INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/17054 |
Resumo: | O mercado passa por constantes mudanças e as empresas precisam se adaptar por meio de suas capacidades dinâmicas para acompanhá-lo. A capacidade dinâmica está relacionada diretamente a capacidade de absorção e a capacidade de inovação. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar atitudes relacionadas à capacidade dinâmica, bem como capacidade de absorção e de inovação em três agências de publicidade e propaganda de Guarapuava – PR. Para isso, empregou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, por meio da estratégia de estudo de caso, com a utilização de entrevistas individuais semiestruturadas. Como técnica de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, este estudo demonstrou que as agências possuem níveis diferenciados de capacidades dinâmicas. Na agência A constatou-se elevado grau de capacidade dinâmica devido a identificação de um nicho de mercado que ainda é pouco explorado pelas demais. Já a agência B apresentou mais indícios de capacidade de absorção, pelo fato de realizar com frequência capacitações dos funcionários e pela atuação em uma rede de agências que possibilita a troca de conhecimentos. Por fim, a agência C apresentou indícios de capacidade de absorção por realizar palestras com o intuito de gerar mais conhecimento para a equipe. |
id |
PUC_MG-1_a4e51211867b95e88ab55f87ab7db79c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17054 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Capacidade dinâmicaCapacidade de absorçãoCapacidade de inovação.O mercado passa por constantes mudanças e as empresas precisam se adaptar por meio de suas capacidades dinâmicas para acompanhá-lo. A capacidade dinâmica está relacionada diretamente a capacidade de absorção e a capacidade de inovação. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar atitudes relacionadas à capacidade dinâmica, bem como capacidade de absorção e de inovação em três agências de publicidade e propaganda de Guarapuava – PR. Para isso, empregou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, por meio da estratégia de estudo de caso, com a utilização de entrevistas individuais semiestruturadas. Como técnica de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, este estudo demonstrou que as agências possuem níveis diferenciados de capacidades dinâmicas. Na agência A constatou-se elevado grau de capacidade dinâmica devido a identificação de um nicho de mercado que ainda é pouco explorado pelas demais. Já a agência B apresentou mais indícios de capacidade de absorção, pelo fato de realizar com frequência capacitações dos funcionários e pela atuação em uma rede de agências que possibilita a troca de conhecimentos. Por fim, a agência C apresentou indícios de capacidade de absorção por realizar palestras com o intuito de gerar mais conhecimento para a equipe.Editora PUC Minas2021-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/1705410.5752/P.1984-6606.2021v21n58p100-112Revista Economia & Gestão; v. 21 n. 58 (2021): E&G - JAN/ABR; 100-1121984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/17054/18161Copyright (c) 2021 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCatczu, Thatiany SimoneRoman, RodrigoMorozini, João Francisco2022-02-08T09:24:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17054Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-02-08T09:24:28Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA |
title |
INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA |
spellingShingle |
INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Catczu, Thatiany Simone Capacidade dinâmica Capacidade de absorção Capacidade de inovação. |
title_short |
INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA |
title_full |
INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA |
title_fullStr |
INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA |
title_full_unstemmed |
INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA |
title_sort |
INDÍCIOS DE CAPACIDADE DINÂMICA EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA |
author |
Catczu, Thatiany Simone |
author_facet |
Catczu, Thatiany Simone Roman, Rodrigo Morozini, João Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Roman, Rodrigo Morozini, João Francisco |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catczu, Thatiany Simone Roman, Rodrigo Morozini, João Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capacidade dinâmica Capacidade de absorção Capacidade de inovação. |
topic |
Capacidade dinâmica Capacidade de absorção Capacidade de inovação. |
description |
O mercado passa por constantes mudanças e as empresas precisam se adaptar por meio de suas capacidades dinâmicas para acompanhá-lo. A capacidade dinâmica está relacionada diretamente a capacidade de absorção e a capacidade de inovação. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar atitudes relacionadas à capacidade dinâmica, bem como capacidade de absorção e de inovação em três agências de publicidade e propaganda de Guarapuava – PR. Para isso, empregou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, por meio da estratégia de estudo de caso, com a utilização de entrevistas individuais semiestruturadas. Como técnica de análise de dados optou-se pela análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, este estudo demonstrou que as agências possuem níveis diferenciados de capacidades dinâmicas. Na agência A constatou-se elevado grau de capacidade dinâmica devido a identificação de um nicho de mercado que ainda é pouco explorado pelas demais. Já a agência B apresentou mais indícios de capacidade de absorção, pelo fato de realizar com frequência capacitações dos funcionários e pela atuação em uma rede de agências que possibilita a troca de conhecimentos. Por fim, a agência C apresentou indícios de capacidade de absorção por realizar palestras com o intuito de gerar mais conhecimento para a equipe. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/17054 10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p100-112 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/17054 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2021v21n58p100-112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/17054/18161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Economia & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Economia & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 21 n. 58 (2021): E&G - JAN/ABR; 100-112 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124679785447424 |