Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wen, Tseng I
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121735
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
id UFSC_12b3e53a632e38df20416579ad90a6d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/121735
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercadosSupermercadoAnálise EconomicaWall MartTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.Este trabalho analisa a presença dos produtos de marcas próprias nos supermercados e o motivo da adoção dessa estratégia de negócio pelos varejistas e a sua aceitação pelos consumidores em geral, sendo também analisado o ponto de vista dos fornecedores desses produtos. A análise parte da revisão da teoria econômica sobre marcas, com destaque para teoria dos custos de transação e teoria dos jogos. Em seguida, é apresentada uma breve revisão no campo da administração e marketing. Por fim é feita uma pesquisa de campo abrangendo três pontos: (a) identificação dos produtos comercializados nos supermercados com marca própria; (b) comparação dos preços de alguns produtos selecionados em cada categoria com produtos da marca da indústria; (c) percepção dos produtos de marcas próprias pelos consumidores, supermercadistas e fornecedores. Esta pesquisa foi realizada nos hipermercados Big, Wal Mart e Carrefour situados nas cidades de Florianópolis e Curitiba. Foram obtidos os seguintes resultados: produtos com a bandeira do supermercado possuem preços inferiores e qualidade semelhante A marca líder. A adoção desta estratégia é vantajosa para o setor varejista, entretanto a longo prazo é desfavorável para os fabricantes destes produtos.Nicolau, José AntônioUniversidade Federal de Santa CatarinaWen, Tseng I2014-07-16T17:03:10Z2014-07-16T17:03:10Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121735porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-20T03:02:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/121735Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-20T03:02:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados
title Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados
spellingShingle Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados
Wen, Tseng I
Supermercado
Análise Economica
Wall Mart
title_short Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados
title_full Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados
title_fullStr Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados
title_full_unstemmed Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados
title_sort Análise econômica do fenômeno das marcas próprias nos supermercados
author Wen, Tseng I
author_facet Wen, Tseng I
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nicolau, José Antônio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Wen, Tseng I
dc.subject.por.fl_str_mv Supermercado
Análise Economica
Wall Mart
topic Supermercado
Análise Economica
Wall Mart
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2014-07-16T17:03:10Z
2014-07-16T17:03:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121735
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652126120837120