Desenvolvimento de competências de servidores técnicos administrativos em educação: uma proposta de um programa de capacitação para a Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Patrícia Ida Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231036
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2021.
id UFSC_5e674f3163a1ab9e8c5618061996b2e7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231036
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento de competências de servidores técnicos administrativos em educação: uma proposta de um programa de capacitação para a Universidade Federal de Santa CatarinaUniversidades e faculdadesCompetências essenciaisCapacitação de empregadosDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2021.A generalidade de funções assumidas pelos servidores técnicos administrativos em educação nas universidades demanda a construção de estratégias que possibilitem sua preparação para assumir as tarefas e responsabilidades em cada setor onde é alocado. Assim, este trabalho teve por objetivo analisar como estruturar um programa de capacitação para o desenvolvimento de competências de um servidor técnico administrativo em educação para o desempenho de suas atividades. Para o alcance deste objetivo, outros se fizeram presentes: Identificar as competências requeridas para o desempenho das rotinas de trabalho nas Coordenações de Curso do CTC; Compreender junto ao servidor recém-alocado as dificuldades enfrentadas no desempenho de sua rotina de trabalho; Conhecer quais são as dificuldades encontradas no andamento do setor de trabalho quando da chegada de um novo servidor; Verificar as ações de capacitação implementadas pela UFSC para o desenvolvimento de competências de seus servidores; Propor um programa de capacitação que melhore o desempenho do servidor no novo posto de trabalho. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, classificando-se como descritiva, estudo de caso, bibliográfica e documental. Foram aplicadas vinte entrevistas com os sujeitos da pesquisa. A análise de dados se deu através da análise do conteúdo das entrevistas, observando-se padrões de respostas, considerando a experiência da pesquisadora sobre o assunto e a fundamentação teórica apresentada. O resultado principal da pesquisa foi o levantamento das lacunas de competências dos servidores técnicos administrativos em educação nas coordenadorias de curso de graduação do Centro Tecnológico ao iniciar suas atividades no setor e a proposição de um curso de capacitação para diminuir estas lacunas. Recomenda-se a implantação do programa proposto, utilizando a metodologia deste estudo para desenvolver um programa de capacitação similar ao apresentado para outros setores da instituição.Abstract: The generality of functions assumed by the technical administrative staff in education at universities demand the construction of strategies that enable them to be prepared to assume the tasks and responsibilities in each sector where they are allocated. Thus, this work aimed to analyze how to structure a training program for the development of skills of the technical administrative staff in education for the performance of their activities. To achieve this objective, others were present: Identify the skills required for the performance of work routines in the CTC Course Coordinations; Understand, together with the newly allocated server, the difficulties faced in the performance of their work routine; Know what are the difficulties encountered in the progress of the work sector when a new staff arrives; Check the training actions implemented by UFSC for the development of skills of its staffs; propose a training program that improves the performance of the technical administrative staff in education in the new job. The research was characterized as qualitative, being classified as descriptive, case study, bibliographical and documentary. Twenty interviews were carried out with the research subjects. Data analysis was carried out through the analysis of the content of the interviews, observing response patterns, considering the researcher's experience on the subject and the theoretical foundation presented. The main result of the research was the survey of the skills gaps of the technical administrative staff in education in the graduate course coordinators of the Technological Center when starting their activities in a sector and the proposal of a training course to reduce these gaps. It is recommended to implement the proposed program, using the methodology of this study to develop a training program similar to the ones presented to other sectors of the institution.Dalmau, Marcos Baptista LopezUniversidade Federal de Santa CatarinaPinheiro, Patrícia Ida Gonçalves2022-02-14T13:31:53Z2022-02-14T13:31:53Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis168 p.| il., gráfs.application/pdf374130https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231036porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:31:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231036Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:31:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de competências de servidores técnicos administrativos em educação: uma proposta de um programa de capacitação para a Universidade Federal de Santa Catarina
title Desenvolvimento de competências de servidores técnicos administrativos em educação: uma proposta de um programa de capacitação para a Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Desenvolvimento de competências de servidores técnicos administrativos em educação: uma proposta de um programa de capacitação para a Universidade Federal de Santa Catarina
Pinheiro, Patrícia Ida Gonçalves
Universidades e faculdades
Competências essenciais
Capacitação de empregados
title_short Desenvolvimento de competências de servidores técnicos administrativos em educação: uma proposta de um programa de capacitação para a Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Desenvolvimento de competências de servidores técnicos administrativos em educação: uma proposta de um programa de capacitação para a Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Desenvolvimento de competências de servidores técnicos administrativos em educação: uma proposta de um programa de capacitação para a Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências de servidores técnicos administrativos em educação: uma proposta de um programa de capacitação para a Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Desenvolvimento de competências de servidores técnicos administrativos em educação: uma proposta de um programa de capacitação para a Universidade Federal de Santa Catarina
author Pinheiro, Patrícia Ida Gonçalves
author_facet Pinheiro, Patrícia Ida Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalmau, Marcos Baptista Lopez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Patrícia Ida Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades
Competências essenciais
Capacitação de empregados
topic Universidades e faculdades
Competências essenciais
Capacitação de empregados
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-14T13:31:53Z
2022-02-14T13:31:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 374130
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231036
identifier_str_mv 374130
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 168 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652223928860672