Otimização multiobjetivo de um casco de veleiro através de uma abordagem integrada aero-hidrodinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kramel, Diogo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171585
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaKramel, DiogoTancredi, Thiago Pontin2016-12-15T15:27:03Z2016-12-15T15:27:03Z2016-12-02https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171585TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.Este estudo apresenta o desenvolvimento de uma metodologia para o projeto de veleiros através de uma abordagem focada na melhora das dimensões e curvaturas do casco. A primeira etapa é a criação de um modelo paramétrico da superfície do casco, composto por curvas definidas por parâmetros específicos, que descrevem com simplicidade e precisão o formato do casco. Este processo é conduzido utilizando-se o programa CAESES®. Os componentes hidrodinâmicos e aerodinâmicos são inseridos na análise através do uso do programa Star-CCM+®. Neste, o casco gerado anteriormente é acoplado a modelagem da vela, que juntos compõe o objeto de análise aplicado a uma dada condição de vento e mar. Ao final, tem-se a velocidade desempenhada pelo veleiro para certas condições externas. Além da velocidade final desempenhada, o seakeeping também é analisado através dos índices MSI – Motion Sickness Incidence e SM – Subjective Motion. Tanto a velocidade final quanto o resultado do MSI e SM serão os objetivos do modelo, que emprega Redes Neurais Artificiais e técnicas de otimização direcionadas a maximizar a velocidade e minimizar os índices de seakeeping. Ao final do projeto, obtém-se não apenas uma melhoria do casco analisado, tanto em termos de seakeeping quanto de velocidade, apresentando uma melhoria de 2,68% no primeiro e 20% no segundo. Porém, mais relevante ainda é a contribuição para um entendimento mais vasto sobre a aplicação de uma metodologia integrada para análise simultânea dos aspectos hidrodinâmicos e aerodinâmicos de forma ágil, precisa e robusta.86 f.Joinville, SCRedes NeuraisVeleiroParametrizaçãoOtimizaçãoOtimização multiobjetivo de um casco de veleiro através de uma abordagem integrada aero-hidrodinâmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC_Diogo_Kramel_repositorio.pdfTCC_Diogo_Kramel_repositorio.pdfapplication/pdf12637188https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171585/1/TCC_Diogo_Kramel_repositorio.pdfecf1b4162d43529b6bb2f19acfb370f3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171585/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1715852016-12-15 13:27:03.273oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-15T15:27:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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