A avaliação de desempenho docente e sua contribuição para a qualidade do ensino de graduação: um estudo nos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espíndola, Francyne Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216590
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2020.
id UFSC_141aa87f00370d8cec71ee78ec0cb10c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216590
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A avaliação de desempenho docente e sua contribuição para a qualidade do ensino de graduação: um estudo nos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da UFSCUniversidades e faculdadesProfessoresProfessoresAutoavaliaçãoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2020.A presente dissertação tem por objetivo analisar qual é a contribuição do atual processo de avaliação do corpo docente, conduzido pela CPA, na melhoria do desempenho dos professores do departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos - EQA nas atividades de ensino dos cursos de graduação em Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos da UFSC. Para atender ao seu objetivo, foi realizado um Estudo de Caso no EQA. A pesquisa foi respondida pelos professores, integrantes do Departamento de EQA em 2019.2, pelos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação em Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, no referido semestre. Também, fizeram parte da pesquisa os gestores - coordenadores dos referidos cursos, o chefe e subchefe do EQA. Para a coleta dos dados secundários, nos relatórios de autoavaliação institucional relatados pela CPA, tanto da UFSC, quanto de outras universidades, centros universitários e institutos federais públicos de Santa Catarina, bem como nos relatórios do Centro Acadêmico dos cursos citados, foi feita uma pesquisa documental realizada nos relatórios da autoavaliação das CPAs, no que se referia a Avaliação do Desempenho Docente em sua prática pedagógica. Após análise dos dados, concluiu-se que, atualmente, a autoavaliação feita pela CPA da UFSC não é utilizada como base para melhoria do desempenho docente dos professores do EQA. Ainda, foram apontadas sugestões de quesitos a serem incluídos no instrumento de avaliação docente, dentro do processo de autoavaliação institucional da UFSC. Também, a partir dos resultados foram feitas sugestões para a capacitação em didática e pedagógica dos professores, como contribuição para sanar as deficiências apontadas nos resultados da pesquisa.Abstract: This dissertation aims to analyze what is the contribution of the current faculty evaluation process, conducted by the Evaluation - CPA, in improving the performance of professors in the Chemical Engineering and Food Engineering departments in the teaching activities of undergraduate courses in Chemical Engineering and Food Engineering at the Federal University of Santa Catarina - UFSC. To this end, a Case Study was carried out at the Department of Chemical Engineering and Food Engineering - EQA. The research was carried out with students regularly enrolled in undergraduate courses in Chemical Engineering and Food Engineering in the semester of 2019.2, with the coordinators of the same courses, with the head and deputy chief of the Chemical Engineering and Food Engineering department and with the teachers from the department that taught subjects for the Chemical Engineering and Food Engineering courses in 2019.2. For that purpose, analysis of primary data resulting from the application of an online questionnaire and secondary data from institutional selfassessment reports reported by CPA, evaluation reports made by the Academic Center, bibliographic research and documentary research were used. An analysis of the selfassessment processes was carried out at UFSC and other public higher education institutions in Santa Catarina, with a focus on the evaluation carried out by the students, regarding teacher performance. After analysis it was concluded that currently the self-assessment made by the CPA of UFSC is not used as a basis for improving the teaching performance of EQA teachers.Alves, LourdesUniversidade Federal de Santa CatarinaEspíndola, Francyne Martins2020-10-21T21:31:45Z2020-10-21T21:31:45Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf369277https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216590porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:31:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216590Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:31:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação de desempenho docente e sua contribuição para a qualidade do ensino de graduação: um estudo nos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da UFSC
title A avaliação de desempenho docente e sua contribuição para a qualidade do ensino de graduação: um estudo nos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da UFSC
spellingShingle A avaliação de desempenho docente e sua contribuição para a qualidade do ensino de graduação: um estudo nos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da UFSC
Espíndola, Francyne Martins
Universidades e faculdades
Professores
Professores
Autoavaliação
title_short A avaliação de desempenho docente e sua contribuição para a qualidade do ensino de graduação: um estudo nos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da UFSC
title_full A avaliação de desempenho docente e sua contribuição para a qualidade do ensino de graduação: um estudo nos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da UFSC
title_fullStr A avaliação de desempenho docente e sua contribuição para a qualidade do ensino de graduação: um estudo nos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da UFSC
title_full_unstemmed A avaliação de desempenho docente e sua contribuição para a qualidade do ensino de graduação: um estudo nos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da UFSC
title_sort A avaliação de desempenho docente e sua contribuição para a qualidade do ensino de graduação: um estudo nos cursos de graduação em engenharia química e engenharia de alimentos da UFSC
author Espíndola, Francyne Martins
author_facet Espíndola, Francyne Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Lourdes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Espíndola, Francyne Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades
Professores
Professores
Autoavaliação
topic Universidades e faculdades
Professores
Professores
Autoavaliação
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:31:45Z
2020-10-21T21:31:45Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369277
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216590
identifier_str_mv 369277
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652299378098176