IES em estudo; d) o entendimento destes docentes sobre o ensino de empreendedorismo e as tendências empreendedoras associadas ao empreendedor, no Paraná e em Santa Catarina. Para tanto, o estudo em suas fases iniciais foi exploratório, com método qualitativo. Em sua etapa seguinte foi descritivo, do tipo levantamento ou survey, com método quantitativo. Os dados foram coletados por meio de formulário e de questionário estruturado, com questões abertas e fechadas. Os coordenadores dos cursos de administração e os professores de disciplinas de empreendedorismo foram os sujeitos sociais da pesquisa. As conclusões, em termos comparativos, mostram que o enfoque do empreendedorismo está presente na estrutura curricular dos cursos de administração das IES paranaenses, e na maioria das IES catarinenses, como disciplina obrigatória, disciplina optativa, ou em tópicos especiais. As ementas da disciplina de empreendedorismo apresentam semelhanças nos itens: perfil do empreendedor, qualidades do empreendedor e o plano de negócios. Os autores referenciados nas bibliografias das disciplinas com enfoque em empreendedorismo, nos cursos estudados são: Dolabela, Degen, Chiavenato e Filion. Os últimos períodos do curso são escolhidos para ministrar as disciplinas com enfoque em empreendedorismo, nos dois estados. Os docentes, em sua maioria, são bacharéis e pós-graduados em Administração. Boa parte dos docentes teve o enfoque do empreendedorismo nos cursos de graduação ou de pós-graduação. Os que não tiveram, procuram leituras, palestras e cursos no assunto, sendo que buscam a educação continuada em empreendedorismo. É evidente o conhecimento dos docentes neste assunto. A maioria acredita haver relação entre o ensino do empreendedorismo e o melhor desempenho na função do administrador. Para tanto, relacionaram o empreendedorismo com a busca de inovação, com as oportunidades orientadas para resultados, com a geração de negócios e/ou criação de empresas e, também, com a criatividade. Recomendam o enfoque do empreendedorismo nos cursos de administração, como eixo temático ou disciplina, atribuindo importância ao plano de negócios. |
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Os aspectos considerados foram: a) a estrutura curricular destes cursos e as disciplinas com enfoque em empreendedorismo; b) as ementas, a bibliografia e as fases em que são oferecidos as disciplinas com enfoque em empreendedorismo; c) as características dos docentes coordenadores dos cursos de administração e dos professores que ministram disciplinas com enfoque de empreendedorismo, nas IES em estudo; d) o entendimento destes docentes sobre o ensino de empreendedorismo e as tendências empreendedoras associadas ao empreendedor, no Paraná e em Santa Catarina. Para tanto, o estudo em suas fases iniciais foi exploratório, com método qualitativo. Em sua etapa seguinte foi descritivo, do tipo levantamento ou survey, com método quantitativo. Os dados foram coletados por meio de formulário e de questionário estruturado, com questões abertas e fechadas. Os coordenadores dos cursos de administração e os professores de disciplinas de empreendedorismo foram os sujeitos sociais da pesquisa. 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