A cultura escolar do campo e o ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schrenk, Maykon Jhonatan
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197231
Resumo: Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7883
id UFSC_139be713ce581fdcf3d9025e221d4d88
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197231
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A cultura escolar do campo e o ensino da matemáticaEducação do campoEducação matemáticaCultura escolarDisponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7883Com o objetivo de identificar a presença da cultura escolar do campo no ensino de matemática (anos finais do ensino fundamental) em uma escola situada na zona rural, a presente pesquisa foi fundamentada no aporte teórico-metodológico da História Cultural por meio do conceito de cultura escolar (JULIA, 1990), tendo como fontes: cadernos de matemática dos estudantes do Ensino Fundamental (anos finais); imagens das atividades docentes; Projeto Político Pedagógico (PPP); planejamento do professor de matemática; legislação pertinente; entrevistas com o diretor da escola, com a professora de matemática do Ensino Fundamental e com a pedagoga. O currículo mostrou-se pronunciadamente urbanocêntrico especificamente em relação às aulas de matemática. Apesar de uma forte cultura escolar do campo estar presente na escola investigada, há pouca presença dessa cultura especificamente no ensino da matemática. Como reflexão final, nos perguntamos se, em nossas escolas urbanas, não estamos precisando de elementos culturais próprios das escolas do campo: sentimento de pertencimento, envolvimento da comunidade, formação de lideranças, interdisciplinaridade, trabalho em grupo e valorização das práticas matemáticas locais.Revista ACTIO:docência em ciências2019-07-08T21:18:57Z2019-07-08T21:18:57Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSCHRENK, MAYKON JHONATAN ; NOVAES, Barbara Winiarski Diesel . A cultura escolar do campo e o ensino da matemática. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, p. 451-470, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197231Schrenk, Maykon JhonatanNovaes, Barbara Winiarski Dieselporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-08T21:18:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197231Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-08T21:18:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura escolar do campo e o ensino da matemática
title A cultura escolar do campo e o ensino da matemática
spellingShingle A cultura escolar do campo e o ensino da matemática
Schrenk, Maykon Jhonatan
Educação do campo
Educação matemática
Cultura escolar
title_short A cultura escolar do campo e o ensino da matemática
title_full A cultura escolar do campo e o ensino da matemática
title_fullStr A cultura escolar do campo e o ensino da matemática
title_full_unstemmed A cultura escolar do campo e o ensino da matemática
title_sort A cultura escolar do campo e o ensino da matemática
author Schrenk, Maykon Jhonatan
author_facet Schrenk, Maykon Jhonatan
Novaes, Barbara Winiarski Diesel
author_role author
author2 Novaes, Barbara Winiarski Diesel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schrenk, Maykon Jhonatan
Novaes, Barbara Winiarski Diesel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Educação matemática
Cultura escolar
topic Educação do campo
Educação matemática
Cultura escolar
description Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7883
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-08T21:18:57Z
2019-07-08T21:18:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHRENK, MAYKON JHONATAN ; NOVAES, Barbara Winiarski Diesel . A cultura escolar do campo e o ensino da matemática. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, p. 451-470, 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197231
identifier_str_mv SCHRENK, MAYKON JHONATAN ; NOVAES, Barbara Winiarski Diesel . A cultura escolar do campo e o ensino da matemática. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, p. 451-470, 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista ACTIO:docência em ciências
publisher.none.fl_str_mv Revista ACTIO:docência em ciências
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652293289017344