Desenvolvimento de uma ferramenta para geração de tabela de cotas de veleiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pieper, Rafael Bachtold
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191890
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.
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spelling Desenvolvimento de uma ferramenta para geração de tabela de cotas de veleirosRegataCruzeiroLinhas de cascoTabela de cotasVeleiroTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.O projeto de uma embarcação tem como premissa o cumprimento de uma missão. No caso específico de veleiros, existe uma nítida distinção entre barcos destinados a regata e ao cruzeiro. A diferenciação entre estas duas funções, influencia diretamente na geometria de casco, a qual pode ter difícil definição em fases iniciais do projeto. O grande leque de possibilidades de linhas de casco gera incertezas na definição da melhor geometria para cumprir a missão desejada. Poucas ferramentas de desenvolvimento de cascos possuem como parâmetro de entrada proposta da missão do veleiro, seja para cruzeiro ou regata. Desta forma, o presente trabalho busca o desenvolvimento de uma ferramenta para gerar uma Tabela de Cotas de veleiros, tendo como parâmetros de entrada do usuário as principais dimensões desejadas e sua missão. O trabalho foi realizado com auxílio do programa Microsoft EXCEL e sua aplicação Visual Basic Application (VBA), com implementação de métodos de equacionamento das curvas paramétricas da embarcação e análise de coeficientes. A ferramenta desenvolvida, possibilita, a partir das dimensões propostas pelo usuário, e pela definição de sua missão, a geração de uma tabela de cotas em formato “txt”, para que seja possível sua posterior exportação para modelagem do casco em programas de modelagem geométrica. A ferramenta apresenta ao usuário valores hidrostáticos de seu projeto e uma prévia de suas linhas de casco. Ao comparar os resultados com valores presentes na literatura e com o projeto de uma embarcação real de regata oceânica, conclui-se que a ferramenta “Ventum” poderá ser utilizada para o desenvolvimento inicial de projetos de veleiros em meio acadêmico e de pesquisa. A ferramenta ficará disponível para baixar no site do LabNaval - Laboratório de Modelagem e Construção Naval do Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-CTJ).The design of a vessel is premised on its operation needs. In the specific case of a sailing yachts, there is a clear distinction between cruising or racing yachts. This distinction has direct influence on its hull geometry, which may be difficult to define on its initial phases on the project. The wide range of possibilities for hull lines generates uncertainties of the best geometry to achieve its main purpose. Few development tools have as entry parameter the purpose of the sailing yachts, whether be cruise or racing one. Thus, this thesis works on the development of a tool to generate offset table of sailing yachts, having as entry information the main dimensions and its operation purpose. The tool was programmed using the Microsoft Excel and its application Visual Basic for Application (VBA), implementing the numeric calculation of the parametric curves of the ship and its coefficients analysis. The tool enables to save the offset table as a “txt” file, based on the yacht’s dimensions, so the user may be able to import into a geometrical modeling tool to generate the surface and follow with his project. This tool shows to the user the main hydrostatics values of the hull and a preview of the hull form. Comparing the results with values from literature and with a design of a real offshore racing yachts value, the conclusion is that this tool “Ventum” may be used for development of the initial design of sailing yachts on academic and research environment. The tool will be available for download on the website of LabNaval-Naval Modelling and Construction Laboratory of the Technological Centre of Joinville – Federal University of Santa Catarina (UFSC-CTJ).Joinville, SCPinto, Ricardo Aurélio QuinhõesUniversidade Federal de Santa CatarinaPieper, Rafael Bachtold2018-12-05T17:01:07Z2018-12-05T17:01:07Z2018-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis89 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191890porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-05T17:01:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191890Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-05T17:01:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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