Metodologia para o desenvolvimento e estruturação de programas de capacitação em gestão empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216490 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2020. |
id |
UFSC_134fbed504a0cd62483927635e47c315 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216490 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Metodologia para o desenvolvimento e estruturação de programas de capacitação em gestão empresarialEngenharia de produçãoCapacitação de empregadosMetodologiaCompetênciaAdministração de empresasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2020.Formar talentos e profissionais preparados para responder de forma ágil as mudanças impostas em um mercado altamente competitivo, pode ser considerado um dos grandes desafios para ampliar a competitividade das empresas. Profissionais bem preparados e qualificados permanecem sendo um diferencial de mercado perseguido pelas organizações que compreendem a importância de saber atrair, reter e formar seus profissionais para atuarem em projetos de alta complexidade, em um cenário de mudanças contínuas e com saltos tecnológicos exponenciais. Neste sentido, o objetivo da presente tese doutoral é desenvolver uma metodologia para desenvolver e estruturar programas de capacitação em gestão empresarial para apoiar o desenvolvimento das competências em gestão dentro das novas demandas e desafios das empresas. A presente pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem do problema predominantemente qualitativa, sob o ponto de vista de seus objetivos exploratória e descritiva e de seus procedimentos técnicos como um estudo de caso e um levantamento survey. Para o alcance do objetivo da tese, inicialmente foi realizada uma revisão bibliométrica e elaboradas uma matriz de bases conceituais e outra com documentos referenciais, ambas utilizadas para direcionar o processo de imersão nos principais conceitos sobre os temas estudados. Após a análise dos documentos referenciais foi proposta a metodologia, que está estruturada em onze passos e que foi aplicada no programa Inova Talentos do IEL, uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi - IEL e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, que por meio de bolsas incentiva projetos de inovação dentro das indústrias em todo o Brasil. Na aplicação da metodologia, foi realizado inicialmente o benchmarking para a identificação das melhores universidades nacionais e internacionais, com base nos rankings mundiais e o levantamento de boas práticas nos campos da inovação e tecnologia, observando a oferta das disciplinas e seus conteúdos bem como os métodos de ensino adotados. Na sequência foram selecionados os conteúdos e realizada uma pesquisa com os bolsistas e tutores do programa Inova Talentos do IEL, em que foram aplicados questionários para que eles priorizassem os conteúdos e técnicas mais relevantes para os profissionais que atuam com a temática de inovação. Após a definição dos temas foi realizada uma validação com os especialistas por meio do método Delphi e na sequência promovido encontros com professores para realizar a construção coletiva dos conteúdos. Com o material estruturado, foram estabelecidas as diretrizes e recomendadas ações e boas práticas. E por fim, realizada a aplicação prática da capacitação pela instituição proponente e definido os meios de avaliação do curso. O caminho construído e proposto nesta tese, foi desenhado com a premissa de que a aproximação da prática de novos conteúdos alinhados a realidade das empresas, podem aprimorar a atuação dos profissionais e ampliar seus conhecimentos, habilidades e atitudes, além de contribuir com entregas mais efetivas e com maior qualidade em suas funções. Sugerese para estudos futuros a implementação da metodologia proposta em outros setores e segmentos para abordar diferentes realidades empresariais e estruturar a capacitação em outras áreas de conhecimento relacionadas a gestão.Abstract: Training talents and professionals prepared to respond in an agile way to the changes imposed in a highly competitive market, can be considered one of the great challenges to increase the competitiveness of companies. Well-prepared and qualified professionals remain a market differentiator pursued by organizations that understand the importance of attracting, retaining and training their professionals to work on highly complex projects, in a scenario of continuous changes and with exponential technological leaps. In this sense, the objective of this doctoral thesis is to develop a methodology to develop and structure training programs in business management to support the development of management skills within the new demands and challenges of companies. The present research is of an applied nature, with a predominantly qualitative approach to the problem, from the point of view of its exploratory and descriptive objectives and of its technical procedures such as a case study and a survey. To achieve the objective of the thesis, a bibliometric review was initially carried out and a matrix of conceptual bases and another one with reference documents were elaborated, both used to direct the process of immersion in the main concepts on the themes studied. After the analysis of the referential documents, the methodology was proposed, which is structured in eleven steps and which was applied in the IEL Inova Talentos program, an initiative of the Euvaldo Lodi Institute - IEL and the National Council for Scientific and Technological Development - CNPq, which scholarships encourage innovation projects within industries across Brazil. In applying the methodology, benchmarking was initially carried out to identify the best national and international universities, based on world rankings and the survey of good practices in the fields of innovation and technology, observing the offer of the disciplines and their contents as well as the methods teaching methods adopted. Next, the contents were selected and a survey was carried out with the fellows and tutors of the IEL's Inova Talentos program, in which questionnaires were applied so that they prioritized the most relevant content and techniques for professionals working with the theme of innovation. After defining the themes, a validation with the specialists was carried out using the Delphi method and, afterwards, meetings were held with teachers to carry out the collective construction of the contents. With the structured material, guidelines were established and recommended actions and good practices. And finally, the practical application of the training was carried out by the proposing institution and the means of evaluating the course were defined. The path constructed and proposed in this thesis was designed with the premise that the approximation of the practice of new content aligned with the reality of companies, can improve the performance of professionals and expand their knowledge, skills and attitudes, in addition to contributing to more effective deliveries. and with higher quality in its functions. It is suggested for future studies to implement the proposed methodology in other sectors and segments to address different business realities and structure training in other areas of knowledge related to management.Rojas Lezana, Álvaro GuillermoUniversidade Federal de Santa CatarinaCarelli, Fernanda Pereira Lopes2020-10-21T21:30:32Z2020-10-21T21:30:32Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis187 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf370139https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216490porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:30:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216490Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:30:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia para o desenvolvimento e estruturação de programas de capacitação em gestão empresarial |
title |
Metodologia para o desenvolvimento e estruturação de programas de capacitação em gestão empresarial |
spellingShingle |
Metodologia para o desenvolvimento e estruturação de programas de capacitação em gestão empresarial Carelli, Fernanda Pereira Lopes Engenharia de produção Capacitação de empregados Metodologia Competência Administração de empresas |
title_short |
Metodologia para o desenvolvimento e estruturação de programas de capacitação em gestão empresarial |
title_full |
Metodologia para o desenvolvimento e estruturação de programas de capacitação em gestão empresarial |
title_fullStr |
Metodologia para o desenvolvimento e estruturação de programas de capacitação em gestão empresarial |
title_full_unstemmed |
Metodologia para o desenvolvimento e estruturação de programas de capacitação em gestão empresarial |
title_sort |
Metodologia para o desenvolvimento e estruturação de programas de capacitação em gestão empresarial |
author |
Carelli, Fernanda Pereira Lopes |
author_facet |
Carelli, Fernanda Pereira Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rojas Lezana, Álvaro Guillermo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carelli, Fernanda Pereira Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Capacitação de empregados Metodologia Competência Administração de empresas |
topic |
Engenharia de produção Capacitação de empregados Metodologia Competência Administração de empresas |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-21T21:30:32Z 2020-10-21T21:30:32Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
370139 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216490 |
identifier_str_mv |
370139 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
187 p.| il., gráfs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652374591406080 |