A CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES DA UFSC (2014): POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, DIEGO ELLER
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PORTO, RICARDO DA SILVEIRA, FARIA, GRAICE DE, NEVES, MERYELLEM YOKOYAMA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201689
Resumo: A aplicabilidade de soluções inovadoras nos processos de compras e contratações públicas, no contexto da gestão universitária e, em obediência às políticas públicas de licitações, é uma necessidade imposta pelo atual cenário político e econômico do país. O artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados da aplicação de soluções inovadoras nos processos licitatórios da UFSC, desde a criação do Departamento de Licitações, em 2014. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, do tipo descritiva e estudo de caso, haja vista que os autores pretendem descrever a realidade presente no contexto da pesquisa. Quanto aos meios, a pesquisa é bibliográfica e documental, considerando a análise de artigos científicos e de documentos que ainda não receberam tratamento analítico. As licitações realizadas pelo DPL/UFSC, no que se refere ao uso de recursos públicos, geraram grande economia decorrente das negociações e incorporações de modelagens inovadoras, o que foi revertido para o bem comum da comunidade universitária e da sociedade como um todo. As inovações incorporadas aos processos licitatórios da UFSC, desde 2014, indicam um percurso de resultados positivos e, para que haja continuidade, é preciso haver engajamento dos atores envolvidos nos processos organizacionais.
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