The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94008 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_13509f09264144e895fbbb9293a596e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94008 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository textsLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosCompreensao na leituraLingua inglesaConjunçõesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2010This empirical study investigated the impact of conjunctions on EFL students' comprehension and summarization of an expository text. The study was motivated by the need for further understanding of the topic that was acknowledged by several researchers in the field of Applied Linguistics. The methodology adopted involved data collection from 12 participants from the Letras -Secretariado Executivo Bilíngue course at Universidade Federal de Santa Catariana who were all attending the fourth semester of the course. The activities performed by the participants consisted of a summary task, a reading comprehension task, a gap-filling task with conjunctions and a retrospective questionnaire. The participants reading times were recorded and subsequently used in the analysis. Data were analyzed both quantitatively and qualitatively examining results from the summary task and the reading comprehension task, with data from the gap-filling task and the retrospective questionnaire contributing to the discussion of the results. This study's findings indicate a facilitative effect of conjunctions for both the summary task and the reading comprehension activity. Overall results suggest that conjunctions signaling potential may assist readers in the selection process of relevant information, which is crucial for successful reading and summarization practice.Este estudo empírico investigou o impacto das conjunções em na compreensão e no resumo de um texto expositivo. O estudo foi motivado pela necessidade de maior entendimento do tema, conforme reconhecido por vários pesquisadores do campo de Linguística Aplicada. A metodologia adotada envolveu a coleta de dados de 12 participantes do curso de Letras -Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal de Santa Catariana, todos frequentavam o quarto semestre do curso. As atividades realizadas pelos participantes consistiram em uma tarefa de resumo, uma tarefa de compreensão leitora, uma tarefa de preenchimento de lacunas com conjunções e um questionário retrospectivo. Registrou-se o tempo de leitura dos participantes e estes foram usados na análise subsequentemente. Os dados foram analisados tanto quantitivamente quanto qualitativamente, examinando-se os resultados da tarefa de resumo e compreensão leitora com os dados da tarefa de preenchimento de lacunas com conjunções e um questionário retrospectivo contribuindo com a discussão dos resultados. Os achados deste estudo indicam um efeito facilitador das conjunções tanto para a tarefa de resumo como para a atividade de compreensão de leitura. Os resultados gerais sugerem que o potencial facilitador das conjunções pode auxiliar os leitores na seleção de informação relevante, o que é vital para o sucesso nas práticas de leitura e resumo.Tomitch, Leda Maria BragaTumolo, Celso Henrique SoufenUniversidade Federal de Santa CatarinaWinfield, Claudia Marchese2012-10-25T05:31:57Z2012-10-25T05:31:57Z2012-10-25T05:31:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis160 f.| grafs., tabs.application/pdf282999http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94008engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T22:59:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94008Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T22:59:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts |
title |
The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts |
spellingShingle |
The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts Winfield, Claudia Marchese Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Compreensao na leitura Lingua inglesa Conjunções |
title_short |
The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts |
title_full |
The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts |
title_fullStr |
The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts |
title_full_unstemmed |
The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts |
title_sort |
The impact of conjunctions on EFL university students' comprehension and summarization of expository texts |
author |
Winfield, Claudia Marchese |
author_facet |
Winfield, Claudia Marchese |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tomitch, Leda Maria Braga Tumolo, Celso Henrique Soufen Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Winfield, Claudia Marchese |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Compreensao na leitura Lingua inglesa Conjunções |
topic |
Literatura Lingua inglesa - Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros Compreensao na leitura Lingua inglesa Conjunções |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-25T05:31:57Z 2012-10-25T05:31:57Z 2012-10-25T05:31:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
282999 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94008 |
identifier_str_mv |
282999 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
160 f.| grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652223404572672 |