Processo de trabalho docente nos cursos técnico e de graduação em enfermagem : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo Neto, Adelmo Fernandes do Espírito
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/89115
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Mantovani
id UFPR_e69cf45e4b5d5ee5cccd68af97eba2d5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/89115
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Khalaf, Daiana KlohUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em EnfermagemMantovani, Maria de Fátima, 1956-Santo Neto, Adelmo Fernandes do Espírito2024-08-19T12:00:30Z2024-08-19T12:00:30Z2023https://hdl.handle.net/1884/89115Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima MantovaniCoorientação: Prof.ª Dr.ª Daiana Kloh KhalafTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Defesa : Curitiba, 25/08/2023Inclui referênciasÁrea de concentração: Prática Profissional de EnfermagemResumo: Introdução: No contexto neoliberal, os docentes de enfermagem enfrentam desafios significativos, como o aumento no ritmo de trabalho e a precarização das condições laborais. Além disso, a formação e a prática assistencial desempenham papéis essenciais na construção da identidade do docente em enfermagem. Objetivo geral: Analisar a influência do processo de trabalho docente sob a ótica da enfermeira docente nos cursos técnico e de graduação em enfermagem. Método: Realizou-se um estudo de caso, do tipo intrínseco, e de natureza qualitativa. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética e conduzido de julho a agosto de 2022, em uma instituição de ensino federal que oferta os cursos técnico e de graduação em enfermagem. Participaram da pesquisa 12 enfermeiros docentes de ambos os cursos de enfermagem. A coleta de dados foi realizada a partir da realização de dois grupos focais presenciais, entrevistas individuais, que foram audiogravadas e análise dos projetos pedagógicos dos cursos. Os dados foram organizados com auxílio do software Atlas.ti 22 e analisados a partir da Análise de Conteúdo Temática, resultando em 11 categorias iniciais e três categorias finais. Resultados: Composto por coletânea de três capítulos: 1) visa compreender os reflexos do processo de trabalho das enfermeiras docentes no ensino de enfermagem, foi evidenciado o labor docente na área de Enfermagem e as pressões associadas a ele, incluindo a busca por produtividade, sobrecarga de trabalho e desafios na organização do ensino. Os achados refletem a necessidade de repensar o modelo de gestão das instituições de ensino e o bem-estar dos profissionais de Enfermagem; 2) visando analisar os desafios e perspectivas enfrentados no exercício da docência em enfermagem, evidenciou-se a importância da docência em enfermagem e os desafios enfrentados pelos docentes, incluindo inseguranças na relação entre os cursos de bacharelado e técnico, a necessidade de formação pedagógica e a importância das relações interpessoais na construção do conhecimento; 3) para compreender a influência da prática do cuidar assistencial no processo de trabalho em sala de aula, evidencia-se a forte influência da prática do cuidar em enfermagem assistencial no trabalho docente. Os docentes utilizam suas experiências passadas para fornecer exemplos reais, incorporam o cuidar na relação com os discentes e mostram preocupação com o bem-estar e o sucesso dos discentes ao longo de sua formação. No entanto, essa abordagem também pode gerar desafios, como sobrecarga e adoecimento. Considerações finais: Evidencia-se que os docentes de enfermagem desempenham um papel vital na formação de profissionais de saúde, trazendo uma riqueza de experiência prática para o ensino, enfatizando o cuidado, o acolhimento e a resolução de conflitos como elementos essenciais de seu trabalho. No entanto, é fundamental reconhecer a sobrecarga e os desafios enfrentados pelos docentes e fornecer o apoio necessário para poderem continuar a desempenhar seu papel de forma eficaz, especialmente em um contexto neoliberal que pressiona por produtividade e precarização das condições laborais. Além disso, investimentos contínuos em formação pedagógica e no desenvolvimento de habilidades de resolução de conflitos podem contribuir para a qualidade do ensino em enfermagem.Abstract: Introduction: In the neoliberal context, nursing teachers face significant challenges, such as an increase in the pace of work and precarious working conditions. Furthermore, training and care practice play essential roles in building the identity of nursing teachers. General objective: To analyze the influence of the teaching work process from the perspective of the teaching nurse in technical and undergraduate nursing courses. Method: A case study was carried out, of an intrinsic type, and of a qualitative nature. The study was approved by the Ethics Committee and conducted from July to August 2022, at a federal educational institution that offers technical and undergraduate nursing courses. 12 teaching nurses from both nursing courses participated in the research. Data collection was carried out through two face-to-face focus groups, individual interviews, which were audio recorded, and analysis of the courses' pedagogical projects. The data was organized with the help of the Atlas.ti 22 software and analyzed using Thematic Content Analysis, resulting in 11 initial categories and three final categories. Results: Composed of a collection of three chapters: 1) aims to understand the reflections of the work process of teaching nurses in nursing education, teaching work in the area of Nursing and the pressures associated with it were highlighted, including the search for productivity, overload work and challenges in organizing teaching. The findings reflect the need to rethink the management model of educational institutions and the well-being of Nursing professionals; 2) aiming to analyze the challenges and perspectives faced in the exercise of teaching in nursing, the importance of teaching in nursing and the challenges faced by teachers were highlighted, including insecurities in the relationship between bachelor's and technical courses, the need for pedagogical training and the importance of interpersonal relationships in the construction of knowledge; 3) to understand the influence of the practice of nursing care on the work process in the classroom, the strong influence of the practice of care in nursing care on teaching work is evident. Teachers use their experiences to provide real examples, incorporate care into their relationships with students, and show concern for the well-being and success of students throughout their training. However, this approach can also generate challenges, such as overload and illness. Final considerations: It is clear that nursing professors play a vital role in the training of health professionals, bringing a wealth of practical experience to teaching, emphasizing care, acceptance and conflict resolution as essential elements of their work. However, it is essential to recognize the overload and challenges faced by teachers and provide the necessary support to be able to continue to play their role effectively, especially in a neoliberal context that puts pressure on productivity and precarious working conditions. Furthermore, continuous investments in pedagogical training and the development of conflict resolution skills can contribute to the quality of nursing education.1 recurso online : PDF.application/pdfEnfermagem - PráticaProfessores de enfermagemUniversidades e faculdadesEnsino profissionalEnfermagemProcesso de trabalho docente nos cursos técnico e de graduação em enfermagem : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - ADELMO FERNANDES DO ESPIRITO SANTO NETO.pdfapplication/pdf1628723https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/89115/1/R%20-%20T%20-%20ADELMO%20FERNANDES%20DO%20ESPIRITO%20SANTO%20NETO.pdf74befdc1c1b2957763baafdb819cb023MD51open access1884/891152024-08-19 09:00:30.254open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/89115Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-08-19T12:00:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo de trabalho docente nos cursos técnico e de graduação em enfermagem : um estudo de caso
title Processo de trabalho docente nos cursos técnico e de graduação em enfermagem : um estudo de caso
spellingShingle Processo de trabalho docente nos cursos técnico e de graduação em enfermagem : um estudo de caso
Santo Neto, Adelmo Fernandes do Espírito
Enfermagem - Prática
Professores de enfermagem
Universidades e faculdades
Ensino profissional
Enfermagem
title_short Processo de trabalho docente nos cursos técnico e de graduação em enfermagem : um estudo de caso
title_full Processo de trabalho docente nos cursos técnico e de graduação em enfermagem : um estudo de caso
title_fullStr Processo de trabalho docente nos cursos técnico e de graduação em enfermagem : um estudo de caso
title_full_unstemmed Processo de trabalho docente nos cursos técnico e de graduação em enfermagem : um estudo de caso
title_sort Processo de trabalho docente nos cursos técnico e de graduação em enfermagem : um estudo de caso
author Santo Neto, Adelmo Fernandes do Espírito
author_facet Santo Neto, Adelmo Fernandes do Espírito
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Khalaf, Daiana Kloh
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mantovani, Maria de Fátima, 1956-
dc.contributor.author.fl_str_mv Santo Neto, Adelmo Fernandes do Espírito
contributor_str_mv Mantovani, Maria de Fátima, 1956-
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem - Prática
Professores de enfermagem
Universidades e faculdades
Ensino profissional
Enfermagem
topic Enfermagem - Prática
Professores de enfermagem
Universidades e faculdades
Ensino profissional
Enfermagem
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Mantovani
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-19T12:00:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-08-19T12:00:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/89115
url https://hdl.handle.net/1884/89115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/89115/1/R%20-%20T%20-%20ADELMO%20FERNANDES%20DO%20ESPIRITO%20SANTO%20NETO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 74befdc1c1b2957763baafdb819cb023
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898663594819584