Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121735 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
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Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercadosSupermercadoAnálise EconomicaWall MartTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.Este trabalho analisa a presença dos produtos de marcas próprias nos supermercados e o motivo da adoção dessa estratégia de negócio pelos varejistas e a sua aceitação pelos consumidores em geral, sendo também analisado o ponto de vista dos fornecedores desses produtos. A análise parte da revisão da teoria econômica sobre marcas, com destaque para teoria dos custos de transação e teoria dos jogos. Em seguida, é apresentada uma breve revisão no campo da administração e marketing. Por fim é feita uma pesquisa de campo abrangendo três pontos: (a) identificação dos produtos comercializados nos supermercados com marca própria; (b) comparação dos preços de alguns produtos selecionados em cada categoria com produtos da marca da indústria; (c) percepção dos produtos de marcas próprias pelos consumidores, supermercadistas e fornecedores. Esta pesquisa foi realizada nos hipermercados Big, Wal Mart e Carrefour situados nas cidades de Florianópolis e Curitiba. Foram obtidos os seguintes resultados: produtos com a bandeira do supermercado possuem preços inferiores e qualidade semelhante A marca líder. A adoção desta estratégia é vantajosa para o setor varejista, entretanto a longo prazo é desfavorável para os fabricantes destes produtos.Nicolau, José AntônioUniversidade Federal de Santa CatarinaWen, Tseng I2014-07-16T17:03:10Z2014-07-16T17:03:10Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121735porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-20T03:02:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/121735Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-20T03:02:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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