Otimização multiobjetivo de um casco de veleiro através de uma abordagem integrada aero-hidrodinâmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171585 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval. |
id |
UFSC_8218d9ce4b3e41f2a35ccf8decab05bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171585 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaKramel, DiogoTancredi, Thiago Pontin2016-12-15T15:27:03Z2016-12-15T15:27:03Z2016-12-02https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171585TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.Este estudo apresenta o desenvolvimento de uma metodologia para o projeto de veleiros através de uma abordagem focada na melhora das dimensões e curvaturas do casco. A primeira etapa é a criação de um modelo paramétrico da superfície do casco, composto por curvas definidas por parâmetros específicos, que descrevem com simplicidade e precisão o formato do casco. Este processo é conduzido utilizando-se o programa CAESES®. Os componentes hidrodinâmicos e aerodinâmicos são inseridos na análise através do uso do programa Star-CCM+®. Neste, o casco gerado anteriormente é acoplado a modelagem da vela, que juntos compõe o objeto de análise aplicado a uma dada condição de vento e mar. Ao final, tem-se a velocidade desempenhada pelo veleiro para certas condições externas. Além da velocidade final desempenhada, o seakeeping também é analisado através dos índices MSI – Motion Sickness Incidence e SM – Subjective Motion. Tanto a velocidade final quanto o resultado do MSI e SM serão os objetivos do modelo, que emprega Redes Neurais Artificiais e técnicas de otimização direcionadas a maximizar a velocidade e minimizar os índices de seakeeping. Ao final do projeto, obtém-se não apenas uma melhoria do casco analisado, tanto em termos de seakeeping quanto de velocidade, apresentando uma melhoria de 2,68% no primeiro e 20% no segundo. Porém, mais relevante ainda é a contribuição para um entendimento mais vasto sobre a aplicação de uma metodologia integrada para análise simultânea dos aspectos hidrodinâmicos e aerodinâmicos de forma ágil, precisa e robusta.86 f.Joinville, SCRedes NeuraisVeleiroParametrizaçãoOtimizaçãoOtimização multiobjetivo de um casco de veleiro através de uma abordagem integrada aero-hidrodinâmicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC_Diogo_Kramel_repositorio.pdfTCC_Diogo_Kramel_repositorio.pdfapplication/pdf12637188https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171585/1/TCC_Diogo_Kramel_repositorio.pdfecf1b4162d43529b6bb2f19acfb370f3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171585/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1715852016-12-15 13:27:03.273oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-15T15:27:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Otimização multiobjetivo de um casco de veleiro através de uma abordagem integrada aero-hidrodinâmica |
title |
Otimização multiobjetivo de um casco de veleiro através de uma abordagem integrada aero-hidrodinâmica |
spellingShingle |
Otimização multiobjetivo de um casco de veleiro através de uma abordagem integrada aero-hidrodinâmica Kramel, Diogo Redes Neurais Veleiro Parametrização Otimização |
title_short |
Otimização multiobjetivo de um casco de veleiro através de uma abordagem integrada aero-hidrodinâmica |
title_full |
Otimização multiobjetivo de um casco de veleiro através de uma abordagem integrada aero-hidrodinâmica |
title_fullStr |
Otimização multiobjetivo de um casco de veleiro através de uma abordagem integrada aero-hidrodinâmica |
title_full_unstemmed |
Otimização multiobjetivo de um casco de veleiro através de uma abordagem integrada aero-hidrodinâmica |
title_sort |
Otimização multiobjetivo de um casco de veleiro através de uma abordagem integrada aero-hidrodinâmica |
author |
Kramel, Diogo |
author_facet |
Kramel, Diogo |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kramel, Diogo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tancredi, Thiago Pontin |
contributor_str_mv |
Tancredi, Thiago Pontin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes Neurais Veleiro Parametrização Otimização |
topic |
Redes Neurais Veleiro Parametrização Otimização |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-15T15:27:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-12-15T15:27:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171585 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
86 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171585/1/TCC_Diogo_Kramel_repositorio.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171585/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ecf1b4162d43529b6bb2f19acfb370f3 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805127871594496 |