Imaginação, Narrativas e Experimentos Mentais no Ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal’Acqua, Juarez
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234212
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
id UFSC_134e5c55e24b2bd4e5c528b8c15466dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234212
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Imaginação, Narrativas e Experimentos Mentais no Ensino de Físicaensino de físicaimaginação científicarevisão da literaturaGerald HoltonJerome S. BrunerTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.Partimos da premissa de que para pensar o uso e papel da imaginação para uma situação de ensino, alguns questionamentos podem surgir, por exemplo, de que maneira a imaginação científica vem sendo trabalhada e discutida no Ensino de Física? E, quais reflexões podem emergir de trabalhos já publicados sobre imaginação científica? Foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema Imaginação Científica em trabalhos publicados em eventos do Ensino de Física e estudado a literatura de Gerald Holton e Jerome S. Bruner. Os eventos selecionados foram o Encontro de Pesquisa de Ensino de Física (EPEF) e o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). O recorte temporal da revisão foi de 20 anos (2000 a 2020) e para a seleção dos trabalhos utilizamos as expressões de pesquisa: Imaginação Científica; Cenários Imaginários, Experimento de Pensamento, Experimentos Mentais, e Narrativas Científicas. Como algumas considerações podemos destacar a diversidade didática e multiplicidade de conceitos físicos que podem ser abordados no ensino e também a imaginação científica como um recurso constitutivo do conhecimento científico e do saber educacional. Ao longo do levantamento várias questões para futuras pesquisas foram descobertas, a partir de algumas relações observadas nos resultados obtidos. Há poucos trabalhos que abordam a imaginação no ensino de física em nível fundamental, observase uma frequente relação entre Ficção científica e Criatividade. Por fim, tendo como base os estudos das obras desenvolvidas por Holton podemos considerar a imaginação científica como processos pelos quais a mente humana constrói e percebe a realidade sobre a natureza, estando entre as produções cognitivas controversas mais antigas e ainda mais prolíficas das práticas científicas. Holton ainda considera a ciência por meio de eixos, a saber: empírico, analítico e temático. Bruner também surge como um importante autor, que nos permite ir ainda mais profundo na discussão de como percebemos e construímos a realidade, considerando dois modos de pensamento: o narrativo e o paradigmático.Florianópolis, SCSilva, Henrique César daNascimento, Lucas Albuquerque doUniversidade Federal de Santa CatarinaDal’Acqua, Juarez2022-04-27T17:35:35Z2022-04-27T17:35:35Z2022-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234212info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-04-27T17:35:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234212Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-04-27T17:35:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Imaginação, Narrativas e Experimentos Mentais no Ensino de Física
title Imaginação, Narrativas e Experimentos Mentais no Ensino de Física
spellingShingle Imaginação, Narrativas e Experimentos Mentais no Ensino de Física
Dal’Acqua, Juarez
ensino de física
imaginação científica
revisão da literatura
Gerald Holton
Jerome S. Bruner
title_short Imaginação, Narrativas e Experimentos Mentais no Ensino de Física
title_full Imaginação, Narrativas e Experimentos Mentais no Ensino de Física
title_fullStr Imaginação, Narrativas e Experimentos Mentais no Ensino de Física
title_full_unstemmed Imaginação, Narrativas e Experimentos Mentais no Ensino de Física
title_sort Imaginação, Narrativas e Experimentos Mentais no Ensino de Física
author Dal’Acqua, Juarez
author_facet Dal’Acqua, Juarez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Henrique César da
Nascimento, Lucas Albuquerque do
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal’Acqua, Juarez
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de física
imaginação científica
revisão da literatura
Gerald Holton
Jerome S. Bruner
topic ensino de física
imaginação científica
revisão da literatura
Gerald Holton
Jerome S. Bruner
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-27T17:35:35Z
2022-04-27T17:35:35Z
2022-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234212
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652335250931712