A cultura escolar do campo e o ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197231 |
Resumo: | Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7883 |
id |
UFSC_139be713ce581fdcf3d9025e221d4d88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197231 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A cultura escolar do campo e o ensino da matemáticaEducação do campoEducação matemáticaCultura escolarDisponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7883Com o objetivo de identificar a presença da cultura escolar do campo no ensino de matemática (anos finais do ensino fundamental) em uma escola situada na zona rural, a presente pesquisa foi fundamentada no aporte teórico-metodológico da História Cultural por meio do conceito de cultura escolar (JULIA, 1990), tendo como fontes: cadernos de matemática dos estudantes do Ensino Fundamental (anos finais); imagens das atividades docentes; Projeto Político Pedagógico (PPP); planejamento do professor de matemática; legislação pertinente; entrevistas com o diretor da escola, com a professora de matemática do Ensino Fundamental e com a pedagoga. O currículo mostrou-se pronunciadamente urbanocêntrico especificamente em relação às aulas de matemática. Apesar de uma forte cultura escolar do campo estar presente na escola investigada, há pouca presença dessa cultura especificamente no ensino da matemática. Como reflexão final, nos perguntamos se, em nossas escolas urbanas, não estamos precisando de elementos culturais próprios das escolas do campo: sentimento de pertencimento, envolvimento da comunidade, formação de lideranças, interdisciplinaridade, trabalho em grupo e valorização das práticas matemáticas locais.Revista ACTIO:docência em ciências2019-07-08T21:18:57Z2019-07-08T21:18:57Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSCHRENK, MAYKON JHONATAN ; NOVAES, Barbara Winiarski Diesel . A cultura escolar do campo e o ensino da matemática. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, p. 451-470, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197231Schrenk, Maykon JhonatanNovaes, Barbara Winiarski Dieselporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-08T21:18:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197231Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-08T21:18:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura escolar do campo e o ensino da matemática |
title |
A cultura escolar do campo e o ensino da matemática |
spellingShingle |
A cultura escolar do campo e o ensino da matemática Schrenk, Maykon Jhonatan Educação do campo Educação matemática Cultura escolar |
title_short |
A cultura escolar do campo e o ensino da matemática |
title_full |
A cultura escolar do campo e o ensino da matemática |
title_fullStr |
A cultura escolar do campo e o ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
A cultura escolar do campo e o ensino da matemática |
title_sort |
A cultura escolar do campo e o ensino da matemática |
author |
Schrenk, Maykon Jhonatan |
author_facet |
Schrenk, Maykon Jhonatan Novaes, Barbara Winiarski Diesel |
author_role |
author |
author2 |
Novaes, Barbara Winiarski Diesel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schrenk, Maykon Jhonatan Novaes, Barbara Winiarski Diesel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Educação matemática Cultura escolar |
topic |
Educação do campo Educação matemática Cultura escolar |
description |
Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7883 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-08T21:18:57Z 2019-07-08T21:18:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SCHRENK, MAYKON JHONATAN ; NOVAES, Barbara Winiarski Diesel . A cultura escolar do campo e o ensino da matemática. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, p. 451-470, 2018. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197231 |
identifier_str_mv |
SCHRENK, MAYKON JHONATAN ; NOVAES, Barbara Winiarski Diesel . A cultura escolar do campo e o ensino da matemática. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, p. 451-470, 2018. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista ACTIO:docência em ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista ACTIO:docência em ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652293289017344 |