A Construção de Competências para Inovar no SNI brasileiro no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Gabriela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223012
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
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spelling A Construção de Competências para Inovar no SNI brasileiro no século XXIConstrução de competências. Sistemas Nacionais de Inovação. Absorção de capacidadesTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.O Brasil enfrenta atualmente uma malformação de competências para inovar. Este estudo tem por objetivo investigar como evolui a construção de competências para inovar nas duas últimas décadas no Sistema Nacional de Inovação brasileiro, sob o prisma dos resultados para mercado formal de trabalho. Uma revisão literária neoshumeteriana foi realizada, para dimensionar os fatores que englobam as capacidades de inovação. Mediu-se o desempenho destes fatores na economia brasileira por meio de macro e micro indicadores estatísticos de diferentes bases de dados; e verificou-se, então, possíveis efeitos na estrutura produtiva, utilizando os dados da RAIS para medir a inserção dos empregos em CTEM, no século XXI. Dentre as capacidades sociais, que incluem o sistema educacional e o capital social, e as capacidades tecnológicas que incluem os sistemas organizacionais e processos de aprendizagem, o período foi marcado especialmente por esforços políticos no sistema educacional e processos de aprendizagem passivos. Os resultados mostram que no período houve um aumento quantitativo significativo no acesso à educação secundária e principalmente terciária, chegando a triplicar o percentual de acesso a este nível educacional, com um forte aumento de graduações em nas áreas de engenharia. Mas não se pode validar o mesmo a níveis qualitativos, principalmente no desempenho do ensino fundamental e de processos de aprendizagem nas empresas. Também não houveram grandes avanços nos outros dois fatores. Os resultados sugerem, que em relação ao aos avanços do ensino e estrutura produtiva, é plausível considerar que estas relações podem ser insuficientes para explicar a organização dos sistemas profissionais atuais no BrasilFlorianópolis, SCBittencourt, PabloUniversidade Federal de Santa CatarinaDomingues, Gabriela2021-05-14T13:03:13Z2021-05-14T13:03:13Z2021-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis119application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223012info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-14T13:03:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223012Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-14T13:03:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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