The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Winfield, Claudia Marchese
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94008
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2010
id UFSC_13509f09264144e895fbbb9293a596e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94008
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository textsLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosCompreensao na leituraLingua inglesaConjunçõesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2010This empirical study investigated the impact of conjunctions on EFL students' comprehension and summarization of an expository text. The study was motivated by the need for further understanding of the topic that was acknowledged by several researchers in the field of Applied Linguistics. The methodology adopted involved data collection from 12 participants from the Letras -Secretariado Executivo Bilíngue course at Universidade Federal de Santa Catariana who were all attending the fourth semester of the course. The activities performed by the participants consisted of a summary task, a reading comprehension task, a gap-filling task with conjunctions and a retrospective questionnaire. The participants reading times were recorded and subsequently used in the analysis. Data were analyzed both quantitatively and qualitatively examining results from the summary task and the reading comprehension task, with data from the gap-filling task and the retrospective questionnaire contributing to the discussion of the results. This study's findings indicate a facilitative effect of conjunctions for both the summary task and the reading comprehension activity. Overall results suggest that conjunctions signaling potential may assist readers in the selection process of relevant information, which is crucial for successful reading and summarization practice.Este estudo empírico investigou o impacto das conjunções em na compreensão e no resumo de um texto expositivo. O estudo foi motivado pela necessidade de maior entendimento do tema, conforme reconhecido por vários pesquisadores do campo de Linguística Aplicada. A metodologia adotada envolveu a coleta de dados de 12 participantes do curso de Letras -Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal de Santa Catariana, todos frequentavam o quarto semestre do curso. As atividades realizadas pelos participantes consistiram em uma tarefa de resumo, uma tarefa de compreensão leitora, uma tarefa de preenchimento de lacunas com conjunções e um questionário retrospectivo. Registrou-se o tempo de leitura dos participantes e estes foram usados na análise subsequentemente. Os dados foram analisados tanto quantitivamente quanto qualitativamente, examinando-se os resultados da tarefa de resumo e compreensão leitora com os dados da tarefa de preenchimento de lacunas com conjunções e um questionário retrospectivo contribuindo com a discussão dos resultados. Os achados deste estudo indicam um efeito facilitador das conjunções tanto para a tarefa de resumo como para a atividade de compreensão de leitura. Os resultados gerais sugerem que o potencial facilitador das conjunções pode auxiliar os leitores na seleção de informação relevante, o que é vital para o sucesso nas práticas de leitura e resumo.Tomitch, Leda Maria BragaTumolo, Celso Henrique SoufenUniversidade Federal de Santa CatarinaWinfield, Claudia Marchese2012-10-25T05:31:57Z2012-10-25T05:31:57Z2012-10-25T05:31:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis160 f.| grafs., tabs.application/pdf282999http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94008engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T22:59:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94008Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T22:59:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts
title The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts
spellingShingle The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts
Winfield, Claudia Marchese
Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Compreensao na leitura
Lingua inglesa
Conjunções
title_short The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts
title_full The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts
title_fullStr The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts
title_full_unstemmed The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts
title_sort The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts
author Winfield, Claudia Marchese
author_facet Winfield, Claudia Marchese
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomitch, Leda Maria Braga
Tumolo, Celso Henrique Soufen
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Winfield, Claudia Marchese
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Compreensao na leitura
Lingua inglesa
Conjunções
topic Literatura
Lingua inglesa -
Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros
Compreensao na leitura
Lingua inglesa
Conjunções
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T05:31:57Z
2012-10-25T05:31:57Z
2012-10-25T05:31:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 282999
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94008
identifier_str_mv 282999
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94008
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 160 f.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652223404572672