A organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indigenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Maria do Carmo da Encarnação Costa de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225503
Resumo: O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é pauta de vários documentos e debates sobre as Salas de Recursos Multifuncionais. Este estudo problematiza a prática do AEE no contexto da Educação Indígena, buscando compreender como funciona e se organiza esse serviço. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral: Analisar a oferta do Atendimento Educacional Especializado para surdos nas Salas de Recursos Multifuncionais no contexto das escolas indígenas do Município de Dourados/MS. Os objetivos específicos foram: a) Levantar dados sobre o Atendimento Educacional Especializado dos alunos surdos nas comunidades indígenas; b) Avaliar os limites e as possibilidades das Salas de Recursos Multifuncionais como sistema de apoio à escolarização de alunos com surdez; c) Identificar aspectos que possam potencializar o Atendimento Educacional Especializado oferecido em Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas indígenas. Trata-se de pesquisa qualitativa, na perspectiva dos Estudos Culturais que discute a identidade surda, o direito linguístico e o processo de inclusão/exclusão dos educandos surdos. Adotam-se como procedimentos de coleta de dados o estudo documental, a revisão bibliográfica, a observação de campo e a entrevista semi-estruturada com professores e coordenadores das escolas indígenas. Os resultados da pesquisa revelaram que, apesar dos professores demonstrarem grande interesse para que os alunos com deficiência sejam atendidos de forma adequada nas SRMs, ainda encontram-se muitos obstáculos para que isso aconteça, pois o desconhecimento dos familiares e de muitos profissionais da educação para lidar com a questão da deficiência, ainda é muito grande. Os professores demonstraram necessidade de formação específica para lidar com os alunos indígenas deficientes, ainda que algumas formações sejam oferecidas por órgãos educacionais da região. Somado a isso, observou-se o espaço inadequado, onde funcionam as SRMs, com precariedade de iluminação, ventilação e materiais didáticos específicos para desenvolver o trabalho de qualidade com os alunos, estimulando, assim, as suas habilidades. Ainda, contatou-se, nesta pesquisa, a necessidade de que as SRMs estejam se adequando a realidade indígena, demonstrando, dessa forma, o respeito e a valorização pela língua e pela cultura do povo.
id UFSC_143cedca9fa233d08fe3f0902943c8cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/225503
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indigenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdezSurdezEducação escolar indígenaAtendimento educacional especializadoO Atendimento Educacional Especializado (AEE) é pauta de vários documentos e debates sobre as Salas de Recursos Multifuncionais. Este estudo problematiza a prática do AEE no contexto da Educação Indígena, buscando compreender como funciona e se organiza esse serviço. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral: Analisar a oferta do Atendimento Educacional Especializado para surdos nas Salas de Recursos Multifuncionais no contexto das escolas indígenas do Município de Dourados/MS. Os objetivos específicos foram: a) Levantar dados sobre o Atendimento Educacional Especializado dos alunos surdos nas comunidades indígenas; b) Avaliar os limites e as possibilidades das Salas de Recursos Multifuncionais como sistema de apoio à escolarização de alunos com surdez; c) Identificar aspectos que possam potencializar o Atendimento Educacional Especializado oferecido em Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas indígenas. Trata-se de pesquisa qualitativa, na perspectiva dos Estudos Culturais que discute a identidade surda, o direito linguístico e o processo de inclusão/exclusão dos educandos surdos. Adotam-se como procedimentos de coleta de dados o estudo documental, a revisão bibliográfica, a observação de campo e a entrevista semi-estruturada com professores e coordenadores das escolas indígenas. Os resultados da pesquisa revelaram que, apesar dos professores demonstrarem grande interesse para que os alunos com deficiência sejam atendidos de forma adequada nas SRMs, ainda encontram-se muitos obstáculos para que isso aconteça, pois o desconhecimento dos familiares e de muitos profissionais da educação para lidar com a questão da deficiência, ainda é muito grande. Os professores demonstraram necessidade de formação específica para lidar com os alunos indígenas deficientes, ainda que algumas formações sejam oferecidas por órgãos educacionais da região. Somado a isso, observou-se o espaço inadequado, onde funcionam as SRMs, com precariedade de iluminação, ventilação e materiais didáticos específicos para desenvolver o trabalho de qualidade com os alunos, estimulando, assim, as suas habilidades. Ainda, contatou-se, nesta pesquisa, a necessidade de que as SRMs estejam se adequando a realidade indígena, demonstrando, dessa forma, o respeito e a valorização pela língua e pela cultura do povo.UFGD2021-07-29T02:26:17Z2021-07-29T02:26:17Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Maria do Carmo da Encarnação Costa de. A Organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indigenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013. Orientadora: Dra. Marilda Moraes Garcia Brunohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225503SOUSA, Maria do Carmo da Encarnação Costa deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-29T02:27:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/225503Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-29T02:27:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indigenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez
title A organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indigenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez
spellingShingle A organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indigenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez
SOUSA, Maria do Carmo da Encarnação Costa de
Surdez
Educação escolar indígena
Atendimento educacional especializado
title_short A organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indigenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez
title_full A organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indigenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez
title_fullStr A organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indigenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez
title_full_unstemmed A organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indigenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez
title_sort A organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indigenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez
author SOUSA, Maria do Carmo da Encarnação Costa de
author_facet SOUSA, Maria do Carmo da Encarnação Costa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Maria do Carmo da Encarnação Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Educação escolar indígena
Atendimento educacional especializado
topic Surdez
Educação escolar indígena
Atendimento educacional especializado
description O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é pauta de vários documentos e debates sobre as Salas de Recursos Multifuncionais. Este estudo problematiza a prática do AEE no contexto da Educação Indígena, buscando compreender como funciona e se organiza esse serviço. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral: Analisar a oferta do Atendimento Educacional Especializado para surdos nas Salas de Recursos Multifuncionais no contexto das escolas indígenas do Município de Dourados/MS. Os objetivos específicos foram: a) Levantar dados sobre o Atendimento Educacional Especializado dos alunos surdos nas comunidades indígenas; b) Avaliar os limites e as possibilidades das Salas de Recursos Multifuncionais como sistema de apoio à escolarização de alunos com surdez; c) Identificar aspectos que possam potencializar o Atendimento Educacional Especializado oferecido em Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas indígenas. Trata-se de pesquisa qualitativa, na perspectiva dos Estudos Culturais que discute a identidade surda, o direito linguístico e o processo de inclusão/exclusão dos educandos surdos. Adotam-se como procedimentos de coleta de dados o estudo documental, a revisão bibliográfica, a observação de campo e a entrevista semi-estruturada com professores e coordenadores das escolas indígenas. Os resultados da pesquisa revelaram que, apesar dos professores demonstrarem grande interesse para que os alunos com deficiência sejam atendidos de forma adequada nas SRMs, ainda encontram-se muitos obstáculos para que isso aconteça, pois o desconhecimento dos familiares e de muitos profissionais da educação para lidar com a questão da deficiência, ainda é muito grande. Os professores demonstraram necessidade de formação específica para lidar com os alunos indígenas deficientes, ainda que algumas formações sejam oferecidas por órgãos educacionais da região. Somado a isso, observou-se o espaço inadequado, onde funcionam as SRMs, com precariedade de iluminação, ventilação e materiais didáticos específicos para desenvolver o trabalho de qualidade com os alunos, estimulando, assim, as suas habilidades. Ainda, contatou-se, nesta pesquisa, a necessidade de que as SRMs estejam se adequando a realidade indígena, demonstrando, dessa forma, o respeito e a valorização pela língua e pela cultura do povo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2021-07-29T02:26:17Z
2021-07-29T02:26:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Maria do Carmo da Encarnação Costa de. A Organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indigenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013. Orientadora: Dra. Marilda Moraes Garcia Bruno
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225503
identifier_str_mv SOUSA, Maria do Carmo da Encarnação Costa de. A Organização do atendimento educacional especializado nas aldeias indigenas de Dourados/MS: um estudo sobre as salas de recursos multifuncionais para área da surdez. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013. Orientadora: Dra. Marilda Moraes Garcia Bruno
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFGD
publisher.none.fl_str_mv UFGD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652016161914880