O papel do conhecimento no processo de internacionalização de uma multinacional brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156509 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014. |
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O papel do conhecimento no processo de internacionalização de uma multinacional brasileiraAdministraçãoEmpresas multinacionais -AdministracaoConhecimento e aprendizagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014.As multinacionais dos países emergentes ganharam expressão nosdiversos continentes, sobretudo a partir dos anos Noventa. Firmas daperiferia passaram a se mover rapidamente para tirar vantagens deoportunidades criadas pelos mercados internacionais e pelos padrõesglobais de desenvolvimento industrial. As multinacionais brasileiras seinserem neste contexto que impôs uma série de desafios. Compreendercomo estas empresas têm se posicionado frente ao dinâmico mercadointernacional e se tornaram competidores globais relevantes a partir depaíses emergentes requer a análise do papel do conhecimento noprocesso de internacionalização, dado que o conhecimento é um recursoessencial para a internacionalização. Qual o papel exercidopeloconhecimento para que uma multinacional emergente se torne umaconsolidadora global no seu segmento de atuação é a pergunta quenorteia esta pesquisa. A partir de uma abordagem evolucionária deexpansão internacional e aprendizagem da firma, que pressupõe que asmultinacionais emergentes são capazes de alcançar e sustentar suaposição competitiva global mesmo face aos limitados recursos da firmae das vantagens específicas do país, tem-se como objetivo explicar opapel do conhecimento no processo de internacionalização de umaempresa multinacional brasileira que se tornou uma consolidadoraglobal. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, indutiva, descritiva elongitudinal a partir de um estudo de caso. A unidade analisada foi aVotorantim Cimentos, maior empresa da indústria de cimentos do Brasil,umadas principais multinacionais brasileiras e membro do grupo das dezprincipais cimenteiras do mundo. Os dados coletados foram de fontesprimárias e secundárias. Foi realizada uma triangulação das entrevistascom as fontes secundárias de dados para manter a integridade da análise.Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas nãoestruturadas e semi-estruturadas e documentos. Os dados foramcodificados e desenvolveu-se tabelas analíticas para se navegar atravésdos dados como o auxílio do software NVivo. Os resultados apontaramque o processo de internacionalização da Votorantim Cimentos ocorreupara explorar vantagens de propriedade específicas da firma, buscarmercados e recursos, mas também distribuir o risco da concentração deatividades em um único mercado e como forma de responder àsmudanças institucionais do país de origem. Deu-se de forma nãoacelerada e tardia em relação aos principais competidores internacionaiscomo resultado da influência do modelo mental dos tomadores de10decisão que influenciaram no reconhecimento do valor do conhecimentosobre o processo de internacionalização. Apareceram evidências dopapel das crises para as mudanças organizacionais, tanto do ambienteinterno quanto do ambiente externo. A internacionalização ocorreu apartir de capacidades e recursos que foram desenvolvidos ao longo docrescimento da firma no mercado interno e de experiência comexportações, mas não foram suficientes para operar internacionalmentevia investimento direto externo, o que fez com que a empresa tivesseque desenvolver capacidades específicas à internacionalização, tantoantes quanto ao longo de sua atuação no mercado externo. Para isto,empreendeu uma série de iniciativas com o objetivo de ampliar suacapacidade de absorção de conhecimento sobre internacionalização.Foram adquiridos conhecimentos de fontes internas e fontes externas,com influência de gate keepers e boundary spanners que culminaram nodesenvolvimento de novas rotinas que se mantêm em transformação aolongo do processo de internacionalização. O trabalho contribuiu nãosomente em explicar como as capacidades surgiram no processo deinternacionalização, mas também em mostrar como a expansão externagerou novas fontes de conhecimento e portanto, demonstrou que ainternacionalização é um processo de aprendizagem. O estudo do casoda Votorantim mostra que a explicação teórica dos processos deinternacionalização requer a compreensão do contexto mais imediato(setor) e do contexto mais amplo (país de origem) para odesenvolvimento teórico sobre as empresas multinacionais.<br>Abstract : Multinationals from emerging countries gained expression in the variouscontinents, especially since the nineties. Firms from the periphery beganto move quickly to take advantage of opportunities created byinternational markets and the global patterns of industrial development.Brazilian multinationals fit into this context that imposed a series ofchallenges. Understanding how these companies have positionedthemselves against the dynamic international market and becomeimportant global players from emerging countries requires the analysisof the role of knowledge in the internationalization process, given thatknowledge is an essential resource for internationalization. What is therole of knowledge for an emerging multinational company to become aglobal consolidator is the question that guides this research. From anevolutionary approach to learning and international expansion of thefirm, which assumes that emerging multinationals are able to achieveand sustain its global competitive position even in the face of limitedresources of the firm and the specific advantages of the country hasaimed to explain the role of knowledge in the process ofinternationalization of a Brazilian multinational company that hasbecome a global consolidator. We conducted a qualitative, inductive,descriptive and longitudinal research from a case study. The unit wasanalyzed Votorantim Cement, the largest cement industry in Brazil andone of the leading Brazilian multinationals. Data were collected fromprimary and secondary sources. A triangulation of interviews withsecondary sources of data was performed to maintain the integrity of theanalysis. Primary data were collected through unstructured and semistructuredinterviews and documents. Data were coded and developedanalytical tables to navigate through the data to the aid of NVivosoftware. The results showed that the process of internationalization ofVotorantim Cements was to explore benefits of specific property of thefirm, look for markets and resources, but also spread the risk ofconcentration of activities in a single market and a way to respond toinstitutional changes in the country of origin. Yield is not acceleratedand delayed relative to the main international competitors as a result ofthe influence of the mental model of decision makers that influence therecognition of the value of knowledge about the process ofinternationalization form. Showed evidence of the role of crisis for theorganizational changes, both in the domestic environment and theexternal environment. The internationalization occurred from12capabilities and features that have been developed over the growth ofthe firm in the domestic market and export experience, but not enoughto operate internationally through foreign direct investment, whichmeant that the company had to develop capabilities specific tointernationalization, both before and during their performance in foreignmarkets. For this, he undertook a number of initiatives aiming to expandits capacity for absorbing knowledge about internationalization.Knowledge from internal sources and external sources, to influence thegate keepers and boundary spanners that culminated in the developmentof new routines that keep changing throughout the internationalizationprocess were acquired. The work has contributed not only to explainhow the capabilities emerged in the internationalization process, but alsoto show how external expansion generated new sources of knowledgeand thus demonstrate that internationalization is a learning process. Thecase study shows that the Votorantim theoretical explanation of theinternationalization processes requires understanding the moreimmediate context (industry) and the broader context (country of origin)to the theoretical development of multinational companies.Cário, Silvio Antônio FerrazUniversidade Federal de Santa CatarinaMartignago, Graciella2015-11-24T03:06:01Z2015-11-24T03:06:01Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis377 p.| il., grafs., tabs.application/pdf336200https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156509porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:53:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/156509Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:53:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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